O uso da modelagem de processos como representação gráfica dos processos é fundamental para uma empresa. Isso porque permite uma maior compreensão acerca do funcionamento da empresa e como ocorre a geração de valor aos clientes. Nesse sentido, a modelagem de processos conta com um conjunto padrão de regras e símbolos, onde se destaca a Notação BPMN.
Muito além de uma simples representação gráfica, o BPMN é uma ferramenta estratégica relevante para quem busca mapear, otimizar e padronizar processos.
O que é a Notação BPMN?
O BPMN é a abreviação de Business Process Management Notation, e em tradução, Notação de Modelagem de Processos de Negócio. E, por definição é dada pela linguagem formada por símbolos que modelam os fluxos dos processos, com vários níveis de detalhamento, tornando-os padrões e passíveis de compreensão por diversos segmentos da empresa.
Por ser uma notação global, sua origem se deu entre várias empresas de ferramentas de modelagem, em que cada uma delas tinha sua própria notação, aspecto que dificultava a comunicação entre usuários e clientes. Hoje, o BPMN é mantido por uma organização internacional sem fins lucrativos que regula padrões tecnológicos, a OMG (Object Management Group).
Tendo como resolução do debate, a unificação das formas de modelar processos. Dessa maneira, originou-se um novo código, o BPMN, com a capacidade de maximizar a compatibilidade entre diversos sistemas de informação e facilitar a comunicação entre as partes interessadas. Dado a isso, esse padrão se tornou popular nas organizações, sendo considerada como a notação mais aceita, discutida e utilizada para modelar e automatizar processos.
Importância da Notação BPMN
A linguagem BPMN possui uma importância significativa pois além de melhorar a comunicação, ela também permite uma melhora na representação visual do processo. Ainda, cabe ressaltar que o nível de detalhamento do processo é moldável e depende do objetivo da modelagem do processo. Caso deseje somente uma noção do processo, não se faz necessário o detalhamento. No entanto, se você quiser assimilar com uma maior profundidade, será preciso uma atenção maior aos detalhes para uma boa gestão do processo.
De modo geral, o ideal seria a modelagem dos processos a partir de uma visão ponta a ponta. Isso significa visualizar os processos de maneira completa e entender que o resultado é fruto do engajamento entre os variados departamentos da empresa, não somente de um único setor, no intuito de agregar valor ao cliente e promover uma experiência benéfica.
Funcionamento da Notação BPMN
O modelo de um BPMN, expresso na imagem abaixo, destaca os exemplos de símbolos e a forma em que são feitas a modelagem do processo por essa notação. Note que é bastante simplificado e de fácil compreensão, com alguns símbolos de significados intuitivos e outros mais específicos.
Esses símbolos se subdividem em 5 grupos. O primeiro são os objetos de fluxo, que abrange pontos de atividades, eventos e desvios. Já o segundo são os objetos de dados, que apresentam as formas de manipulação, produção, requerimento e armazenamento das informações contidas.
Ainda, o terceiro são as swimlanes, formada pelas raias e piscinas, que dividem o diagrama de acordo com a participação no processo. Por fim, o quarto são os objetos de conexão que consistem em indicar a sequência do fluxo do processo.
Além disso, há os artefatos que acrescentam informações relevantes para dentro do processo como registros complementares. Com isso, vale destacar que o BPMN tem recursos mais completos ao comparar com um simples fluxograma, dado sua capacidade de retratar processos de maneira mais precisa.
Vantagens da aplicação
Nesse sentido, podemos destacar as principais vantagens da aplicação do BPMN para a planta industrial:
- Aumento da Produtividade: As empresas atuais possuem uma estrutura dividida por áreas conforme as especialidades dos profissionais, por exemplo, marketing, financeiro e logístico. Com o BPMN aplicado, essa forma de funcionamento torna possível uma maior produtividade dado a prevenção de distorções nas metas e visões, oriundos da falha de comunicação com o passar do tempo, de cada setor na planta industrial.
- Versatilidade: Por suas origens de criação, o BPMN foi elaborado com um foco amplo e usabilidade aberta de compatibilidade com outros modelos. Com isso, a notação BPMN pode ser aplicada a vários setores do processos como administrativos, técnicos, financeiros, gestão de qualidade, entre outros.
- Manuseio e Transparência: A representação gráfica do BPMN estabelece a participação de cada profissional no mapeamento do processo, ou seja, quem são os responsáveis por cada etapa do processo. Logo, o controle da planta industrial é maior, tal como, a transparência em relação às atividades dos responsáveis pela parte da produção.
- Processos Aprimorados: A realização do levantamento e mapeamento do processo por meio da linguagem BPMN auxilia no entendimento melhor dos gargalos e na identificação de possíveis melhorias.
Com a aplicação da notação BPMN, à medida que há a execução, redesenho e monitoramento dos processos, a empresa identifica seus pontos de melhoria e atua sobre eles com mais agilidade e assertividade. Tendo como resultado, um mapeamento de processo mais apropriado para uma empresa que tem seus interesses aliados ao do cliente, fato que eleva o patamar do negócio garantindo um maior lucratividade e um ganho de vantagem competitiva no mercado.