Marketing Verde nos Resultados
Marketing Verde aliando resultados e impacto ambiental
outubro 3, 2019

Impacto ambiental em indústrias

Impacto ambiental em indústrias

ded3f463-48d6-459f-bc10-f6a8c6ae7010

Qual o destino de todo lixo gerado pela indústria? Qual a vantagem para o seu negócio de preocupar-se com o meio ambiente? Entenda sobre o impacto ambiental em indústrias.

É comum nos perguntarmos para onde vai todo resíduo gerado pelas diversas indústrias que garantem os produtos para o nosso consumo. Então, queremos expor um pouco mais sobre o impacto ambiental em indústrias, gerados pelo descarte incorreto desse lixo. Além disso, serão propostas novas maneiras de reutilização de recursos e sua correta eliminação, a fim de que os impactos ambientais sejam reduzidos. Atente-se para avaliar se sua empresa não está prejudicando a natureza e perdendo, enquanto poderia estar reaproveitando materiais descartados e reduzindo custos de produção a longo prazo.

Dessa maneira, deve-se saber que impacto ambiental consiste em uma mudança na natureza, causada por alguma atividade. Assim, a atividade tratada nesse texto será a da indústria. Seguindo essa temática, é recente a preocupação mundial com as mudanças climáticas e sua relação com a eliminação de carbono pelas indústrias, na atmosfera. Da mesma forma acontece com a poluição das águas e do solo.

Tendo em vista essa associação, um exemplo de medida tomada para reduzir o impacto ambiental das indústrias foi um tratado internacional que ocorreu em 1997, que propunha o comprometimento de países desenvolvidos a reduzirem a emissão de gases que agravam o efeito estufa, o Protocolo de Kyoto. Porém, ainda hoje há certo descaso com a natureza. Vide o rompimento da barragem de Brumadinho-MG devido à falta de inspeção. No caso desse desastre, a vida ribeirinha foi prejudicada, tal como a vida aquática. Ademais, a empresa responsável pela barragem sofreu com indenizações a serem pagas, o que evidencia a importância de estar em acordo com as normas. Algo que reduziria o gasto da empresa e evitaria o impacto ambiental.

Tipos de indústrias, seus impactos ambientais e soluções

TÊXTIL – impacto ambiental

Analisando impactos de indústrias mais especificamente, a indústria têxtil, por ser uma indústria que produz muito (segundo dados do Instituto de Estudos e Marketing Industrial – IEMI –, a produção de roupas, meias e acessórios no Brasil alcançou 6,4 bilhões de peças em 2010), produz também muito descarte, como retalhos que vão para a natureza. Sua maior colaboração para o aumento do impacto ambiental é seu alto consumo de água no processo de tingimento dos produtos, por exemplo. Apesar de muitas indústrias desse nicho já terem se conscientizado e terem reduzido seu consumo, algo incentivado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), algumas ainda não seguem esse modelo sustentável.

Esse problema enfrentado do alto consumo de água poderia ser minimizado com a reutilização da água da chuva, caso seja uma empresa menor. Ou por opções de produção que utilizam menos água, como o Dye Clean, que reutiliza os banhos da tintura. Isso é válido, à medida que, segundo relatório da ONU, a falta desse recurso afetará 66,7% da população mundial em 2050. Em acréscimo, a longo prazo, esse reaproveitamento gera economia à empresa.

 

 

ALIMENTÍCIA

Outra indústria que utiliza a água como recurso é a de produção do café encapsulado. Um exemplo construtivo sobre como pode-se reaproveitar a água nesse ramo é observado na produção da cápsula Dolce Gusto®, que reutiliza a água gerada na produção do leite condensado devido à desidratação do leite. Ademais, o descarte das cápsulas defeituosas também gera poluição no meio ambiente, algo que pode ser reciclado, a depender do material usado, ou a matéria pode ser utilizada para outros fins, como combustível, ao invés de ser descartada.

QUÍMICA

Já a indústria química tem como material de descarte alguns produtos que, se mal direcionados, podem afetar a vida dos animais e a vida humana. Pois tem potencial para penetrar nos seres pela pele, pela via respiratória ou por ingestão. Pode também haver casos de vazamento, algo de grande risco dependendo do produto liberado. Fato assim foi visto na cidade do Guarujá em 2017, em que ocorreu o vazamento de amônia. Nesse caso, a inspeção da indústria e o mapeamento do processo, para que os funcionários todos possam identificar um erro no processo de produção, são válidos. A finalidade desse conhecimento e dessa inspeção é evitar que gases sejam eliminados sem a devida filtração, para que o armazenamento de resíduos seja eficaz e não acontecer como em Brumadinho – evento já citado – e para não haver descarte de líquidos tóxicos e sólidos não solúveis em corpos d’água.

 

Redução de impacto ambiental geral aumento de lucros

Como a EQ Júnior pode te ajudar a reduzir o impacto ambiental

A partir de tudo o que foi exposto no decorrer do texto, vê-se que vale a pena reduzir o impacto ambiental em indústrias, à medida que a natureza é mantida limpa e há, muitas vezes, aumento de lucro. Nesse aspecto, e Empresa Júnior de Engenharia Química pode oferecer projetos que auxiliem a indústria a alavancar nessa nova onda sustentável, para criar uma boa imagem da empresa e reduzir o custo da produção. Isso pode ser feito, uma vez que a empresa oferece mapeamento de processos, o que vai otimizar o processo e facilitar a visão da planta por todos os trabalhadores, para caso haja algum vazamento, facilitar a percepção. Em acréscimo, oferecemos também dimensionamento de equipamentos, o que pode evitar perda desnecessária de produtos, além de prevenir algum vazamento ou alguma explosão. Portanto, vê-se a necessidade de preocupar-se com o meio ambiente, pois todos saem ganhando. Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *