Purificação de KCl
dezembro 15, 2017

Pão-de-queijo e Chipa

 

 

A cliente tem uma produção de pão de queijo e chipa no Mato Grosso do Sul. Para preparar as receitas, utilizava uma massa pronta em pó encomendada, porém, ela estava tendo alguns problemas. Pelo preço que pagava na massa pronta, ela não conseguia obter lucro nas vendas do pão de queijo e da chipa e, além disso, ela não conseguia fazer pequenas alterações para melhorar as receitas.

Então ela procurou a EQ Júnior – Consultoria e Projetos para solucionar seus problemas. A cliente queria que fizéssemos uma receita parecida a partir de análises da receita pronta para o pão de queijo e para a chipa. Assim, ela conseguiria fazer pequenas alterações e conseguiria realizar o processo todo, de forma a obter lucro.

A receita foi enviada pelo correio até nossos consultores que realizaram um projeto de engenharia reversa. Isso constitui uma série de análises laboratoriais para saber as quantidades de cada ingrediente presente na receita original.

Para cada componente da receita, foi necessário um método diferente. Foram analisadas proteínas, gorduras, sódio e carboidratos. Dentre os carboidratos foram analisados o polvilho azedo, o polvilho modificado e o amido. Foram utilizados métodos como cromatografia líquida, titulações, testes de acidez, entre outros.

Com a ajuda de nossos professores para utilizarmos os melhores métodos, fizemos as análises. Então, através de diversos cálculos, chegamos a uma versão da receita que seria mais acessível para a cliente produzir.

Com a receita pronta, foi realizada também uma pesquisa de mercado. A comissão do projeto ligou para as distribuidoras de cada ingrediente no estado da cliente. Com as informações, foi montada uma tabela cruzando os dados de preço e qualidade, para que a cliente pudesse economizar sem perder o valor de seu produto.

Além da receita e da tabela de distribuidoras, outro material feito pela EQ Júnior de forma personalizada para a cliente foi um manual de análise sensorial. No manual continham alguns testes que ela poderia realizar com seus conhecidos para descobrir quais as preferências do cliente.

Após o fim do projeto tivemos a satisfação de receber esse feedback da cliente, que comc rteza nos motiva a cada dia mais, propor soluções de impacto a quem confia em nosso trabalho!