A palavra sustentabilidade deriva do latim Sustentare que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar ou cuidar. O conceito de sustentabilidade está ligado a aspectos sociais, ambientais e econômicos e implica uma forma de agir, buscando o desenvolvimento que satisfaça as necessidades de um indivíduo sem comprometer as gerações futuras de satisfazer as suas necessidades. Isto é, ter um comportamento sustentável significa cuidar dos recursos e garanti-los para o futuro.
Como dito anteriormente a sustentabilidade está ligada a três fatores essenciais, na qual podemos chamar de Tripé da Sustentabilidade ou o termo em inglês Triple Bottom Line, são eles as Pessoas, o Planeta e o Lucro, ligadas respectivamente, aos fatores sociais, ambientais e econômicos.
- Pessoas: Sustentabilidade social está relacionada às atividades da empresa que garantam um relacionamento mutuamente benéfico entre funcionários, clientes e comunidades.
- Planeta: Sustentabilidade ambiental está relacionada às atividades da empresa ligadas ao impacto ambiental, geração de resíduos, emissão de gases e substâncias perigosas e o que é feito para tratá-los de acordo com a legislação.
- Lucro: Sustentabilidade econômica está relacionada às atividades da empresa que garantem a eficiência dos negócios, pagamento de contas, impostos, produtividade e lucro.
Definido o conceito de sustentabilidade, é preciso olhar com cautela para o mercado e como a sustentabilidade dentro da sua empresa pode garantir melhores resultados. Atualmente, muitas estratégias de responsabilidade social estão pautadas na sustentabilidade. Com a alta da tecnologia e acesso a informação no mundo cada vez mais globalizado, as pessoas estão muito mais conscientes, de forma geral, de suas ações e o impacto ecológico que elas podem vir a ter. Logo, produtos e ações sustentáveis de uma empresa chamam atenção no mercado e ganham posições de destaque entre os consumidores. Por essa razão é muito interessante que a sua empresa adote uma postura sustentável, preservando o meio ambiente e garantindo melhor qualidade de vida para as pessoas.
Agora pensando em estratégias de como implementar essa postura dentro da sua empresa e torná-la mais sustentável, aqui vai algumas dicas básicas:
- Diminuir o consumo de descartáveis: Aqui vai a primeira dica, como as discussões sobre o excesso no uso de descartáveis plásticos como canudos, copos e sacolas estão em alta nos dias atuais é muito interessante que empresas que estão buscando a sustentabilidade adotem políticas que visem a redução desses produtos no ambiente de trabalho. Uma dica interessante é a construção de uma cultura interna para que todos os colaboradores levem suas próprias canecas ou garrafas. No fim do mês isso terá um impacto enorme nas contas e no meio ambiente.
- Separação do lixo: Essa é uma dica um pouco mais simples, mas que vale a pena ser reforçada. A separação do lixo entre recicláveis e orgânicos para a coleta é extrema importância para o destino final. A geração de lixo é um grande problema na sociedade e garantir o destino correto é mais do que uma obrigação para uma empresa que busca sustentabilidade.
- Incentivo a transportes alternativos: Mais do que apenas incentivar os colaboradores a andar de bicicleta ou transporte coletivo, o interessante aqui é implementar dentro da empresa um programa de caronas rotativo entre os funcionários, além de unir ainda mais o time, é uma ação muito positiva para o meio ambiente.
- Escolher os fornecedores certos: Essa é uma dica muito importante se você está buscando a sustentabilidade empresarial. Não adianta nada ter ações corretas em prol da sustentabilidade se seus fornecedores não fazem o mesmo. Procure sempre por fornecedores que possuem padrões de qualidade e garantias de respeito com o meio ambiente e com os direitos dos seus trabalhadores. Procure por certificações reconhecidas por entidades renomadas.
- Conscientização: Essa é a dica mais importante para quem busca sustentabilidade. Ter ações sustentáveis é positivo, claro, mas nada é feito sozinho quando falamos em sociedade, tudo está interligado. Portanto, incentive seus funcionários, colegas e abuse da influência na comunidade que sua empresa pode ter para conscientizar ainda mais a população sobre a importância de agir de forma sustentável.
Essas foram apenas algumas dicas básicas de como tentar deixar sua empresa mais sustentável, dicas simples que podem ser aplicadas no dia-a-dia de qualquer empresa. Ademais, algo que pode ser ressaltado também é que a sustentabilidade traz benefícios de uma forma mútua como se fosse uma via de mão-dupla, pois ela ajuda a empresa a crescer e ao mesmo tempo quanto maior a empresa, maior o alcance de suas suas ações e impacto social com seus produtos. Não deixe de ser sustentável por achar que sua empresa é pequena e não tem o poder que empresas gigantes, que fazem grandes campanhas ambientais e de conscientização para o movimento sustentável, têm, pois como foi dito ao longo do texto, pequenas ações dentro da empresa são bem vistas pela sociedade e podem ser consideradas um passo relevante, garantindo assim, a qualidade de vida e recursos que atendam as necessidades das gerações atuais e futuras.