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Você sente que perde dinheiro com seu negócio? Saiba como evitar perdas no restaurante ou padaria

Você sabe como evitar perdas no restaurante ou na padaria? Acima de tudo, muitas empresas não conhecem corretamente seus processos e isso acarreta uma perda considerável no seu lucro a longo prazo. Saiba se você está passando por isso e como reverter essa situação.

Você sente que perde dinheiro no seu negócio? Saiba como evitar perdas no restaurante ou padaria. É muito comum no dia a dia de pequenas empresas ocorrerem perdas. Nelas estão presentes o desperdício de ingredientes, a falta de tempo para fazer outras coisas por ter que abrir mais cedo para dar conta dos pedidos maiores, o cansaço e estresse causado por receitas que são feitas erradas, reclamações do cliente quanto a produtos que pediram sem um ingrediente e de que alguma forma esse ingrediente estava presente na hora da entrega. E com isso, perceber como as perdas no seu restaurante ou padaria afetam seu lucro, e como evitá-las. Todas essas coisas são causadas por pequenos elementos invisível aos nossos olhos, mas que causam bastante estragos. Entenda o porquê.

A diferença entre o sucesso do seu negócio pode estar nesse texto

O desperdício de ingredientes é um dos fatores mais comuns na produção de pães, bolos, doces e outras comidas. Ainda assim, é muito difícil pensar no que fazer, quando se tem muitos ingredientes perto do prazo de validade. Aliás, isso é causado porque muitas vezes, quando compramos em lotes, não temos um controle do que entra em estoque. Além disso, armazenamos a compra conforme os fornecedores nos entregam. No fim, o que fazemos na maioria do tempo, é usar um ingrediente com prazo de validade maior no lugar de um ingrediente com prazo menor. Fora que, não ter um controle de saída dos produtos da padaria, faz com que façamos receitas que terminam não vendendo tanto. E deixamos de fazer receitas que poderiam vender muito mais. Outro fator é a falta de tempo para realizar suas atividades, quando há muitos pedidos. Isso é causado em grande parte, pela ausência de um procedimento para lidar com o que fazer na hora de executar o pedido. Nos dias com muitas encomendas, temos que acordar até mais cedo para dar tempo de produzir tudo. Mas a verdade é que gastamos mais tempo pensando no que fazer na hora, do que realmente fazendo aquilo que precisamos. Para isso, uma boa saída é pegar uma caneta e colocarmos no papel todas as etapas de produção. De forma a conseguirmos realizar várias tarefas ao mesmo tempo, com muita qualidade.

Abaixo iremos mostrar situações comuns em restaurantes e padarias que não tem um bom domínio sobre seu processo!

Agora pense. Quantas vezes você já ficou estressado ou até mesmo cansado porque seus funcionários erraram o pedido, e tiveram que recomeçar ou até mesmo jogar fora o que haviam feito? Ou até mesmo, em quantos momentos um funcionário disse que não lembrava a receita bem na hora que a padaria estava cheia de clientes? Uma das origens mais comuns desse problema está relacionado com a questão de não termos as receitas organizadas e armazenadas num lugar de fácil acesso. Onde o funcionário consegue acompanhá-la sem perder tempo. Ao fazer um passo a passo bem simplificado para a receita, a chance de errá-la diminui muito. Mais um problema que ocorre com frequência, principalmente em horário de pico, é quando um cliente pede uma encomenda na padaria, como por exemplo um lanche natural, mas sem um dos ingredientes como o tomate. Mas na hora que ele recebe a encomenda, ele encontra tomate. Isso gera insatisfação e é necessário preparar outro, o que causa perda de ingrediente, além de estresse.

Está se identificando com esses problemas? No momento em que conhecer sua empresa vai ser mais fácil evitá-los

O motivo disso é que quando os funcionários estão fazendo algum pedido, e há muitos clientes, esses pedidos sem ingredientes acabam não sendo lidos corretamente, pois os funcionários entram em modo automático. Para resolver esse problema, basta realizar uma divisão de etapas bem clara. Por meio de fluxogramas bem visuais, onde o funcionário possa ver rapidamente qual ingrediente precisa estar na receita. Padronizar os pedidos que passam pelo balcão de atendimento também é uma ótima opção para evitar esses erros. Pois assim, pode-se adicionar um espaço de destaque no pedido, falando qual ingrediente não pode ser utilizado. E com todos esses problemas que acontecem, muitas vezes não temos lucro quando verificamos no fim do mês o lucro. Gastamos com luz, água, aluguel e até falta dinheiro muitas vezes até para comprarmos ingredientes. A solução que geralmente pensamos é demitir algum funcionário. Mas tenha calma. Existe uma forma muito mais fácil de contornar esse problema. Então, fica o questionamento,como evitar perdas no restaurante ou padaria?

Para resolver esse problema, a EQ Júnior preparou um auxílio para você. A fim de que você saiba como evitar perdas no restaurante e padaria e aumente seus números de forma saudável.

O primeiro passo é identificar o motivo de não termos lucro, analisando as despesas da padaria e o quanto estamos de fato ganhando. Por meio de uma planilha de fluxo de caixa, conseguimos ter na ponta da língua o quanto estamos gastando e o quanto estamos recebendo com nossos produtos. E o melhor sem usar uma calculadora no fim do mês para passar conta por conta. A planilha já faz isso para você e no tempo que você quiser! Com isso conseguimos controlar os gastos por dia e pela semana, e economizar muito mais. Mas como corrigir todos esses problemas de forma rápida, fácil e com qualidade?
planilha sipoc mapeamento de processos

A planilha SIPOC é uma das formas de deixar seu processo melhor visualizado pelos funcionários.

Uma ferramenta muito utilizada é o mapeamento de processos. Nele você consegue identificar essas perdas e tornar sua produção mais organizada. A EQ Júnior pode te auxiliar a fazer um! Nós estudamos o processo da sua padaria e detectamos os possíveis gargalos que fazem a sua produção não render tanto quanto deveria. Realizando um acompanhamento próximo e entendimento de todas as partes do seu processo. A partir disso, encontramos os pontos que podem ser melhorados para trazer mais lucro para o seu negócio! Conheça o nosso Mapeamento de Processos e descubra omo evitar perdas no restaurante ou padaria!

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