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A Gestão de Resíduos Aliada na Redução de Custos


O Brasil apresenta severas normas e legislações acerca da poluição ambiental e do descarte de resíduos de forma irregular. Dessa forma, a gestão de resíduos demonstra-se como um dos maiores aliados das empresas, não só para estar de acordo com a legislação, mas para assegurar outros diversos benefícios. Caso tenha interesse em saber mais sobre as leis ambientais, acesse esse link.



O Que é a Gestão de Resíduos


A gestão de resíduos caracteriza-se como um conjunto de ações adotadas, a qual visa reduzir a produção de resíduos e destiná-los, da forma correta, para o tratamento necessário. Uma gestão completa e bem estruturada permite a identificação de pontos geradores excessivos de resíduos, além de direcionar a melhor alternativa no caráter ambiental e econômico para lidar com os resíduos finais. Nesse ponto, entra-se em ação o plano de gerenciamento de resíduos sólidos, também conhecido como PGRS.


O PGRS consiste em um documento que explicita o tratamento e destino que os resíduos da empresa devem apresentar. Dessa maneira, se faz necessário o levantamento de todos os resíduos gerados pela empresa para a indicação do melhor caminho a se tomar para a gestão completa, tendo em vista as etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destino final.


Em destaque, um dos principais motivos para se adotar a gestão de resíduos em uma empresa consiste na busca para se adequar às normas, como a norma ISO 14001, e à legislação brasileira, bem como à Lei n° 12.305/2010, evitando multas e sanções ambientais. Todavia, essa gestão proporciona inúmeros impactos à empresa.



Como a Gestão de Resíduos pode impactar sua empresa



Analisando as principais consequências negativas na falta da gestão de resíduos, tem-se evidentemente a infração de crimes ambientais como citado acima. Ademais, com uma má gestão desses resíduos e, consequentemente, a infração da legislação, a empresa corre o risco de ser envolvida em críticas da mídia, atrelando sua imagem à tais crimes, o que afetaria a popularidade e o desenvolvimento comercial da empresa.


A partir da falta de cuidado ao meio ambiente, cuidado esse amplamente valorizado no mercado atual, outras empresas que apresentam essa preocupação evitariam parcerias que atrelassem seu nome a empresas sem essas preocupações, dificultando novos negócios. Como um ponto altamente relevante e um diferencial, grandes empresas adotam a gestão de resíduos, como a Natura e a Ambev. Além dos pontos levantados, a própria contaminação do meio ambiente não apenas atrelada ao marketing da empresa, mas também ao desenvolvimento sustentável e a prosperidade das matérias-primas utilizadas destacam-se como aspectos negativos dessa falta de gestão ou má gestão.


Pontuado os pontos prejudiciais da ausência da gestão de resíduos, tem-se que uma gerência adequada não só evitaria tais problemas como apresentaria outros impactos positivos a empresa. Ressaltando, inicialmente, um dos principais impactos dessa implementação relaciona a conquista de clientes por meio do Marketing Verde. Atualmente o mercado consumidor vem exigindo que as empresas se adequem cada vez mais a uma conduta ambiental, logo, adentrar nesse mercado traz maior visibilidade e prosperidade para a empresa.


Outro ponto extremamente importante consiste na redução de gastos que uma gestão de resíduos adequada e bem estruturada pode proporcionar a empresa, mas como isso é possível?



Como diminuir os custos devido a Gestão de Resíduos


Percebe-se, inicialmente, que uma gestão bem estruturada permite a identificação de falhas e problemáticas do processo produtivo da empresa, através da análise dos resíduos gerados. Dessa maneira, é possível identificar pontos de atenção e melhoria desse processo de desperdício e, posteriormente, desenvolver planos de ação para diminuir essas perdas. Como consequência, há a possibilidade de um maior aproveitamento da matéria-prima, trazendo uma redução dos custos para a empresa.



Além disso, por meio dessa gerência, fica viável identificar e separar os resíduos que podem ser reaproveitados no processo ou até mesmo vendidos. Com a devida identificação, separação e estudo de todos os resíduos, os materiais ficam determinados podendo comercializar para outras empresas, gerando uma renda em cima de componentes que antes proporcionavam gastos a empresa. Nota-se também que alguns resíduos podem não só serem vendidos como utilizados para a geração de energia da empresa, viabilizando um aproveitamento energético e, como consequência, uma redução com os gastos com energia. Dessa forma, nota-se que a gestão de resíduos de uma empresa beneficia não só o processo produtivo, mas também o setor econômico, social e energético da empresa.


Ademais, observa-se que com a intervenção nos pontos do processo com desperdício e a posterior venda dos resíduos com tal valor econômico, não só diminui a quantidade total de resíduos finais que a empresa precisa armazenar e direcionar ao descarte e tratamento, como também proporciona facilidade para a determinação de metas para reduzir os resíduos gerados. Dessa forma, ocorre uma economia também de espaço para armazenamento desses materiais e gera uma maior produtividade, aumento dos lucros, diminuição dos gastos e alcance das metas da empresa. Por fim, pontua-se também que o próprio marketing verde que a gestão de resíduos proporciona, aumenta a lucratividade do negócio e, consequentemente, ainda traz mais um impacto econômico positivo à empresa que aplica uma gestão de resíduos bem estruturada.


Enfim, para a adequação a legislação ambiental e desenvolvimento da empresa, se faz fundamental uma gestão de resíduos bem estruturada.