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Como aplicar a Logística Reversa na sua empresa?

Se você tem uma empresa ou indústria que se preocupa com sustentabilidade e impactos ambientais, com certeza já ouviu falar sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e seu impacto no seu negócio. Nesse texto você vai conhecer um de seus principais mecanismos, a logística reversa, e como ela vai impactar positivamente o seu negócio e ajudar no seu desenvolvimento sustentável.



O que é Logística Reversa?


A responsabilidade sobre as embalagens produzidas pelas empresas não acaba assim que estas chegam nas mãos dos clientes, como muitos pensam. Desde de 2010, com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), essa responsabilidade ainda continua sendo da empresa a qual produziu. A logística reversa é um instrumento que direciona as embalagens e materiais pós-consumo, como lâmpadas, pilhas e pneus, por exemplo, para a reciclagem ou geração de energia.


Dessa forma, aquilo que seria descartado e traria um impacto extremamente negativo para o meio ambiente e para a sociedade em geral, vai poder trazer um retorno positivo para a sociedade e até mesmo para a empresa.


Esses materiais são destinados para cooperativas de reciclagem e estas realizam a triagem e definem o destino final do material. Ele pode seguir para a reciclagem ou para a geração de energia, podendo retornar para o ciclo produtivo da indústria.


Para regulamentar a logística reversa, estabeleceu-se que a empresa deve se comprometer a cuidar de pelo menos 22% de toda a massa de embalagem ou material comercializado naquele ano, mas existem empresas que atingem muito mais do que isso. Desse modo, existem órgãos estaduais que normatizam e fiscalizam essa logística reversa, como a CETESB, no estado de São Paulo, por exemplo. Toda a logística reversa deve ser ter comprovação desses órgãos para poder se regularizar.


Por que ela está em alta?


Esse assunto está em alta e pode gerar um grande valor à sua empresa por mostrar responsabilidade ambiental ao se preocupar com os impactos ambientais gerados na produção de seus produtos e o que acontece com eles depois que eles estão no mercado. A consciência sustentável pode ser muito bem vista pelo público.


Muito além da regulamentação e cumprimento de leis ambientais, se preocupar com questões ambientais e demonstrar isso para seu público pode alavancar seu negócio e ser uma ótima estratégia de marketing para conquistar seus clientes, uma vez que o mundo está cada vez mais engajado sobre o assunto.


Então, ao invés de olhar para isso apenas como um problema a ser resolvido e um custo a mais, o melhor a se fazer é enxergá-lo como uma oportunidade de investimento e buscar um retorno sobre isso.


Algumas empresas consideradas referências por utilizarem estratégias de marketing verde e logística reversa são: Avon, Mcdonald’s, Coca-cola, entre muitas outras. Essas empresas enxergaram oportunidades nesses problemas e hoje vem recebendo um retorno fantástico por conta disso.


  • Avon: criou um programa para coletar embalagens e resíduos de cosméticos de qualquer marca e encaminha para a reciclagem. Já reciclou milhares de toneladas de resíduos;
  • Mcdonald’s: no Brasil, a empresa lidou com o problema do descarte do óleo utilizado para fritura, criando um programa que recolhe esse óleo e o encaminha para usinas. Nas usinas esse óleo recebe um tratamento para, posteriormente, ser reutilizado pelos próprios caminhões da companhia como biocombustível.
  • Coca-cola: tem programas de embalagens retornáveis e reciclagens de matéria-prima. Uma das metas da empresa é atingir 100% de recolhimento das embalagens no mercado até 2030.


Assim, percebe-se que cada empresa se adapta do seu jeito para resolver problemas cotidianos e de caráter ambiental. Dessa forma, surgiram diferentes meios de se realizar a logística reversa e vamos abordar algumas delas no próximo tópico.



Como aplicá-la na minha empresa


Como visto anteriormente, a logística reversa pode ocorrer de diferentes maneiras. Isso vai depender bastante do nicho de cada empresa e da estrutura existente em cada local para que se possa implementar ela e assim, garantir o retorno que a empresa espera. Por isso, fica evidente a importância de investimentos na cadeia de reciclagem.


Os principais meios de implementação da logística reversa são: a criação de PEV (Pontos de Entrega Voluntária), Doações e a Compensação Ambiental.


  • Criação de PEV (Pontos de Entrega Voluntária): a empresa pode criar pontos de coleta em diferentes locais públicos para o descarte correto das embalagens e materiais por parte do consumidor para receberem um direcionamento especializado e correto.
  • Doações: sua empresa pode atuar auxiliando cooperativas da cadeia de reciclagem, colaborando com doações de diferentes formas, tanto materiais, ou apoio com treinamentos e consultorias.
  • Compensação Ambiental: essa é uma forma indireta da logística reversa, uma vez que não atua diretamente na embalagem produzida e encaminhada para o consumidor final. Seria uma forma de compensação material. A reciclagem se dá pela mesma quantidade e material que foram liberados para o consumo, mas não necessariamente a mesma embalagem.