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Concorrência de mercado: como se destacar?

Concorrência de mercado

 

É sabido que uma das causas de mortalidade de empresas relaciona-se com sua incapacidade de se destacar na concorrência de mercado  e garantir sua fatia do mercado em que atua. Se você não se questiona constantemente  a respeito do que tem feito para se destacar, não se desespere. A EQ Júnior separou SEIS dicas que ajudarão você e seu negócio a ter sucesso.

 1. Conheça o seu negócio!

A preocupação com a concorrência no mercado é essencial. Isso é inegável. Porém, focar suas energias no quê sua concorrência está fazendo para ganhar espaço no mercado fará com que esqueça do próprio negócio. O primeiro passo para ter o mercado é se conhecer.

Ler, de primeiro momento, que se conhecer é o primeiro passo para se destacar na concorrência parece trivial. Mas não é bem assim, apresentaremos a seguir a Matriz SWOT. Uma ferramenta que utilizamos constantemente na EQ Júnior. Imediatamente irá mostrar para você que se conhecer é sim um fator decisivo que colocará o seu negócio à frente da concorrência de mercado. Além disso, saiba como conhecer melhor seu negócio usando o Mapeamento de Processos.

A Matriz SWOT é, basicamente, uma ferramenta de preenchimento que demandará reflexão. E deixará muito mais claros planos de ações para serem tomados. Recebe esse nome devido às iniciais de quatro palavras da língua inglesa: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Traduzindo para o portugûes, respectivamente, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

 

Matriz Swot

Saber suas forças e pontos fortes são fatores decisivos que auxiliam você a destacar seu negócio da concorrência.

Em contrapartida, refletir a respeito dos pontos fracos de seu negócio abrirá um leque de ideias para que seu produto ou serviço ganhe espaço no mercado em relação a concorrência. Lembrando que, forças e fraquezas são fatores característicos de seu próprio negócio, e permitem estabelecer atitudes mais consolidadas.

Além dos fatores de origem interna, há também os de origem externa: Oportunidades e Ameaças, que estão relacionados ao mercado do seu negócio e tudo aquilo que não depende exclusivamente de você. Oportunidade pode ser criar um produto ou serviço no qual nenhum concorrente se desafiou a ter, por exemplo, enquanto que ameaça, como a possibilidade de um concorrente reduzir o preço de seus produtos.

2. Conhecer a Concorrência de Mercado

Agora que garantimos que você não dedicará foco exclusivo para sua concorrência. Está na hora de refletir o que ela está fazendo neste instante para se destacar de você. Essa atitude pode trazer ainda mais planos de ação para tomar. Ou ainda incrementar as ideias obtidas após preencher a Matriz SWOT.

Um bom caminho para conhecer sua concorrência é se perguntar quais produtos ou serviços possuem que são melhores, e  porquê. Quais serviços ou produtos possuem que você não possui? Como eles divulgam seus serviços? Eles possuem empresas parceiras? As respostas para essas perguntas podem ser “combatidas” com Oportunidades que seu negócio pode ter que ainda não realiza. Ou com as Fraquezas, que podem ser melhoradas.

3. Marketing

Marketing não é gasto, é investimento. Aqui pode estar a resposta para seu produto, que pode ser tão melhor quanto de seu concorrente, ou possuir um preço, ou diferencial, tão atraente quanto, não ganhar espaço no mercado. O que não é visto não é lembrado. Seus clientes e potenciais clientes precisam saber quais são os seus produtos e serviços, quais novidades do seu negócio, suas ofertas, e seus diferenciais.

Dar visibilidade para a sua marca pode te deixar um passo à frente de seus concorrentes na corrida pelo sucesso, e isso não é tão simples quanto parece. Em que plataforma investir? Facebook? Instagram? Ou um site? A resposta para essas perguntas depende do seu público alvo, e do público alvo que procura atingir, portanto, procure conhece-los muito bem, e saber a melhor plataforma para divulgar sua marca. Caso você ainda não saiba da importância do marketing no seu negócio, leia sobre! //resultadosdigitais.com.br/blog/por-que-investir-em-marketing-digital/

4. Inove em relação a concorrência no seu mercado

Não tenha medo do novo ou de tentar algo diferente. Mesmo que você tenha grande expressividade no mercado em que atua, em algum lugar, haverá um concorrente trabalhando todo dia para criar algo que alavanque o negócio dele. Não inovar é parar no tempo e dar oportunidade de alguém roubar sua fatia no mercado. Há sempre algo para melhorar. Uma capacitação para sua equipe, um software para facilitar e complementar o trabalho, ou até mesmo criar um novo produto, que pode ser seu diferencial frente aos concorrentes, e até mesmo expandir seu público-alvo.

5. Fidelizar

Adquirir a confiança de seus clientes e fazê-los voltar a comprar seus serviços ou produto é tão, se não mais interessante, que focar seus esforços para conseguir mais consumidores. Afinal, antes de lutar por uma nova fatia do mercado com a sua concorrência, deve-se garantir o pedaço que você já tem. Isso pode ser feito ao oferecer um atendimento ao cliente diferenciado, um produto de ótima qualidade e/ou com um diferencial único e um preço mais barato que o valor que seu produto/serviço agrega, por exemplo.

Uma outra alternativa é explorar sua pós-venda, oferecendo promoções e benefícios, como frete grátis, por exemplo, em próximas vendas. Isso dependerá do tipo de mercado que está inserido, do seu produto, e também de seu público alvo, portanto, analise-os bem, para inovar com criatividade em uma estratégia de pós-venda que talvez nenhum de seus concorrentes esteja realizando, seus investimentos em Marketing podem ser fundamentais para tornar sua fidelização mais efetiva.

6. Parcerias estratégicas

Realizar alianças com outras empresas pode abrir portas para que o seu negócio esteja a frente de sua concorrência. Troca de benefícios com empresas fornecedoras ou compradoras de seus produtos/serviços, por exemplo, podem refletir muito no seu número de vendas ou no preço de seus produtos. Contratar empresas também é considerado uma parceria estratégia. Bem como, podendo resultar desde em qualificações da sua equipe de trabalho à serviços que podem reduzir seus custos, transformar sua logística, ou tornar sua ideia de inovação ainda mais real.

Quer saber como a EQ Júnior pode te ajudar? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços. Fique um passo à frente de seus concorrentes.

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