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Inovando com a pesquisa de mercado



Primeiro passo para inovar: pesquisa de mercado


A pesquisa de mercado é uma ferramenta que muitas empresas têm utilizado para descobrir quem é seu cliente, entender melhor o mercado ou entender a demanda de seu negócio. A ideia é iniciar um novo negócio a partir dessa pesquisa e acertar nas apostas, tendo um papel crucial para a decisão final.


Afinal, quando você pensa em investir em algo novo, como você sabe onde apostar suas fichas? A ideia da pesquisa de mercado é justamente essa. Através do conhecimento sobre o meio que está inserido e sobre seus possíveis clientes, criar o produto que eles precisam. A consequência desse acerto é o destaque na concorrência.


Por isso, a dica que sempre deve ser seguida antes de pensar em inovar na sua empresa, antes de buscar a pesquisa e desenvolvimento de um novo produto é: procure a pesquisa de mercado e aposte no certo.



O que é a pesquisa de mercado


Destrinchando melhor o termo, pesquisa de mercado é a busca por um compilado de informações para um determinado objetivo final. Essas informações dependem de onde você pretende chegar e o que pretende alcançar. Essa busca é guiada por uma série de estratégias que levam às informações necessárias. Muitas empresas fazem sua própria pesquisa e outras terceirizam esse trabalho.


A ideia clara por trás disso é entender o mercado que você atua ou pretende atuar, ou seja, um mercado específico de seu interesse. Entendendo como esse mercado funciona, é necessário entender seu possível público alvo e como ele vai reagir diante do seu novo serviço ou produto. Portanto, quanto mais informações você obtiver desse mercado, mais preparado você estará para lançar algo novo. Consequentemente, seu sucesso estará mais garantido também.


Essa metodologia pode ser classificada em duas frentes: pesquisa primária e pesquisa secundária. Realiza-se a pesquisa primária diretamente com clientes, através de ligações, e-mails ou mídias sociais, firmando seu primeiro ideal de público alvo (ou persona). Já a pesquisa secundária é feita indiretamente. Ou seja, não há contato com possíveis clientes, mas sim com dados já existentes, sendo eles de sua própria empresa ou publicados por outros meios. As duas formas são seguras e funcionais, a escolha delas vai de acordo com as necessidades do próprio cliente.


Como fazer a pesquisa de mercado


Transformando a ideia em alguns passos simples, a pesquisa de mercado é dividida em 6 passos principais. Sendo feita por você mesmo ou por uma empresa terceirizada, os passos deverão ser seguidos, mudando apenas a forma como as respostas para eles são obtidas. Os passos, portanto, são:


1. Definir os objetivos da pesquisa. Para início de todo o processo, é necessário ter bem claro onde você pretende chegar com a pesquisa, como encontrar seus clientes, satisfazer seu público alvo ou determinar quanto pode ganhar com sua inovação.


2. Decidir o método. Existem várias formas de conseguir as informações, mas o mais importante é saber qual delas será mais eficaz. Tudo vai depender de seu público, da urgência das informações, do número de informações necessárias.


3. Decidir o método. Existem várias formas de conseguir as informações, mas o mais importante é saber qual delas será mais eficaz. Tudo vai depender de seu público, da urgência das informações, do número de informações necessárias.


4. Coletar os dados. A partir das decisões tomadas anteriormente, é preciso coloca-las em prática, ir atrás de sua amostra de campo e conseguir informações.


5. Estudar a concorrência. Depois de saber sobre o negócio em si, é hora de ir explorar seus concorrentes, afinal você não vai competir em uma plataforma de buscas com o Google não é mesmo? Por isso essa etapa é tão importante! Se não puder competir com os demais, seu negócio não irá progredir.


6. Analisar os dados e obter resultados. Terminado toda a compilação de dados, apresente sua conclusão. Se é ou não viável apostar nesse novo negócio, a decisão final está agora nas suas mãos.



Próximos passos


Terminada sua pesquisa de mercado, a última etapa é a decisão final. É seguro apostar todas as suas fichas nesse negócio ou serviço? O investimento será compensado? Quanto tempo para começar a lucrar? Essas questões devem vir depois da pesquisa de mercado finalizada. Portanto, devem ser acompanhadas de respostas que vão definir o futuro do seu negócio e que podem te destacar na concorrência.


Um passo importante é fazer a análise de viabilidade para, após conhecer seu negócio e produto, saber quanto é possível investir. Os estudos técnico e econômico são essenciais para finalizar sua ideia com a certeza de que haverá retorno e, portanto, é seguro investir e inovar. Apostar no seguro sempre é a melhor opção.


Por último, uma consultoria pode ser a tacada final para brilhar em seu novo negócio. Além de analisar se é possível sua empresa se envolver nesse novo produto ou serviço, haverá as dicas necessárias para alavancar sua ideia. Novamente, aposte no seguro e não será possível errar. Por fim, destaque-se!