Descarte de resíduos: você conhece o PGRS?
outubro 17, 2019

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como atingir?

ods onu

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU?

Em setembro de 2015, líderes de mais de 150 países de reuniram em Nova York (sede da ONU), para desenvolver uma nova agenda de desenvolvimento sustentável. Com isso, definiram um conjunto de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), que reúne 169 metas aprovadas e difundidas pela ONU. A agenda visa por meio dos ODS da ONU, estimular a prática das ações que os países devem tomar coletivamente, até 2030. Esses objetivos são baseados nos pilares dos âmbitos econômico, social e ambiental.

 

Para saber em mais sobre cada um dos ODS, o site das nações unidas reúne tanto as ações que devem ser tomadas, como a agenda 2030 como um todo. Isto é, a ONU baseia as ações mundiais em torno das ODS, e dentro de cada meta, possui indicadores para acompanhar o avanço da agenda.

Cada país deve apresentar relatórios de progresso com base nesses indicadores. Além disso, é recomendado que cada país estruture políticas públicas para que os objetivos sejam atingidos dentro do período estipulado. Existem ainda, diversas campanhas para apoiar o trabalho que está sendo feito, das quais todos podem auxiliar, já que os ODS são uma briga global.

Porém, infelizmente tais campanhas não estão no ritmo desejado para as metas serem cumpridas até 2030. Segundo o Secretário-Geral da ONU, António Guterres “A taxa do progresso em diversas áreas está muito aquém do necessário para cumprir as metas até 2030.” (//nacoesunidas.org/o-secretario-geral/). Assim, é neste cenário que o apoio do setor privado e de organizações é necessário para alavancar o progresso dos objetivos.

Qual a relação das empresas juniores com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) com mais de 600 empresas filiadas, tem como seu principal objetivo transformar o Brasil por meio de ações empreendedoras. Para isso, as empresas juniores com o objetivo de inserir os estudantes universitários na realidade do país, conta com o direcionamento do movimento para pautar seus projetos. Ou seja, conforme o MEJ cresce, grandes mudanças passam a ocorrer nesse direcionamento.

A cada três anos, o planejamento estratégico da rede de empresas juniores se altera de acordo com as necessidades mais atuais do país. Recentemente, no planejamento de 2019 a 2021, o MEJ passou a considerar “projetos de alto impacto” como uma de suas batalhas. Isto é, um dos indicadores utilizados pelos empresários para atribuir essa denominação a um projeto é a ligação direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Consequentemente, a maior intenção em ter essa métrica, é em aproximar cada vez mais o empresário júnior do impacto na sociedade.

Em geral, empresas tem se filiado a campanhas ligadas aos ODS para reduzir seu impacto ambiental e promover a justiça social. Além da contribuição para o avanço mundial para paz e prosperidade, o apoio a esse movimento pode trazer algumas oportunidades. Exemplificando, as empresas podem se beneficiar de uma melhor comunicação em relação a impactos positivos na comunidade e no meio ambiente. Dessa forma, uma maior facilidade de atração de investidores e crédito, já que cada vez mais essa é uma preocupação para grandes investimentos. Além disso, ao colocar os ODS como um compromisso, a empresa pode inclusive encontrar oportunidades com novos clientes, serviços e produtos ligados a sustentabilidade.

Como a EQ Júnior irá ajudar nessa jornada?

Para alinhar-nos com a ambição do MEJ, a missão da EQ Júnior é “Inspirar lideranças que transformam realidade com soluções de impacto! ”. Com isso, nossas soluções visam alcançar os mesmos resultados da batalha do movimento em transformar a realidade do Brasil. Isto é, o impacto na realidade de nossos clientes é uma das nossas maiores propostas de valor. Para isso, nossos projetos e soluções estão diretamente ligados a alguns ODS. Dentre os objetivos que nossos projetos estão ligados, também temos dentro da nossa empresa ações que estão conectadas. Entre os ODS relacionados com a EQ Júnior, temos:

ODS 06 – “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”

objetivo de desenvolvimento sustentável 6

Voltado para os mais diversos segmentos da sociedade, a EQ Júnior oferece o projeto de Planejamento de Sistemas de Reaproveitamento de Água. Em outras palavras, visando o reaproveitamento de recursos, no caso, da água da chuva, a EQ Júnior projeta e dimensiona o melhor sistema para o seu caso!

Segundo a agenda 2030, uma das metas relacionadas a esse ODS, é aumentar a eficiência do uso da água, reduzindo o sofrimento com escassez de água. Assim, implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis. Consequentemente, o dimensionamento oferecido pela EQ Júnior pode acrescentar a você o apoio a esse objetivo.

Ainda sobre a gestão sustentável da água, a ONU propõe melhorar a qualidade da água e reduzir a poluição. Ou seja, o intuito é eliminar o despejo e minimizar liberação de águas não tratadas. Que tal nos mandar um e-mail com a sua problemática e pensarmos em uma solução juntos para apoiar a ODS 06?

ODS 08 – “Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todas e todos”

objetivo de desenvolvimento sustentável 8

Dentro da EQ Júnior sempre buscamos realizar nossos projetos da forma mais produtiva, trabalhando com eficiência, profissionalismo e qualidade. Com isso, uma das metas relacionadas a esse objetivo visa o desenvolvimento de atividades produtivas, empreendedorismo, criatividade e inovação. Além disso, esse pilar seria voltado para micro, pequenas e médias empresas, incentivando o crescimento desse segmento.

Voltado para esse segmento, a EQ Júnior oferece um Mapeamento de Processos. Ou seja, nosso principal objetivo é ajudar você a alavancar os resultados de sua empresa, trazendo gestão do conhecimento e otimização de procedimentos internos. O nosso mapeamento irá te ajudar a olhar sua empresa com outros olhos, e melhorá-la progressivamente. Nós estamos à disposição para te explicar como podemos caminhar juntos para esse resultado.

Outra vertente que segue do ODS 08 é o consumo e a produção eficientes, em prol de dissociar o crescimento econômico da degradação ambiental. Isto é, nosso mapeamento de processos pode te ajudar a enxergar pontos de melhora em sua empresa e colaborar com esse objetivo. Se você já vê pontos de melhora, a EQ Júnior também pode te ajudar! Saiba mais sobre nossos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

ODS 09 – “Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.”

Assim como o ODS 08, o ODS 09 planeja tornar o setor de indústrias mais sustentável e eficiente. Dentro do ramo químico de forma geral, a preocupação com o impacto no meio ambiente é constante. Uma das metas traçadas para esse objetivo é em torno de modernizar infraestrutura e reabilitar indústrias, tornando-as mais sustentáveis e eficientes. Como consequência, cada vez mais empresas globais tendem a firmar ações que beneficiem o ambiente.

Você já parou para pensar se sua empresa está comprometida com essa iniciativa? Saiba mais sobre a importância dessa transformação nas indústrias aqui. A EQ Júnior pode te ajudar nessa jornada, saiba mais sobre nosso projeto de Dimensionamento e Seleção de Equipamentos.

ODS 11 – “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”

objetivos de desenvolvimento sustentavel 11

Esse objetivo tende a reduzir o impacto ambiental negativo, desde a qualidade do ar, até a gestão de resíduos municipais. A EQ Júnior vem trabalhando para poder sanar os maiores causadores de impacto ambiental. Já pensou em diminuir sua emissão de carbono, ou então compensar o meio ambiente? Já pensou em cuidar de seus resíduos e gerir melhor seus descartes? Você acredita que possui um ambiente de trabalho seguro para seus funcionários e para o meio? Para isso, entre em contato com a EQ Júnior para construirmos um sistema que se encaixa na sua situação! Ou então, conheça mais sobre nosso trabalho com Gestão de Produtos Químicos e Segurança Laboratorial.

ODS 17 – “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”

ods onu 17

O último dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU tem diversos pilares, entre eles: finanças, tecnologias, capacitação, comércio, e questões sistêmicas. A EQ Júnior como apoio a causa, complementa no pilar das questões sistêmicas. Assim, dentro da nossa empresa temos acesso a diversas parcerias com diferentes segmentos, e estamos sempre buscando aqueles que possam ajudar a trazer o melhor resultado a nossos clientes. Além disso, a EQ Júnior e o MEJ ao apoiar esses objetivos, ajuda a alcançar as metas o mais rápido possível, contando com ajuda e comprometimento de todos. Nós da EQ Júnior queremos avançar para uma melhor sociedade, e encontramos os ODS para o nosso auxílio!

E você? Como você acha que pode ajudar o mundo? Deixe seu comentário e compartilhe a sua participação nessa batalha.

Se junte a EQ Júnior para transformar o Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *