EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Qual a importância de realizar testes de qualidade nos produtos finais?


O controle de qualidade de um produto pode ser definido como o conjunto de testes realizados com o objetivo de avaliar a qualidade e eficácia de matérias primas, produtos intermediários e produtos finais ao longo de um processo produtivo. Mas quais os benefícios este controle pode trazer para uma indústria? É realmente necessário implementá-los?


Garantir a qualidade final dos produtos e serviços tem sido uma das maiores preocupações entre as empresas no mercado. Com consumidores cada vez mais exigentes, é importante pensar na qualidade além de na produtividade e redução de custos. A garantia de qualidade deve ser vista não apenas como um diferencial, mas também como um mecanismo para antever possíveis problemas, e evitar que eles ocorram e prejudiquem de alguma forma o estabelecimento ou o consumidor.



Quais as vantagens do controle de qualidade?


A padronização da qualidade de um produto, feita por variados testes em uma indústria, tanto no meio do processo produtivo, quanto no produto final, garantem a melhora da imagem da marca, assim como a segurança do consumidor. Outra grande vantagem é a de responsabilidade social, pois um produto que foi testado previamente não poderá causar danos ao consumidor e evitará complicações posteriores. 


Uma das vantagens da realização de testes de qualidade no produto final, é a identificação de gargalos na produção. Imagine que um lote analisado não se adequou as especificações desenvolvidas pelo resultado das análises. A não conformidade do produto indica que parte do processo produtivo, seja ele durante as etapas de matéria-prima, mistura ou na utilização de máquinas, não seguiu o padrão da empresa e comprometeu a qualidade da produção. A partir daí, outros testes podem ser realizados para identificar qual etapa da produção deve ser reavaliada. 


Teste de qualidade X Certificação do Produto


Alguns produtos possuem normas específicas desenvolvidos por órgãos de certificação. Estas normas incluem uma série de procedimentos a serem realizados por parte do produtor, quem quando passa a segui-las, pode atestar que seu produto ou processo é certificado. Uma das principais certificações reconhecidas mundialmente é a ISO 9001, que garante a capacidade de um sistema de gestão. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, as vantagens de certificar um produto são muitas, entre elas, diminuir controles e avaliações  por parte dos clientes e melhorar a imagem da organização e de seus produtos. 


Entretanto, estas normas não são obrigatórias para comercialização de alguns produtos finais, e, muito por conta da complexidade de alguns testes para cumprimento da certificação, para algumas empresas a realização de testes de qualidade já é suficiente para atestar a eficiência de seu produto. A escolha entre estes dois caminhos deve partir de uma análise do produto, consumidor, normas técnicas, órgãos de certificação, e outros fatores situacionais da indústria. A EQ Júnior pode te ajudar a analisar qual a melhor escolha.


Como são realizados estes testes?




Nos produtos finais, cada lote produzido é testado quanto à sua conformidade com suas especificações fornecidas pela empresa produtora. Na maioria dos casos, são utilizados equipamentos para medir os aspectos químicos ou físicos dos materiais e dos produtos, como teor ou concentração dos ativos, de acordo com a substância a ser analisada. Todos os materiais que entram na análise devem ter a qualidade comprovada e um processo de aprovação interno para ser utilizado, e todos os setores da organização devem estar cientes dos procedimentos implantados e da importância de seu cumprimento. As indústrias farmacêuticas, de cosméticos, alimentícias e de produtos para construção civil são exemplos de setores que possuem uma grande preocupação com estes testes. 


Diversas ferramentas para a escolha destes testes podem ser utilizadas. Além de garantir a segurança, os testes podem também definir outros objetivos, como melhorar um produto já existente. O alinhamento com a satisfação dos clientes e o recebimento de feedbacks é um importante mecanismo para definição de métricas que caracterizem o produto final como satisfatório. 



Como posso implantar estes testes na minha empresa?


Muitas empresas destinam parte de sua mão de obra e de seu investimento para planejar e realizar o controle de qualidade. Cada produto tem características específicas e requer atenção diferenciada, nem sempre sendo possível determinar regras generalizadas de análise. Um planejamento de análises e registro de dados deve ser elaborado, contando com uma margem de erro e com a verificação de exigências legais para a comercialização daquele determinado produto. A elaboração de procedimentos e o treinamento da equipe são fatores essenciais para a implementação dos testes.


Opções terceirizadas tem aparecido no mercado como um caminho para quem deseja inserir um conjunto de testes de qualidade em sua empresa mas não deseja abdicar de uma grande quantia de dinheiro e ainda assim alcançar bons resultados. Os projetos de controle de qualidade e certificação de produtos realizados pela EQ Júnior, contam com a verificação de normas, procedimentos de testes direcionados ao produto final, orçamento dos equipamentos e ferramentas necessárias, visando sempre o menor custo por parte da empresa contratante. Se interessou? Entre em contato conosco e orce já um projeto de controle de qualidade para sua empresa!