Alinhamento e trabalho em equipe
Saiba como o alinhamento de equipe afeta a produtividade da sua empresa
novembro 7, 2019
açúcar e álcool
Açúcar e álcool: maiores desafios da indústria
dezembro 19, 2019

Plástico e a Indústria: dificuldades e como enfrentá-las

A Indústria de Plástico no Brasil tem grande relevância no cenário nacional, sendo o 4o setor que mais emprega no país, contando com quase 12 mil empresas espalhadas por todo o território. Dessa forma, O plástico emprega aproximadamente 330 mil pessoas. Ele está diretamente relacionado com o PIB do país, tendo um faturamento anual de R$ 62 bilhões. Os números apresentados parecem absurdos, mas pare e pense rapidamente na quantidade de produtos tendo o plástico como principal material: sacolas, embalagens, eletrodomésticos, eletrônicos, carros e por aí vai. Assim, O plástico é indispensável e está presente em todas as áreas de bens de consumo e é por esse motivo que é imprescindível se destacar na concorrência, conhecendo as dificuldades da produção e como enfrentá-las. 

As dificuldades de uma Indústria de Transformação de Plástico: 

Nesse tópico vamos abordar sobre as 5 principais dificuldades encontradas na produção de plástico: 

– Gerenciamento da mistura; – Controle das aparas; – Manutenção dos registros de qualidade; – Separação dos produtos para expedição; – Acompanhamento da Eficiência da Fábrica; Como o foco aqui é direcionado para a produção, se quiser saber mais sobre os desafios de mercado nesse setor em 2019 acesse esse link 

Gerenciamento da Mistura: 

Essa etapa envolve a composição de materiais da mistura, bem como suas respectivas concentrações. A mistura é uma espécie de “receita” utilizada na etapa de injeção da produção de plástico. Por esse motivo, é importante fazer o gerenciamento correto para sempre manter os padrões de qualidade do produto, assim, um bom gerenciamento é aquele que garante as especifidades finais que a empresa exige e para isso é importante identificar cada material, saber o seu custo e qual material é melhor aceito em cada máquina a fim de melhorar o desempenho. Logo, se não é feito um bom trabalho de gerenciamento, é bem provável que haverão problemas nas etapas futuras (extrusão, corte, solda). 

Controle das aparas: 

As aparas nada mais são do que os materiais gerados na produção do plástico e que não serão utilizados no produto final, ou seja, são perdas do material. As aparas são geradas e diversos processos devendo ter um gerenciamento em todas elas: 

– Setup de máquinas; 

– Rasgo de balão; – Produto fora do padrão de qualidade; – Corte e Solda; Como as aparas na verdade são perdas, é necessário um controle para que se possa ter uma noção da porcentagem de geração das mesmas e talvez pensar até mesmo em um processo de reaproveitamento desse material, tornando-o uma fonte de renda a mais e um diferencial no mercado para a sua indústria de plástico. 

Manutenção dos registros de qualidade: 

Essa é uma dificuldade não ligada diretamente para a produção em si, mas na gestão dela. A indústria plástica sofre bastante caso não consiga manter seus registros de qualidade atualizados. Dessa forma, é importante ter um plano de inspeção e mantê-lo atualizado para sempre saber se os produtos estão conformes ou não. É igualmente importante ter também um registro de não conformidade, pois só assim a empresas sabe das anomalias encontradas e como melhoras os seus produtos e processos. 

Separação dos produtos para expedição: 

Essa é uma dificuldade que todas as indústrias precisam superar, não somente as ligadas ao plástico, ela está relacionada ao controle de estoque e à logística de transporte para seus produtos. Um bom controle dessas duas operações garante um bom relacionamento com o cliente, uma vez que as chances de entregar um produto errado ou fora do prazo diminui abruptamente. 

Separação dos produtos para expedição

Acompanhamento da Eficiência da Fábrica de Plástico: 

Como a maioria das Indústrias de Plástico são voltadas ao atendimento em estoque, é de extrema importância a empresa ter conhecimento da eficiência de cada máquina das etapas de produção, no caso de alguma máquina ou até mesmo setor não esteja conseguindo alcançar a produção planejada no tempo planejado, assim , os clientes provavelmente não receberão seus produtos na data prevista e novos negócios com esse parceiro poderão ser dificultados em decorrência de atrasos na entrega de pedidos. 

Como a EQ Júnior pode ajudar a resolver esses problemas da indústria de plástico: 

A EQ Júnior realiza consultoria para diversas empresas realizando serviços como: – Gestão de Produtos Químicos (clique aqui); – Dimensionamento de Equipamentos (clique aqui); – Mapeamento de Processos (clique aqui); Dessa forma, com esses serviços, é possível gerenciar de forma muito eficaz a sua mistura. Com isso, barateando o custo de produção e mantendo os padrões de qualidade desejados. O mapeamento ajuda principalmente com o controle das aparas, buscando sempre um melhor aproveitamento e otimização dos processos, até mesmo busca uma forma de como lidar com as perdas e uma forma de reaproveitá-las. Ficou interessado? Entre em “contato” agora mesmo e agende uma consultoria. Quer saber mais? Saiba “quem somos” e porque temos a solução para sua empresa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *