A linha de produção é o ponto principal de uma empresa fabril. Funcionando de forma correta, interliga positivamente todos os outros setores da empresa: comercial, financeiro, administrativo, jurídico, entre outros. Porém, é muito comum haver gargalos na produção, e o papel da empresa é identificá-los, entender as causas e buscar soluções.
O que é um gargalo?
Os gargalos de produção podem ser definidos como falhas ou erros que ocorrem na linha produtiva. Esses obstáculos atrasam o andamento do processo, colocam em risco a qualidade do produto final e afetam o desempenho operacional de toda a equipe. Estes entraves limitam a capacidade de fabricação. Quando a quantidade de matéria prima que entra não rende a quantidade de produto final devida, é possível perceber que há problemas a serem resolvidos na indústria.
Quando o gargalo está presente no início da produção, ele prejudica todas as etapas seguintes, fazendo com que estas aconteçam em velocidades reduzidas. Dessa forma, a fábrica produz abaixo da capacidade em praticamente todas suas etapas. Se este obstáculo está presente ao final da linha produtiva, ele travará o escoamento de produtos, gerando estoques de produto em processo. Porém, quando o gargalo está localizado no meio da linha produtiva as etapas anteriores a ele geram estoques em processo e as etapas seguintes produzirão de forma mais lenta, devido a velocidade de produção do gargalo.
Além dessas já citadas, existem diversas outras consequências das falhas na produção. Entre elas, a baixa produtividade é causada devido a ociosidade da equipe, que aguarda pela solução do gargalo e a baixa qualidade no produto final, pois as falhas contribuem para a produção defeituosa. O desgaste da equipe por imprevistos gera conflitos internos. A falta de previsibilidade da produção acontece pois não é possível saber o quanto será produzido em certo tempo. Além da impossibilidade de definir a capacidade exata de produção, já que os erros mascaram os números corretos.
Quais são os principais gargalos na indústria?
Existem diversos gargalos que podem ser identificados em uma produção. Entre eles, um dos mais comuns é a falta de gestão de matéria prima. Esta falha pode estar relacionada com matéria-prima escassa, vencida ou com problemas com fornecedores.
Além disso, outro muito comum é a falta de acompanhamento da produção. Esta carência gera desconhecimento das etapas atuais da produção. Assim, metas, prazos e indicadores deixam de ser estabelecidos, gerando a desmotivação do time.
A falha nos equipamentos é um dos obstáculos mais usuais de linhas produtivas. Os equipamentos também podem ser a causa de gargalos porque estão desatualizados ou precisam de manutenção. Além da baixa eficiência, as frequentes paradas por danos ou ajustes também podem levar à paralisação da produção, resultando em queda na qualidade do produto final e até mesmo desperdício de investimento.
Por fim, falhas na gestão de custos é outro gargalo muito comum. À primeira vista, a gestão de custos não parece causar falhas na linha de produção, mas o problema está diretamente relacionado. Conforme mencionado anteriormente, problemas no processo produtivo afetam toda a empresa, de uma ponta a outra, inclusive o custo do produto final.
Como eliminar ou reduzir um gargalo?
Então, como é possível corrigir essas falhas? A melhor maneira de solucionar esses problemas é através do mapeamento de processos. O mapeamento de processos é um serviço que, por meio de fluxogramas, esquematiza toda a linha produtiva da indústria. Dessa forma, é possível identificar cada etapa do processo de produção, desde a entrada da matéria-prima até a saída do produto final. Compreendendo a função de todos os maquinários e dos funcionários que trabalham com eles.
A análise desse esquema permite determinar os gargalos da produção. Assim, é possível identificar em quais etapas da produção estão ocorrendo desperdícios e quais as consequências que essas falhas causam no rendimento produtivo. Dessa forma, define-se as melhores maneiras de solucionar esses problemas.
Além disso, pode-se otimizar o processo produtivo a partir do serviço de mapeamento de processos . Propõe-se mudar este processo para melhorar a eficiência da produção e, finalmente, reduzir custos e aumentar a lucratividade. Essa análise do processo produtivo busca encontrar o maior número possível de problemas na cadeia produtiva e apontar soluções mais viáveis para eles. Além de permitir a padronização do processo. Para saber como isso é feito na prática, confira nosso case de sucesso clicando aqui.
Assim, a redução dos gargalos e a otimização dos processos geram diversos benefícios para a empresa. Entre eles, uma maior produtividade e eficiência. O melhor gerenciamento de estoque permite o uso correto de recursos e matéria prima e a padronização permite maior assertividade no treinamento da equipe. Essas melhoras resultam em uma redução do custo e uma maior qualidade do produto final. Dessa forma, a empresa consegue garantir uma melhor experiência ao cliente.
Portanto, pode-se compreender que os gargalos de produção, quase sempre imperceptíveis quando vistos de longe, geram diversos prejuízos para a empresa. Logo, é de extrema importância que aconteça análises frequentes a linha produtiva.