Segurança no Trabalho
maio 14, 2018

Captação e Reutilização de água

 Desperdício de água

O desperdício de água é um problema socioambiental de graves consequências para a humanidade, uma vez que, de toda a água disponível na Terra, somente 3% é própria para consumo. Ainda assim, destes 3%, apenas uma pequena parte está em locais de fácil acesso. Por isso é tão importante economizar este recurso tão escasso.
O desperdício de água no Brasil, no entanto, com um volume total de 38,8% de toda a água tratada sendo desperdiçada, segundo dados do Ministério das Cidades (11/2017). E isto faz com que ocorram mais momentos de seca, menos pessoas tenham acesso a água potável e também causa o aumento do custo do recurso que atualmente já é considerado um commodity.

Captação e reutilização

Há alguns anos, como uma das tentativas de preservar a água potável, surgiram investimentos nas áreas de captação e reutilização de água. A captação consiste principalmente em desenvolver um sistema que consiga captar água das chuvas para que seja utilizada no local onde o sistema foi instalado, seja uma residência, comércio ou indústria. A reutilização da água, por sua vez, se dá quando é feita a captação de água que está sendo usada para uso em outra função onde esta não precisa estar tão limpa quanto na primeira utilização.

Tomando uma residência sustentável como exemplo, esta poderia ter um sistema de captação de água da chuva para que parte seja usada na limpeza da casa e outra parte passe por um processo de filtração para ser utilizada no banho dos moradores. Além disso, dentro do banheiro, poderia ser instalado um sistema que captasse a água utilizada no chuveiro e na pia para, posteriormente, usá-la na descarga do vaso sanitário.

 

Vantagens

A principal vantagem da captação e reutilização de água, além da preservação deste recurso tão importante para o ambiente, é a economia nos gastos com água do local onde os sistemas foram instalados. Por ao mesmo tempo ajudar o meio ambiente e economizar dinheiro, esta prática tem se tornado cada vez mais comum em construções, e muitas vezes os sistemas são projetados por engenheiros químicos.

Se tiver interesse em saber como a EQ Júnior faz este tipo de projeto e como ele ajudaria você, basta clicar no link e entrar em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *