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A importância da Inovação


O que é inovação e o que é preciso para isso?


Inovação vai muito além de uma invenção, não se trata apenas de uma descoberta, e sim de algo realmente impactante. A geração de um valor superior para determinado produto ou serviço é um dos principais fatores para se obter uma inovação. Além disso, uma ideia revolucionária ou o aprimoramento de um modelo ou solução são, também, maneiras constantes de inovar. Contudo, a constância de inovação é essencial para que não se perca a visibilidade e importância da marca. A partir de tudo apresentado, para inovar não necessita de algo extraordinário, futurístico ou surreal, pode partir de uma simples, entretanto, promissora ideia.


Com toda a globalização, com o aumento da competitividade e limitações de mercado, inovar é uma escapatória para o sucesso. Figuras como Henry Ford, Bill Gates, Jeff Bezos transformaram uma ideia em uma oportunidade, alcançando o sucesso por suas inovações. Porém como eles conseguiram inovar? Como nós conseguiremos inovar? Tudo se deve à dedicação e ao esforço, somados à criatividade e à persistência. “A Inovação distingue entre um líder e um seguidor”, essa frase foi dita por Steve Jobs sendo um de seus significados transmitir que inovação não tem limites, e sim a imaginação, portanto para inovar é necessário escapar da zona de conforto, e ter resiliência ao contexto no qual está inserido.


No ramo empresarial, independe se a empresa é tradicional ou recente, uma vez que enquanto buscar inovação, há uma maior possibilidade de crescimento.  As empresas tentam participar ativamente do mercado desenvolvendo tecnologias e aprimorando serviços, a fim de se expandir e adquirir mais riquezas. Além disso, o tamanho da empresa também não é uma limitação para obter inovações, pequenas e micro empresas podem sim ser inovadoras, tendo as startups como exemplo. Entendimento do problema, transformação em oportunidades e estruturação de uma solução são vitais para alcançar o êxito, e algo que contribui muito para isso é o P&D.



P&D e a importância da inovação


P&D (Pesquisa e desenvolvimento) é um setor que desempenha a função de pesquisar no mercado produtos, serviços e estratégias, de modo que sejam adaptados à realidade da empresa. De acordo com a ANPEC (Associação Nacional de Pós-Graduando e Economia), existem 4 tipos de P&D: processos, produtos, de marketing e de organização. Implementar o P&D está ligado à necessidade de expandir a tecnologia da empresa e trará diversos resultados esperados pela sua funcionalidade. É necessário diagnosticar o contexto em que a empresa está inserida, a forma de atuação e o seu objetivo. Para isso, o P&D possui 4 funções: detectar o mercado, servir ao mercado, moldar o mercado e manter o mercado. Conglomerando essas 4 funções, a expectativa de obtenção de sucesso é a melhor possível, obtendo os resultados esperados de uma maneira eficiente. 


Comumente, o cotidiano das empresas vem sendo um fator que interfere na tomada de decisões de uma maneira equivocada. A possibilidade de ideias se tornarem obsoletas sem a inovação constante é iminente, uma vez que o mercado vai se modificando sucessivamente. Sendo assim, focar em inovação alavanca as oportunidades, permitindo uma maior notoriedade da empresa no mercado. Desenvolvimento de novos produtos e serviços, aperfeiçoamento de processos de produção e identificação de novas oportunidades de negócio são alguns dos benefícios trazidos pela inovação. Dessa forma, investir em P&D garante a inovação e permite que a empresa se sobressaia em relação as outras, mesmo com um mercado tão competitivo.


Como exemplo de importância de investimento em inovação a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) realizou uma pesquisa mostrando a diferença entre Brasil e Alemanha. No Brasil, com 10 mil pesquisadores empregados apenas 32 patentes estão registradas, já na Alemanha, para o mesmo número de pesquisadores, 648 patentes. Isso mostra que melhor maneira de crescer é com inovação.



A dependência da Inovação


De um modo geral, inovar é muito mais que garantir a sobrevivência de um negócio ou uma empresa, é tangenciar o sucesso. Voltando um pouco sobre como inovar, Sawney, Wolcott e Arroniz desenvolveram uma ferramenta denominada radar de inovação, que permite categorizar os níveis de inovação e mostras as áreas possíveis para isso. 


Uma imagem contendo monitor

Descrição gerada automaticamente


Além disso, a inovação também pode variar em 2 formas: sistêmica (engloba todo a empresa) e autônoma (desenvolve-se em paralelo com o negócio da empresa). Podendo também ser radical, que muda todo o modelo de negócio da empresa ou incremental, sendo mais pontual e específica, não havendo necessidade de mudanças bruscas na organização.



Por fim, o processo de inovar requere um padrão a ser seguido, começando pela confiança e coragem para realizar mudanças. Em seguida, é fundamental listar quais são os problemas enfrentados, a partir das seguintes situações: o problema incomoda? Várias pessoas têm o mesmo problema? Elas pagariam para resolvê-los? Com isso, inicia-se a busca por soluções, levando em consideração dois pontos: como irá funcionar e o custo de tudo. A fase de testes reais com pessoas e construção de um protótipo também é imprescindível para a conquista. Terminando, planejamento, aquisição de recursos, aperfeiçoamento e implementação trará um verdadeiro valor para a inovação.


Portanto, é sabido que inovar não é fácil, mas também não é impossível, muito pelo contrário. Como dito, é preciso ter muita dedicação e esforço, porém com isso, as chances de se obter o sucesso é extremamente favorável.