Qual a importância de conhecer as leis que regulamentam sua empresa?
setembro 26, 2019

Marketing Verde aliando resultados e impacto ambiental

Marketing Verde nos Resultados

É de se notar que cada vez mais as empresas fazem questão de manter e divulgar sua boa relação com o meio ambiente, trazendo produtos “eco-friendly” e otimizando seus processos de modo a causar menores danos à natureza. Mas você sabe o por que a estratégia do marketing verde tem sido uma aliada aos negócios?

Cada produto ou processo vendido a um cliente está atrelado à marca construída pela empresa ao longo dos anos. Imagine agora se essa marca está associada à sustentabilidade e à preservação ambiental em tempos de desmatamento, aumento da poluição gerada pelos processos industriais e ainda pela escassez de recursos não renováveis? Uma vez que os consumidores cada vez mais estão críticos e engajados às causas ambientais, não há dúvidas de que uma boa estratégia de marketing verde irá colocar sua empresa à frente na concorrência. Saiba mais sobre todo esse potencial: Marketing Verde nas Empresas

 

 

Mas como realizar uma estratégia de Marketing Verde?

As atividades da sua empresa devem, portanto, prezar pela sustentabilidade e visar reduzir os impactos ambientais gerados nos processos. É importante ser fiel ao que está sendo promovido para seus clientes e realizar de fato as medidas em defesa do meio ambiente. A prática conhecida como greenwashing, em que as empresas promovem um discurso sustentável em busca de reconhecimento. Mas na verdade não são adotadas nenhum tipo de ações ou medidas, é considerada “propaganda enganosa” e pode levar a reputação de sua empresa por água a baixo.

Um dos tipos de greenwashing mais cometidos pelas empresas no Brasil, é a promoção de um discurso sustentável e de uma empresa “ambientalmente correta”. Quando na verdade são gerados outros impactos ambientais negativos durante os processos produtivos de produtos ou serviços.

Mas como realizar então um marketing verde de modo a passar uma imagem fiel das ações realizadas pela empresa?

É possível começar substituindo as matérias-primas que agridam a natureza por outras que não causem impactos negativos ou que gerem menores danos. Uma boa estratégia para descarte de resíduos sólidos também é uma iniciativa interessante para a diminuição de geração de lixos e do descarte inapropriado. Visto que o Brasil é atualmente o terceiro maior produtor de lixo do mundo. Outro item indispensável na inserção do marketing vende dentro de uma empresa, está relacionado a economia de água durante a realização dos processos. Apesar de 12% de toda a água doce no planeta estar concentrada em nosso país, a crise hídrica é uma preocupação que também nos atinge. Aqui você pode ver como é realizada a captação e reutilização da água da chuva e quais são as suas vantagens: Reutilização de água

 

Outro grande aliado na estratégia do marketing verde e na preservação ambiental. É o processo de neutralização de carbono. A redução de gases do efeito estufa é o principal objetivo do mercado de créditos de carbono, criado a partir da assinatura do Protocolo de Quioto, em 1997. Esse mercado consiste na neutralização do carbono emitido pelas empresas através dos processos industriais, e até mesmo do carbono proveniente da realização de grandes eventos, através do transporte utilizado, como em viagens aéreas, além dos gastos de energia, da produção de resíduos, etc.

 

Realizando a neutralização de carbono em uma empresa

Assim como as outras medidas já apresentadas que podem ser realizadas por uma empresa para promover a preservação ambiental, a neutralização de carbono surge como uma aliada as empresas que desejam focar na sustentabilidade.

Quando uma empresa assume as responsabilidades pela quantidade de CO2 emitido nas suas atividades, ela pode compensar tais emissões por meio da compra de créditos de carbono. O carbono emitido pode ser calculado por meio de outras empresas especializadas que realizam esse serviço. Com essas informações, é possível identificar as áreas em que se emite mais carbono e reduzir essa emissão por meio de estratégias aplicadas ao processo. Quando esta emissão é inevitável, há maneiras de se neutralizar o carbono dispensado na natureza.

As práticas mais comuns para se neutralizar o carbono emitido, são o plantio de árvores, correspondentes à quantidade de gases de efeito estufa que são emitidos em cada situação, e pela compra de créditos de carbonos de outras empresas. Mas como funciona essa compra de créditos?

Empresas que usam energia limpa ou evitam o desmatamento, por exemplo, geram créditos de carbono. Estes créditos podem ser comprados por outras empresas.  Buscando neutralizar a quantidade de gases produzida a partir de suas atividades, visando zerar essa conta. São então realizadas parcerias entre essas empresas, onde uma compra os créditos e a outra recebe os recursos proporcionais aos cálculos de emissão de CO2 da empresa investidora. De modo a manter o projeto sustentável.

 

Você ainda não investe em Marketing Verde? Que tal começar?

Agora que você já sabe como o Marketing Verde pode melhorar a imagem da sua empresa e alavancar suas vendas. Conte com a ajuda da EQ Júnior para te auxiliar na inserção de uma estratégia de Green Marketing que una sua marca a uma filosofia sustentável. Entre em contato com a empresa  e agende sua consultoria gratuita. Não deixe de mudar essa realidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *