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Produção de Cerveja


A cerveja, bebida fermentada feita através de matérias prima como malte e lúpulo, é uma das bebidas mais conhecidas no mundo todo. Em território nacional sua popularidade é alta e encanta muitos paladares. A produção de cerveja originou-se com os sumérios e teve grande importância para os egípcios. Além disso, as cervejas dos monastérios, conhecidas mundialmente, diferenciam-se pelas diversas ervas aromatizantes e pela introdução do lúpulo, que conserva certo amargor ao sabor da bebida. O Brasil, com seu extenso e amplo mercado consumidor é conhecido por ter grandes indústrias produtoras. Porém, vem ganhando cada vez mais força pequenas cervejarias artesanais que buscam inovação e novas combinações de sabores atraindo a atenção dos consumidores.


O Brasil é o terceiro maior mercado de cerveja do mundo, com cerca de 14 bilhões de litros produzidos por ano, perdendo somente para o mercado Chinês e Estadunidense. De acordo com dados de 2019 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de 2008 a 2018 o número de cervejarias artesanais no Brasil saltou de 70 para quase 900. 



Famílias de cerveja


A variação de aspecto, coloração, sabor, textura e teor alcóolico originam os diferentes tipos de cerveja. Em suma, existem duas grandes famílias de cerveja: as Lagers e as Ales. As primeiras, mais consumidas e conhecidas no Brasil, são mais carbonatadas, famosas pela baixa fermentação, já que o fermento utilizado inicia sua fermentação em temperaturas mais baixas, ficando acumulado no fundo dos tanques. As Lagers podem ainda, se dividir em em alguns estilos como: Pale Lager, Dark Lager, Bock e European Lager.


Já as Ale, são conhecidas pelo seu processo de fermentação a temperaturas mais altas que deixa a cerveja mais encorpada, acentuando ainda mais certos sabores. Os estilos das Ales, podem se subdividir em: Pale Ale, AltBier, Porter e Trigo. O processo de fabricação, tanto em grandes indústrias como em cervejarias artesanais, segue algumas passagens.



Etapas da produção


A produção da cerveja se inicia na malteação, que consiste na etapa de germinação dos grãos. Os grãos são umedecidos,aerados e torrados. Essa etapa define o aroma e a coloração da cerveja. O malte mais torrado deixa a cerveja escura e o menos torrado deixa a cerveja mais clara.


Após a malteação ocorre a moagem: malte moído mecanicamente abrindo espaço para a brassagem: ativação da enzima do malte, onde o amido vai se transformando em açúcar que é responsável por ativar as leveduras.


Em seguida, inicia-se a etapa de filtração: onde ocorre a separação do mosto e do bagaço do grão. No processo de filtração, as cascas dos grãos funcionam como filtro, fazendo com que as partículas em suspensão fiquem nelas retidas. Logo após, começa o processo de fervura: o mosto é fervido, adiciona-se então o lúpulo e eventuais outros ingredientes característicos do estilo da cerveja. 


Posteriormente, ocorre a clarificação: onde retira-se as impurezas insolúveis através de decantação ou centrifugação, seguida do resfriamento: onde o mosto é resfriado para receber as leveduras (microorganismos extremamente sensíveis à altas temperaturas). Inicia-se então, a fermentação: parte mais longa do processo onde o açúcar é transformado em álcool, éster, fenóis, compostos de aroma/sabor e gás carbônico.


Após a fermentação, inicia-se a maturação: onde as leveduras ajudam a amadurecer a bebida, fase esta considerada opcional por muitos cervejeiros. Logo em seguida, pode ocorrer mais um processo de filtração: para retirada de partículas. Por fim, a etapa de envase: onde a cerveja é engarrafada.

Pequenas cervejarias de sucesso


Como citado anteriormente, para a produção de cerveja é necessário a realização de muitas etapas de processamento. Etapas essas que necessitam de muito controle, para que o produto final esteja próximo do esperado. A falta de controle, que o não mapeamento do processo gera, pode gerar prejuízos enormes acarretando em uma margem bruta negativa para o empreendimento cervejeiro. Além disso, para se aventurar nesse novo mercado com crescimento ascendente, é imprescindível que se conheça o mercado consumidor da cidade ou região para o sucesso empresarial. A pesquisa de mercado tem esse papel de buscar informações relevantes para o desenvolvimento de um novo produto ou serviço. Se o target tem interesse ou afinidade com o produto e mais ainda se trará o retorno desejado ao empreendimento.