Investimento ou gasto? Como crescer seu negócio
agosto 27, 2019

5 sensos: utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina

A técnica 5 sensos

Human resources and self-development. Modern business - vector illustration

O que é a metodologia dos 5 sensos?

O 5S é uma metodologia japonesa dos 5 sensos para de gestão de qualidade empresarial. Tendo seu nome baseado em 5 princípios com a letra S: utilização (seiri), organização (Seiton), limpeza (Seiso), padronização (Seiketsu) e disciplina (Shitsuke). O método vem sido cada vez mais aplicado nas empresas de forma eficaz, pois busca criar e manter um ambiente limpo, integrado, organizado e saudável através da aplicação de algumas ideias fáceis e, ao mesmo tempo, muito úteis.

 

Como aplicar os 5 sesnsos?

Utilização (Seiri)

O senso de utilização consiste em ter apenas o necessário, descartando ou realocando aquilo que não for útil ao ambiente em questão. Isso se aplica a ferramentas, materiais, equipamentos, pertences, entre outros.

O objetivo desse senso é ter um ganho de espaço, tendo também um melhor controle sobre ele. Além disso, torná-lo mais organizado e com uma manutenção mais prática.

Organização (Seiton)

O senso de organização se dá pela pela praticidade em poder acessar todas as coisas que possam ser utilizadas de maneira mais ágil. Para isso, pode ser elaborados padrões de organização e ferramentas facilmente encontradas, como quadros, lousas, painéis, etiquetas, gavetas, etc, onde cada objeto já deve ter seu local de armazenamento designado.

Ou seja, o objetivo desse senso é ter os objetivos mais acessíveis, mantendo um local mais fácil de administrar e economizando tempo.

Limpeza (Seiso)

O senso de limpeza está diretamente ligado aos dois anteriores. Isto é, onde ter um ambiente só com as ferramentas necessárias e em seus lugares definidos, tem-se uma maior facilidade em ter um ambiente limpo. A limpeza se dá pela eliminação de sujeiras e resíduos, além da própria eliminação de objetos desnecessários ao local, como papéis que não serão mais usados ou canetas que acabaram a tinta.

O interessante sobre esse senso é que ele pode ir além dos aspectos físicos e pode abordar aspectos pessoais e emocionais, como manter sempre a honestidade, a transparência e o respeito.

O objetivo desse senso é criar um ambiente mais saudável, prazeroso e agradável, além de um ambiente mais seguro e conservado.

Padronização (Seiketsu)

O senso de padronização e saúde se dá pela preocupação e preservação da saúde física e mental das pessoas no ambiente. Por isso, devem haver verificações regulares das condições do local, como banheiros, refeitórios e salas. Com a finalidade de que sejam diminuídos os riscos de serem desenvolvidos problemas de saúde. Esse senso se dá também pela constante manutenção dos três sensos anteriores.

O objetivo desse senso é ter um ambiente que, além de proporcionar uma maior segurança às pessoas, as torne mais estimuladas e produtivas.

Disciplina (Shitsuke)

O senso de disciplina se dá pela execução dos quatro sensos anteriores. Deve haver uma preocupação de todas as pessoas no ambiente em manter a organização e a manutenção dos passos anteriores, se maneira a garantir que o 5S esteja sendo cumprido da melhor maneira possível. Em outras palavras, a contribuição deve ser de todos com o cumprimento e o comprometimento sem que haja cobranças a respeito.

Por isso, a aplicação de todas as etapas do 5 sensos traz um grande benefício ao ambiente, gerando uma maior segurança e um ambiente saudável. Assim, acarretando em um aumento no bem estar e, consequentemente na produtividade. Além disso, torna o dia a dia de manutenção do ambiente muito mais simples e prático.

O que é o 8S (um adicional aos 5 sensos no Brasil)?

A metodologia 8S surgiu ao notar-se uma certa dificuldade de adaptação do brasileiro à cultura do método dos 5 sensos. A ideia principal do 8S é conscientizar sobre a importância dos 5 passos anteriores através da mudança de hábitos e comportamentos . Com isso, o método 5S se tornou mais estruturado para a nossa cultura, aumentando o sucesso de sua aplicação.

Além dos 5 sensos anteriores, o método 8S inclui os seguintes sensos:

Determinação e união (Shikari Yaro)

O senso de determinação e união é dado pelo trabalho em conjunto da administração com os funcionários. Isto é, isso é feito com base no fato de que o exemplo vem de cima, sendo responsabilidade da administração motivar e liderar a equipe na aplicação dos passos do 5S.

Pode ser iniciado com uma reunião entre os diretores e gerentes, instruindo estes sobre como aplicar os sensos. Então, eles irão instruir suas equipes e ser um espelho. Desta forma, trazendo motivação e mostrando a importância do método.

Treinamento (Shido)

O senso de treinamento vem em conjunto com o senso de determinação e união. Ele consiste em instruir os diretores e gerentes da aplicação do método através de treinamentos e capacitações que serão passadas para suas equipes. Além disso, podem ser traçados em conjunto planos mais direcionados e específicos de como aplicar os sensos da empresa em questão. Com isso, é possível construir uma empresa com um ambiente mais alinhado e agradável.

Economia e combate ao desperdício (Setsuyaku)

O senso de economia e combate ao desperdício é o último a ser aplicado. Após a aplicação e vivência dos sensos anteriores, este senso buscar discutir possíveis modificações e melhorias. Assim, adaptando o que for necessário e trazendo o método para mais perto da realidade da empresa. Com este fim, podem ser trazidas pelos funcionários ideias criativas e estimulantes para o ambiente. Consequentemente, tornando o método ainda mais bem sucedido.

A aplicação desses sensos pode ser uma ferramenta estratégica eficaz para a sua empresa, uma vez que busca investir nos membros da empresa e também traz uma maior união e valorização destes, ao incluí-los em todo o processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *