EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Como elaborar um eficiente Plano de Negócios?



A importância do Plano de Negócios


Sabemos que, para atingirmos determinado objetivo, necessitamos de um bom planejamento. A abertura de uma empresa é um exemplo importante deste feito, pois, apesar de podermos ter uma incrível, promissora e notória, é vital que construamos todo o passo a passo antes de simplesmente abrirmos um novo negócio. Como exemplo disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas mostrou que, em 2017, 676 mil novas empresas foram abertas, no entanto, neste mesmo ano, 699 mil empresas fecharam suas portas. O mal planejamento pode fazer com que uma ótima ideia seja descartada, dessa forma, temos, como uma das imprescindíveis formas de nos planejar, o Plano de Negócios. 


O Plano de Negócios é a metodologia responsável por abranger os principais parâmetros necessários para a abertura de um novo negócio, é ele o responsável pelo auxílio do que é necessário para a empresa crescer cada vez mais, fortalecendo ainda mais a ideia e evitando inconsistências e erros para o desenvolvimento do projeto. Além do até agora apresentado, um Plano de Negócios também nos traz como benefícios os seguintes pontos:


  • Planejar ações comerciais e de marketing
  • Conhecer a concorrência
  • Descobrir seus pontos fortes e fracos
  • Identificação de erros do projeto
  • Facilitação do alcance dos objetivos 
  • Saber as reais necessidades para a abertura deste novo negócio


Desta forma, o planejamento, abordando todas as condições necessárias para a abertura de um novo negócio e se armar para os possíveis riscos que estamos submetidos por darmos início a uma nova estrutura. E com este documento que posteriormente será explicado sobre como deve ser elaborado, sana diversas dificuldades e demonstra uma maior facilidade para a abertura do sonho de um bom empreendedor.




Elaborando um Plano de Negócios


Partindo então propriamente para a elaboração do plano de negócios de sua empresa, é importante recordarmos que há existência do nível de aprofundamento e complexidade dele. Há negócios que não precisam de tantos detalhes para funcionarem, porém há outros extremamente minuciosos, mas que feitos serão satisfatórios.  A seguir, é possível observar os tópicos principais de abertura de um plano de negócios, pautada na metodologia imposta pelo Sebrae:


  • 1º – Iniciando o Plano de Negócios: Elaboração do sumário executivo, conhecendo o ramo da atividade, informando os diferenciais competitivos, estabelecendo a missão do negócio, definindo o perfil dos empreendedores e listando os serviços e produtos que serão ofertados aos clientes.
  • 2º – Análise de Mercado: Conhecer os clientes, os concorrentes e os fornecedores dos produtos que serão oferecidos, traçar e conhecer o perfil dos produtos que serão vendidos, estabelecer um preço chamativo prezando pela qualidade e pelo custo benefício, definindo, portanto, a direção que a empresa está seguindo.
  • 3º – Plano de Marketing: Marketing é um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa para que atenda desejos e necessidades de seus clientes. As atividades de marketing podem ser classificadas em áreas básicas, que são traduzidas nos 4 “P’s”: Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço. É importante saber o valor que o seu produto carrega, tanto no preço quanto na qualidade, para tomar decisões específicas quando for anunciá-lo. Conhecer o que está vendendo ajuda a convencer outras pessoas a comprá-lo.
  • 4º -Plano Operacional: Estruturação da empresa, possuindo informações sobre a localização da empresa, instalações físicas e equipamentos utilizados, além de traçar a capacidade produtiva, a estimativa de clientes que serão atingidos em um intervalo de tempo e estabelecer a quantidade de funcionários e as tarefas que cada um cumprirá.
  • 5º – Plano Financeiro: É nesta etapa do Plano de Negócios que o empreendedor se orientará sobre o quanto deve investir para a empresa, contendo no documento as estimativas de custos iniciais, despesas e receitas, além do capital de giro e o fluxo de caixa.
  • 6º – Análise de cenários e Análise estratégica: A análise de cenários auxilia o empreendedor a prever situações que podem afetar os resultados da empresa. Nesse caso, quais caminhos seguir? Que alternativas pode-se adotar? A análise de cenários é subsídio para a análise estratégica, ou seja, com base nos cenários possíveis, quais estratégias deve-se implementar?


O Plano estará feito após todas estas etapas e a facilidade para a abertura de um novo negócio é mais iminente, porém, além de tudo apresentado até então, a análise da Matriz F.O.F.A é um suporte vital para facilitar ainda mais o negócio. 



Matriz F.O.F.A


A sigla F.O.F.A nos traz os termos: força, oportunidades, fraquezas e ameaças, e seu uso nos permite termos mais facilidade no controle dos principais pontos da empresa que desejamos abrir, juntamente com o Plano de Negócios.



A imagem acima é onde registra-se cada um dos pontos marcados e representam as seguintes condições:


  • Força: tudo o que irá representar as vantagens competitivas do seu futuro negócio. Como exemplo, um excelente hambúrguer, feito com ingredientes de qualidade, mas com preço competitivo. Apostar nas suas forças certamente irá turbinar o futuro negócio.
  • Oportunidades: tudo o que representa uma oportunidade para o negócio. A possibilidade de utilizar aplicativos de vendas e entrega de comida, por exemplo, pode ser uma oportunidade que vai alavancar as vendas dos hambúrgueres. É preciso estar atento às oportunidades para crescer e ampliar seu faturamento.
  • Fraquezas: os pontos fracos do negócio estarão alinhados aqui. A má localização da lanchonete ou a falta de espaço para os clientes sentarem para lanchar são bons exemplos de fraquezas. Identificar as fraquezas é o primeiro passo para resolvê-las.
  • Ameaças: o aumento do preço da carne é uma ameaça para o negócio, já que você terá que repassá-lo para o consumidor, aumentando o preço do sanduíche. É preciso perceber as ameaças para neutralizá-las.


Desta forma, com um Plano de Negócios bem elaborado e uma ferramenta como esta mostrada faz com que os empreendedores possuam um sucesso iminente com abertura de sua empresa. Caso queira saber mais sobre o Plano de Negócios clique aqui.