EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Como uma pesquisa científica pode mudar o seu negócio

A pesquisa científica vem sendo uma grande aliada das empresas e dos pequenos, médios e grandes empreendedores nos tempos atuais, pois ela sobrevém de necessidades que foram criadas ao decorrer de todos esses anos, tendo em vista problemas e desafios que empresas e empreendedores encontraram.

Estes problemas e desafios muitas vezes estão ligados aos seus produtos, sendo eles: produtos consolidados no mercado porém que vem perdendo espaço por conta da falta de inovação, MVP’s (Produto Mínimo Viável) que podem ser desenvolvidos de forma segura, na questão de custos, por meio de um dos ramos da pesquisa científica que é o serviço de P&D (Pesquisa e desenvolvimento) ou até mesmo um produto já desenvolvido que vem encontrando problemas.

Atualmente, dentro do mercado, vemos uma grande importância de empresas  e empreendedores dos mais variados tamanhos terem e buscarem esse serviço de P&D para seus atuais e futuros produtos ou ter esse desenvolvimento científico dentro de suas soluções.


Importância da pesquisa científica no P&D


Como citou-se anteriormente, o P&D é apenas um dos ramos da pesquisa científica, porém esse ramo é um dos mais importantes para o seu negócio.

O P&D é uma forma de tornar ideias inovadoras, resoluções de problemas e desafios algo seguro economicamente e viável, sem gastos exorbitantes, assegurando eficiência, sem perda de tempo e a garantia de um produto testado e aprovado.

Entretanto, como podemos ligar a pesquisa científica ao serviço de P&D? A resposta é simples, todo serviço de P&D começa com uma grande pesquisa científica, ela é a base que vai consolidar, viabilizar e garantir um produto seguro e inovador.

Porém ela não se limita somente a essa parte inicial, encontraremos ela ainda em várias etapas durante o projeto, como: nos teste de qualidade, testes para seguir normas estabelecidas por agências de vigilância, nos dados analisados durante os procedimentos de testes e, principalmente, nos resultados.

Dentro da EQ Júnior, já enfrentamos desafios envolvendo nosso serviço P&D e um deles foi com a destilaria Álcool Ferreira que tem sua Fábrica localizada em Cordeirópolis, interior do estado de São Paulo. Nosso projeto consistia em aperfeiçoar um dos produtos da destilaria com a finalidade de se obter maior valor agregado e expandir o mercado consumidor da empresa, com muita dedicação e muita pesquisa conseguimos alcançar o resultado esperado pelo cliente garantindo um NPS promotor.



Etapas de um serviço de P&D:

Destrinchando o que é um serviço de P&D, mostraremos suas etapas, entenderemos como funciona sua metodologia e como aplicamos nos mais variados tipos de processo:


  • Conhecimento: Nesta etapa buscamos estudar o projeto e obter o maior conhecimento naquela área para executar um projeto com total autoridade e qualidade, sempre valorizamos o estudo antes de qualquer etapa;
  • Planejamento: Tendo em vista as demandas do mercado, as necessidades e realidade da empresa, fazemos um planejamento estratégico das etapas de desenvolvimento para garantirmos assertividade e produtividade durante o nosso serviço, evitando gargalos;
  • Experimentações: Esta é a etapa onde realizamos testes nos produtos ou nos processos sempre buscando atingir a máxima qualidade ou a necessidade do cliente.
  • Validação: Agora com os resultados dos teste podemos saber se o que foi desenvolvido está de acordo com o que foi solicitado, se cumpre todos os requisitos das normas que envolvem aquele produto e se aquele produto ou processo supre os quesitos de qualidade estabelecidos;
  • Conclusão: Compilado de informações sobre o projeto, é um resumo de tudo que foi feito, testado, os erros e os acertos e, principalmente, o resultado final, sempre deixando claro todas etapas, como foi realizado cada experimento e entregando, sempre, sua ideia inovadora com o máximo de valor agregado.


Qual o impacto do P&D e a Pesquisa Científica no seu negócio?



A competitividade no mercado vem crescendo, cada vez mais vemos empresas se destacando com seus produtos inovadores, sabemos que, gradativamente, empresas investem nesse serviço e tem um retorno alto e imediato. 

Porém, na contramão, empresas e empreendedores que se privam desse serviço, atualmente essencial, tornam-se corporações que perdem espaço no mercado, tem seu desenvolvimento atordoado ou parado por falta de competitividade e inovação, os produtos já não cumprem o nível de qualidade  e exigência procurado pelo consumidor final, perdem a competitividade para empresas que focam na pesquisa científica e garantem produtos inovadores.

Portanto, a pesquisa científica junto com o serviço de P&D vem sendo um diferencial para empresas e empreendedores das mais variadas áreas podendo trazer soluções inovadoras e produtos novos, assim consolidando e afirmando espaço da sua empresa ou do seu negócio dentro do mercado