Cliente: conheça seu público e venda soluções personalizadas
outubro 31, 2019

Saiba como o alinhamento de equipe afeta a produtividade da sua empresa

Alinhamento e trabalho em equipe

Business concept. Isolated on white

Entenda a consequência da falta de alinhamento de equipe e o porquê ela ocorre

De acordo com uma pesquisa realizada pela Workfront, uma empresa de softwares dos EUA, que entrevistou os próprios funcionários, apenas 39% do expediente é produtivo. Sabe-se que atualmente esse dado se repete dentro da maioria das organizações, principalmente pelas tecnologias que contribuem para a distração dos funcionários. Porém, a falta de produtividade pode ser resultado da sobrecarga e da procrastinação dos funcionários. Isso pode ser causado pela falta de alinhamento da equipe, de padronização de processos e por erros consecutivos em suas atividades.

Uma solução para minimizar, ou até erradicar esses gargalos que tanto afetam a produtividade de uma empresa, é otimizar os processos realizados dentro dela. Um primeiro passo para isso ser feito é a realização do mapeamento de todas as atividades do estabelecimento. Um mapeamento bem realizado gera inúmeros benefícios, como: maior organização dos processos, menor desperdício de materiais e tempo e também, um maior alinhamento de todos os funcionários.

Procrastinação e alinhamento de equipe

O que é um mapeamento de processos?

O mapeamento de processos nada mais é do que uma técnica utilizada por empresas para entender de forma clara e simples o que acontece dentro de cada uma de suas atividades. Dentro dela tudo o que entra e o que sai de um processo é elencado e assim, a atividade pode ser padronizada. A padronização faz com que o conhecimento de determinada atividade seja muito melhor difundido dentro da empresa, já que ela sempre será feita da mesma forma. Além disso, a técnica também permite que se conheça melhor os lucros e perdas da empresa, onde estão os gargalos que geram essas perdas. Além disso, permite conhecer qual é a real necessidade de cada funcionário em determinada atividade, visando evitar sobrecarga e ociosidade dos mesmos.

 

Pra que tipo de negócio o mapeamento pode ser aplicado, a fim de alinhar a equipe?

A técnica pode ser efetiva tanto para grandes empresas quanto para pequenos negócios como restaurantes e padarias. Basta os envolvidos estarem comprometidos em entender e se mobilizarem para solucionar os gargalos que serão identificados com esse processo. Uma grande linha de produção de peças, por exemplo, pode enfrentar os mesmos problemas que uma padaria na produção de pães. Isso porque a maioria dos gargalos identificados com essa técnica são desperdícios de matérias primas, funcionários ociosos ou sobrecarregados e atividades não padronizadas em que cada funcionário a realiza de um jeito diferente. Problemas esses que qualquer negócio, independentemente do porte, pode enfrentar.

Onde aplicar alinhamento de quipe

Como o mapeamento de processos pode aumentar a produtividade da minha empresa e o alinhamento da equipe?

A Microsoft, empresa de tecnologia multinacional americana, realizou uma pesquisa que reforça a baixa produtividade dentro das empresas atualmente. Ela descobriu ao entrevistar 38 mil profissionais que cerca de 17 horas semanais são improdutivas no trabalho. Além disso, o principal motivo apontado para essa improdutividade foi a falta de direcionamento dos funcionários durante a realização de suas atividades. Com base nisso e no que já foi dito anteriormente vamos elencar as principais causas de improdutividade dentro de uma empresa para entender melhor como o mapeamento ataca cada uma delas:

  • Falta de direcionamento de atividades;
  • Falta de alinhamento da equipe;
  • Erros consecutivos durante as atividades.

 

Entenda a falta de direcionamento de atividades

Com relação à falta de direcionamento de atividades o mapeamento de processos permite, através da padronização de atividades, que todos os processos sejam muito bem conhecidos. Com isso, fica mais fácil para os gestores e funcionários se organizarem no direcionamento e na execução, respectivamente, de cada uma das atividades. Isso evita que hajam atividades sem responsáveis e funcionários sem saber o que necessitam fazer.

Isso também colabora para acabar com o problema de falta de alinhamento da equipe. O mapeamento de todas as atividades permitirá que todos os colaboradores da empresa conheçam o que exatamente é feito em cada uma das áreas e processos da mesma. Quando um funcionário sabe a influência que suas tarefas tem no resultado da empresa como um todo ele tem muito mais motivação e responsabilidade para executá-las. Da mesma forma, esse conhecimento faz com que um funcionário saiba o que o seu colega precisa fazer e o resultado disso é uma equipe muito mais alinhada e ciente de suas responsabilidades.

Por fim, os erros consecutivos durante as atividades também são minimizados. A partir da padronização de cada uma das tarefas todos os funcionários terão um procedimento a seguir e com isso, a possibilidade de erros é quase nula. Não há mais a dependência da capacidade do funcionário lembrar como é feito ou ter que improvisar. Ele apenas precisa consultar o procedimento e saberá exatamente o que fazer em sua tarefa. E assim, conseguirá realizar suas funções com excelência e com maior rapidez, aumentando a sua produtividade.

 

Como a EQ Júnior pode me ajudar com isso?

Se a partir desse artigo você identificou que o seu negócio tem problemas com a produtividade dos funcionários a EQ Júnior pode te ajudar. Nós realizamos o serviço de mapeamento de processos em todos os tipos de empresa. Nosso maior foco é ajudar nossos clientes a gerarem ambientes de trabalho confortáveis para seus funcionários, aumentarem seus lucros e com isso, prosperarem no mercado.

Entre em contato conosco e agende uma consultoria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *