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Estudo de viabilidade


Depois de muito tempo em estabilidade financeira e bons contratos, sente que sua empresa ou negócio estão preparados para dar o “próximo passo” em relação aos seus investimentos? Seja esse passo um tonel, para um produto inovador nunca antes comercializado pela sua empresa, a primeira coisa que deve ser feita é um estudo de viabilidade!


O estudo de viabilidade é justamente o que seu nome diz: Um estudo da situação da própria empresa (e, futuramente, do mercado que ela vai atender) para saber se a elaboração e logísticas de seu produto serão viáveis ou não.



Como eu começo?


O primeiro passo para isto é fazer uma análise técnica da empresa por meio de algumas perguntas: há empregados qualificados para produzir o novo produto? Há tecnologia disponível para fazer o seu produto e, caso não haja algo do tipo, existe a possibilidade de desenvolver?


São perguntas gerais que se relacionam à sua produção. Apenas lembrando que, durante todo o estudo de viabilidade é fundamental possuir um olhar crítico e realista. Afinal, estamos falando de um investimento, então ser otimista pode parecer mais atrativo mas pode acarretar em um futuro prejuízo.



Tudo certo, e agora?


Após analisar estes fatores estruturais, vem a parte mais difícil do estudo de viabilidade, que é o estudo de viabilidade econômica.


Esta é de vital importância para a empresa, afinal, caso seja feito um projeto sem uma análise financeira, ele pode causar a ruptura de uma indústria inteira!



Análise de Despesas e Receitas


Primeiramente, deve-se analisar suas despesas, afinal, para se aventurar em um novo ramo do mercado, deve-se saber se sua empresa tem estrutura para fazê-lo e mantê-lo, entre elas:


  • Quanto será gasto para capacitar sua empresa (como por exemplo, compra de maquinário e matéria prima,capacitação e/ou contratação de funcionários, aumentar o espaço de sua indústria e até mesmo terceirização de alguns setores).
  • Como serão os gastos fixos dela após a estruturação, como os salários dos novos funcionários, gastos de energia das novas máquinas e aluguel do maior espaço alocado e gastos logísticos como estocagem de materiais e seu transporte.
  • Além da possibilidade de reinvestir em seu produto, afim de melhorá-lo, ampliar o alcance de seu comércio ou qualquer aperfeiçoamento acima deste.
  • Sem se esquecer ainda dos impostos sobre o novo produto! Quais serão aplicados sobre ele ou sobre a empresa após a mudança?


Mesmo que o projeto mostre-se inviável, essa análise é importante para ter uma visão atual de seu negócio. Além disso, pode ser feita apenas com as próprias informações da empresa e auxílio de programas simples como por exemplo, Excel ou Google Sheets.


Analisadas todas suas despesas, precisa-se anotar agora sua possível receita. Nesta etapa serão analisados os pontos internos afim de decidir se o seu investimento será ou não viável:

  • Os lucros de seu produto/serviço superarão as despesas geradas por este? E mais importante: gerarão retorno?  – Mesmo que não seja um lucro imediato mas sim ao longo de certo período de tempo, essa análise é vital para determinar a viabilidade de seu investimento.



Análise de mercado


Por fim, sabendo que seu produto no papel poderá trazer possíveis lucros, está na hora de estudar se o mercado está preparado para ele, revisando certos argumentos gerais:


  • Estudar sua concorrência, procurando saber principalmente se há espaço no mercado  para crescimento, analisando o quanto seus concorrentes tomam das vendas, como está a satisfação dos clientes, a qualidade já ofertada do produto atual e se é uma concorrência orgânica.
  • Como é seu público alvo? Há demanda? Eles saberão que você é uma alternativa no mercado? Eles estão em uma localização em que sua solução é possível? – Para este tipo de análise, são necessários dados e não apenas um “bom conhecimento de mercado” ou “Intuição”. Para isso, é altamente recomendável pesquisar com outras empresas já sêniores no mercado, e utilizar de ferramentas muito usadas na área de marketing, principalmente Google Adwords para anunciar seu produto e Google Keywords para analisar o quanto seu produto é procurado na internet


Google Ads – Wikipédia, a enciclopédia livre



Enfim


Essas análises são apenas uma pequena parte das infinitas possibilidades e perguntas que podem ser feitas para fazer um estudo de viabilidade e saber se seu negócio está preparado ou não.


No fim das contas, esta é uma decisão que cabe ao dono do investimento e seus stakeholders decidirem, afinal, eles são as pessoas que melhor conhecem a empresa e, um estudo de viabilidade é basicamente um autodiagnóstico de sua empresa!


Entender suas limitações é algo vital para manter seu negócio saudável e lucrativo, além de que, dependendo de sua situação, é sábio não tomar uma oportunidade enquanto não estiver preparado, colocando em risco sua fonte de renda.


Se você conhece o inimigo e conhece a... Sun Tzu - Pensador