EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Cases de Sucesso

Sobre a Tigre

A Tigre é uma empresa multinacional brasileira, líder em soluções para construção civil. A empresa oferece um amplo portfólio de produtos que cresce a cada ano.

Desafio

Estudar o processo de desmoldagem da fábrica da Tigre em Rio Claro e encontrar alternativas mais baratas para o óleo desmoldante utilizado, visando uma redução de custos total para a produção de 30%.

Solução

Após o serviço prestado pela EQ Júnior, foi possível obter 54% de saving na produção, quase dobrando a meta inicial solicitada pela Tigre.

“Foi uma experiência enriquecedora poder trabalhar com a EQ Júnior, mais do que um cliente pude me sentir um “parceiro” (...). Acredito que o resultado acima das expectativas foi uma mera consequência de todo o profissionalismo e empenho da equipe.”

Cezar Henrique Perinotto, engenheiro de Processos, na Tigre S/A – Tubos e conexões

Sobre o Laboratório TermoFrio

O Laboratório Termofrio é uma empresa fabricante de ácido hialurônico na região de São Carlos. Ainda, a empresa entrou em contato em busca de atender às exigências da ANVISA para um tratamento de resíduos mais adequado.

Desafio

Analisar a composição dos resíduos gerados pela empresa, além do processo produtivo como um todo, no intuito de sanar os problemas de gestão de resíduos sólidos da empresa.

Solução

O projeto consistiu na aplicação do serviço de Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS), para isso, o Laboratório Termofrio concedeu visitas ao seu laboratório, além de informações detalhadas sobre o processo de produção.

"O positivo do Projeto foi a fácil comunicação e objetividade, as visitas foram super atenciosas e o atendimento foi excelente. A execução do Projeto foi cumprida com todas as datas, e a equipe estava empenhada em cumprir com o projeto em geral. Atendeu por completo as necessidades da empresa. A implementação do Projeto foi essencial para cumprir com as normas ambientais da ANVISA em relação ao tratamento dos resíduos gerados pela empresa."

Leonardo Bernardi, Coordenador da Qualidade no Laboratório Termofrio

Sobre a Boomee

A Boomee consiste em uma empresa voltada para garantir uma boa experiência do consumidor ao entrar em contato com o SAC de outras empresas para pedir ressarcimento.

Desafio

O objetivo do cliente foi criar uma calculadora que calcula a redução da pegada de carbono para mostrar ao consumidor o quanto ele está reduzindo de emissão com a utilização de seu serviço.

Solução

Após o serviço prestado pela EQ Júnior, preparou-se uma planilha capaz de realizar o cálculo da redução de emissão de carbono com a utilização do serviço da Boomee para pedido de reembolso, reduzindo o transporte para devolução e ressarcimento dos produtos.

"O projeto para a Boomee foi um estilo novo para a empresa, visto que nunca tínhamos feito algo parecido. O objetivo dele era obter uma planilha que calculasse quanto de CO2 era emitido durante uma rota tanto por transporte aéreo quanto rodoviário entre duas cidades distintas. Assim utilizamos metodologias que foram capazes de calcular quanto cada meio de transporte de acordo com a distância entre essas cidades, com isso foi possível obter esses dados para serem colocados na planilha que posteriormente seria chamada de calculadora. Com todos os dados em mãos, foi feita a planilha e bastava digitar a cidade de destino, já que as rotas de origem eram calculadas a partir de São Paulo (SP) e Curitiba (PR), e então era calculada a estimativa de CO2 emitida. Estes valores foram usados como uma estratégia de marketing verde, pois a empresa evitaria de fazer essas rotas, assim o processo da Boomee é algo que favorece o meio ambiente deixando de ter processos com emissões de carbono."

Gabriel Benatti, membro da comissão da EQ Júnior que atuou no projeto Boomee.

Sobre a Álcool Ferreira

A Álcool Ferreira é uma empresa voltada para o abastecimento do setor industrial nacional de diversos produtos de álcool, como álcool anidro, hidratado, 70%, etc.

Desafio

O objetivo do projeto consistia em identificar alternativas para otimizar um dos produtos da empresa, trazendo diferenciais em relação ao mercado.

Solução

Determinou-se pontos a serem melhorados no produto, identificando alguns diferenciais que poderiam ser aplicados, por meio de estudos teóricos. Com todos os dados teóricos levantados, realizou-se alguns testes experimentais para confirmação do efeito dos aditivos sugeridos.

"Achei incrível trabalhar com a Álcool Ferreira. Foi bastante desafiador, sobretudo por conta do momento bastante complicado que estávamos passando quando começamos a trabalhar com a empresa. Viabilizar um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento com tantas limitações e dificuldades que ainda estavam surgindo com a Pandemia, exigiu bastante trabalho, persistência e criatividade. Durante o projeto todo mantivemos um contato muito próximo com o cliente e ao final de cada uma das etapas ou em pontos decisivos, nos reunimos para discutir sobre os caminhos seguidos e os próximos passos. E os feedbacks da empresa nos direcionaram para o resultado que de fato contemplava o que a Álcool Ferreira buscava. Essas reuniões foram de grande importância no sucesso do trabalho, sobretudo para a adaptação da metodologia SCRUM que buscamos implementar no projeto que tem como pilares fundamentais: a transparência, inspeção e adaptação. O estudo e adaptação dessa metodologia de gerenciamento está sendo uma ótima forma de aperfeiçoamento de nossos projetos, ajudando a entregar soluções cada vez melhores, um de nossos principais objetivos."

Reginaldo Cuchaba, membro da comissão da EQ Júnior que atuou no projeto Álcool Ferreira.

Sobre a Salute

A Salute é uma empresa fabricante de iogurtes de São Carlos – SP em que, atualmente, produz iogurtes das marcas Carrefour, Dia% e Walmart.

Desafio

O objetivo do projeto foi mapear toda a produção com a finalidade de encontrar possíveis gargalos e propor soluções para corrigi-los, para assim resolver o problema de perda de matéria prima e otimizar a planta industrial.

Solução

Os pontos da produção em que estavam acontecendo as perdas foram identificados. Com os fluxogramas do processo em mãos, foram encontrados todos os problemas e a melhor forma de solucioná-los, tal como, as propostas de melhorias, tanto para o espaço físico quanto para a própria produção.

“Com o Mapeamento e Otimização de Processos pudemos promover a identificação de pontos de perdas no processo produtivo da fabricação de iogurte, de forma que a empresa pudesse implementar alternativas resolutivas para os problemas detectados tanto para o espaço físico quanto para a própria produção. E isso só foi possível devido à receptividade da Salute quanto ao projeto, estando disponível para visitação de sua fábrica e melhor compreensão da produção de iogurte. Nesse sentido, digo que o projeto foi incrível e sou grata por ter feito parte desse projeto na EQ Júnior e que a Salute possa melhorar ainda mais seu processo produtivo com todo o grande trabalho que desenvolvemos.”

Giovana Borges, membro da comissão da EQ Júnior que participou do projeto Salute

Sobre a WM

A WM Lab está localizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Atualmente possui cerca de 10 anos de mercado e se propõe a garantir um trabalho seguro e de qualidade nos melhores laboratórios do país. A WM Lab é especializada em análise químicas como a cromatografia, biologia molecular e celular. Buscando sempre aprimorar e inovar no setor e com a preocupação da segurança do trabalho.

Desafio

Com isso, a empresa entrou em contato com a EQ Júnior para aprimorar o armazenamento e a manipulação de produtos químicos.

Solução

A partir do nosso serviço de Gestão e Produtos Químicos (GPQ), nossos consultores alocados para execução do projeto iniciaram com uma revisão bibliográfica, com fontes confiáveis de informações. Com isso, regularizaram as FISPQ’s (Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos) da lista de produtos que tinham na empresa. Além disso, elaboraram uma planilha prática de consulta rápida entre a compatibilidade dos produtos em questão, juntamente com um treinamento de gestão de produtos químicos e um manual para consultas futuras dos funcionários da WM Lab.

“Trabalho na WM Lab, e tínhamos um problema sobre armazenamento e manipulação de produtos químicos. Foi feito um projeto em conjunto com a EQ Júnior, da UFSCar. Na qual foi desenvolvido um manual de procedimento de boas práticas de armazenamento e manipulação de produtos químicos. Isto teve um fator muito positivo para minha empresa porque todos os funcionários passaram por um treinamento sobre segurança e manipulação de produtos químicos. No projeto foi detectado uma melhoria na forma de enviar e receber os produtos, separando-os por categorias e agilizando o processo. Além disso, agora em todas as vendas explicamos aos clientes as formas corretas de armazenar e manusear os produtos químicos. É muito gratificante saber que podemos contar com o apoio da EQ Júnior para projetos futuros."

Wagner Massei, proprietário da WM Lab

Sobre a Kehl

A Kehl está localizada no interior do estado de São Paulo, na cidade de São Carlos. É uma empresa na área de polímeros, e possui mais de 40 anos de experiência nesse setor. Além disso, atua em mais de diversas áreas no mercado criando tecnologia, sempre buscando aprimorar e inovar no setor e com a preocupação de entregar produtos de qualidade aos seus clientes.

Desafio

A empresa entrou em contato com a EQ Júnior para promover a regulamentação dos processos produtivos e um estudo de viabilidade para uma possível implementação de um processo adicional na planta de produção ou a terceirização desse processo, a fim de, testar os produtos.

Solução

A partir do nosso serviço ofertado em Pesquisa e Desenvolvimento, foi possível realizar uma revisão bibliográfica das NBR’s e ABNT’s de forma que a empresa pudesse implementar as normas no processo produtivo. Além disso, foi elaborada uma Pesquisa de Mercado com o levantamento dos laboratórios especializados e as empresas que realizassem o ensaio cotando o preço de cada serviço, em conjunto a este, foi realizado um estudo do procedimento dos testes e um orçamento do maquinário pressuposto para a realização do mesmo. Desse modo, foi possível realizar uma Análise de Viabilidade da implementação do processo na empresa Kehl em comparação com sua realização em laboratórios terceiros.

“Através de Pesquisa & Desenvolvimento pudemos promover a regulamentação dos processos produtivos da Kehl, o intuito do projeto era que pesquisássemos e sintetizássemos as informações das NBRs e ABNTs, de forma que a empresa pudesse implementar tais normas na produção de seus polímeros para espumas e suas tintas. Além disso, tínhamos a função de organizar as informações em manuais para o uso dos funcionários das normas, como produto final de nosso trabalho. Por meio de cotações nacionais e internacionais, a EQ Júnior pode calcular de forma precisa o total para cada teste pedido pelo cliente e comparar com o preço para a terceirização dessa testagem. De modo geral, posso dizer que o projeto foi incrível e sou extremamente grato por ter feito parte dessa parcela da história da EQ Júnior e que a Kehl possa continuar usufruindo de todo o grande trabalho que desenvolvemos.”

Vinicius Doimo, membro da comissão da EQ Júnior que participou do projeto Kehl.