EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Mapeamento de processos: a rota para o sucesso

A imagem mostra gráficos com padrão crescente. Dessa forma, remete-se ao crescimento proporcionado pelo Mapeamento de Processos.

No contexto industrial atual, é evidente que o mapeamento de processos proporciona maior eficiência e produtividade dentro de uma empresa. Conceitualmente, essa técnica consiste em documentar, analisar e compreender os fluxos de trabalho e atividades.

Além disso, é uma ferramenta poderosa para obter uma visão clara e objetiva de como as atividades são realizadas, identificando gargalos e ineficiências na produção. Consequentemente, promove-se melhorias nas práticas organizacionais com a sua aplicação. Portanto, quando aplicada corretamente, o mapeamento de processos pode impulsionar mudanças significativas e positivas em uma empresa, afetando diversos aspectos chave do seu funcionamento. 

Efeitos positivos do Mapeamento de Processos na sua empresa

É importante ressaltar que o Mapeamento de Processos não é apenas uma análise estática, mas é uma abordagem dinâmica que pode impulsionar mudanças significativas nas organizações. A partir disso, mapear os seus processos proporciona uma gama de vantagens para o empreendedor. Assim, é possível destacar que os principais benefícios dessa estratégia consistem em:

Eficiência operacional: Identifica gargalos e elimina atividades desnecessárias;

Redução de custos: Os processos são otimizados de tal forma que resultam em menor consumo de recursos;

Qualidade e padronização: Devido a visão clara de cada processo, tem-se a melhoria na tomada de decisão. Dessa forma, o processo pode seguir uma padronização mais rígida. Consequentemente, tem-se a redução da complexidade do processo.

Implantação de melhorias continuamente: Por conta das constantes análises e busca de melhorias;

Flexibilidade e adaptabilidade: Uma vez que é proporcionado a oportunidade de alterar ou adaptar os seus processos;

Agilidade e competitividade: A eficiência no meio de produção aumenta consideravelmente

Aumento da rentabilidade: em decorrência da otimização do processo.

Diferentes tipos de Mapeamento de Processos

Como os processos dentro de uma empresa podem ser extremamente variados, existem diversos tipos de mapeamento que podem ser utilizados a depender da atividade a qual deseja-se otimizar.

Fluxograma: É o tipo mais comum e mais básico de mapeamento. Busca ilustrar, de forma simplificada, as entradas e saídas dos processos, assim como as suas etapas.

Mapa de alto nível: Também conhecido como mapa de cadeia de valor. Contém o mínimo de detalhes, mantendo somente as etapas essenciais, apresentando uma visão geral do processo.

Mapa detalhado do processo: Contrário ao mapeamento anterior, esta técnica detalha o máximo possível as etapas envolvidas, incluindo subprocessos. O ponto forte dessa técnica é facilitar a compreensão do processo de forma completa, identificando mais facilmente as etapas com ineficiência.

Diagrama de raia: Nesta técnica, define-se o responsável por cada etapa. São muito eficazes em identificar atrasos e falhas, além de esclarecer as funções de cada envolvido.

Mapa do fluxo de valor: Mapas mais complexos e desenvolvidos. Apresentam grande foco na gestão otimizada do processo, documentando dados quantitativos, como tempo e número de funcionários envolvidos. Essa técnica é muito utilizada para descrever a rota de produto ao cliente. Dessa forma, facilita a compreensão do processo e seus pontos que exigem mais atenção, incluindo pontos que podem ser otimizados.

Em síntese, o mapeamento de processos permite à empresa compreender seu funcionamento de forma holística e promove o crescimento e otimização nas empresas, melhorando também a cultura organizacional e estabelecendo rotas que direcionem ao sucesso. Além disso, essa tática proporciona uma cultura mais saudável e dinâmica para o mundo do empreendedorismo. 

Sendo assim, como a EQ Júnior pode te ajudar? 

A nossa empresa possui soluções na área de mapeamento e optimização para quem deseja reduzir custos e identificar gargalos. Mapeamos todo o processo de modo a identificar onde estão as perdas no processo produtivo e propor melhorias. Além disso, também trabalhamos com a elaboração de POPs, que atuam de forma conjunta ao mapeamento de processos. Desse modo, garante-se uma eficácia muito maior ao mapeamento aplicado.