EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Reduzir Custos Operacionais com Mapeamento de Processos


O mapeamento de processos, presente na carta de serviços da EQ Júnior, é uma ferramenta empregada a fim de delimitar a cadeia produtiva de uma empresa. A partir do conhecimento de cada etapa produtiva é possível identificar as fontes de perdas no processo e, consequentemente, reduzir custos operacionais. Com isso, é possível criar um cenário ideal para o processo e aprimorá-lo, rendendo o máximo de eficiência, reduzindo o tempo e o custo da produção a fim de aumentar sua produtividade.


Sendo assim, é através da identificação de gargalos (perdas) e otimização do processo produtivo que se pode reduzir custos operacionais. Para realizar tal redução e aumentar os lucros de uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, a construção de um fluxograma da produção é fundamental.



Fluxograma de processo, um passo fundamental para reduzir custos operacionais


Com a elaboração de um fluxograma o controle de todas as etapas da produção torna-se muito mais fácil. Dessa maneira, a tarefa de administrar todos os steps da empresa, ou seja, tudo que acontece desde a matéria prima até a obtenção do produto final, também é facilitada.  A partir do fluxograma são apresentadas de forma muito visual e pontual todas as etapas do processo por meio símbolos interligados, o que faz com que essa ferramenta seja muito útil para compilar tudo o que ocorre na empresa, identificar os gargalos e destacar pontos de melhoria, reduzindo, portanto, os custos operacionais.  É a partir do fluxograma do processo atual que se constrói um fluxograma otimizado, o qual indicará todas as fontes de falha do processo atual.


Análise das etapas e identificação de falhas


Agora com todo o mapeamento delimitado pelo fluxograma do processo, é possível avaliar profundamente as etapas para identificar as melhorias que cada atividade exercida dentro da empresa precisa. Essa é a hora de avaliar o que está funcionando bem e o que precisa ser reestruturado, a fim de reduzir custos operacionais. As falhas existentes geralmente podem ser originadas pela ausência de mecanismos ou metodologias apropriadas, atividades repetitivas não automatizadas, desperdício de matéria-prima, entre outras fontes. Todas as ações inadequadas, gargalos, ou até mesmo atrasos produtivos devem ser identificados, uma vez que para a redução de gastos adicionais com a operação devem ser pontuados todos os obstáculos à performance satisfatória dos processos.


Vale ressaltar que os operários e demais funcionários, por acompanharem o cotidiano da linha de produção, serão capazes de destacar diversos problemas envolvidos nas etapas produtivas e podem ser fundamentais para sugerir melhorias no processo.





Mas e agora, como executar as melhorias na prática e reduzir custos operacionais na empresa?


As alterações necessárias já foram identificadas? Os pontos de melhoria já foram sugeridos e investigados? Chegou o momento de implementar essas mudanças a fim de maximizar os lucros e o rendimento do processo da empresa. É necessário garantir que tudo que foi detectado pelo mapeamento seja concretizado na realidade de todos os funcionários, ou seja, que as mudanças sejam implantadas de fato no cotidiano da linha produtiva. Logo, é imprescindível que todos os pontos de alteração sejam compartilhados com as equipes responsáveis e, além disso, que uma metodologia de implementação seja pré-definida. 


O mecanismo de implementação pode ser definido individualmente ou de maneira conjunta aos operários da linha, dependendo particularmente da fonte de falha ou sugestão de melhoria analisada. Metas de rendimento devem ser traçadas, criando um ambiente de sinergia entre os funcionários para agregar valor para o trabalho de cada membro da equipe. Todo esse esforço deve ser direcionado ao objetivo maior de otimizar o processo produtivo e reduzir custos operacionais.



A supervisão das etapas deve ser tarefa constante!


Para que os custos operacionais sejam de fato reduzidos na sua empresa, é fundamental que exista um acompanhamento contínuo em cada uma das etapas. Sendo assim, monitore continuamente todos os processos e, se necessário, não hesite em realizar novas adequações. O mapeamento funciona como um compilado de informações sobre o processo atual exercido pela empresa, portanto, é fundamental que o mesmo seja atualizado à medida que novas necessidades vão surgindo dentro da produção. Essas práticas garantirão o máximo rendimento e a alta performance de cada atividade.


O interesse em reduzir custos operacionais não deve ser apenas uma ideia que surge quando a empresa passa por um momento de crise. Outras áreas da empresa, além da produção, podem ser reavaliadas a fim de reduzir custos sem prejudicar o crescimento do seu negócio, como o ajuste de preço com fornecedores, estratégias de Marketing, entre outros artifícios. Cabe ao empreendedor, juntamente aos gestores, a tarefa de monitorar todos os setores da empresa constantemente, a fim de que gastos sejam reduzidos e mais capital seja investido para a melhoria dos processos, tornando o negócio mais competitivo no mercado e mais rentável ao seu bolso.


A EQ Júnior conta com o serviço de mapeamento e otimização de processos em sua carta de serviços, entre em contato e agende um diagnóstico para sugerirmos a melhor solução para a sua empresa, teremos o prazer de te auxiliar nessa tarefa!