EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Bomba Hidráulica: O que é, como influencia e para que serve?

A origem da primeira bomba construída é incerta. Porém, pode-se afirmar que a agricultura foi a principal razão para o surgimento da concepção de uma bomba. Uma vez que seu papel de recalcar água foi muito requerido desde o período dos egípcios. Em 1738, na Rússia, foi inaugurada a primeira fábrica de máquinas hidráulicas, onde iniciou-se a fabricação artesanal das bombas. Com isso, no fim do século XVIII difundiu-se o mercado de bombas, que hoje são utilizadas diariamente como parte de processos de produção.

Mas afinal, o que é uma bomba hidráulica? Parece uma pergunta básica, mas muitas pessoas que trabalham nesta indústria ainda não sabem a sua função.


Definição e Classificações

As bombas hidráulicas são dispositivos de fluxo que realizam o deslocamento de um fluido por escoamento através do consumo de energia . Estes equipamentos podem ser classificados pela sua aplicação ou pela forma com que a energia é cedida ao fluido. A primeira classificação são as bombas hidrodinâmicas, que são utilizadas para transmitirem fluidos cuja resistência é criada pelo peso do fluido e pelo atrito. Outra classificação são as bombas hidrostáticas, conhecidas por realizarem um deslocamento positivo, que fornecem determinada quantidade de fluido por ciclo. Abaixo pode-se encontrar a classificação das bombas hidráulicas de modo mais detalhado.


Funcionamento das Bombas Hidráulicas

O transporte de quaisquer fluidos do reservatório/tanque para outras partes do sistema requer a plena operação de uma bomba. Com isso, seu funcionamento se baseia no princípio de deslocamento de fluido, ou seja, qualquer objeto totalmente imerso ou não em um fluido deve ser impulsionado por uma força igual ao peso do fluido deslocado pelo objeto. Parâmetros que interferem na diferença de pressão, velocidade de escoamento e diferença de altura. Fatores, os quais, são responsáveis pela geração da força que alimenta o deslocamento. 

E nisso, tanto a entrada quanto a saída da bomba hidráulica podem conter diferentes válvulas. Por exemplo, a válvula de retenção localizada na entrada da bomba. Realizará a sucção, empurrará o fluido do tanque/reservatório para dentro da bomba. Em seguida, a válvula localizada na saída, descarga, bombeará fluido para outras partes do sistema.


Importância das Bombas Hidráulicas

Tendo em vista, é possível compreender a relevância desses equipamentos dentro do processo produtivo nas indústrias. Sendo assim, o desempenho operado por bombas depende do dimensionamento proposto, uma vez que a adoção de bombas hidráulicas estão diretamente ligadas a parâmetros que afetam seu funcionamento. Porém, é necessário estudar e analisar o ponto ideal de trabalho do maquinário. Visto que sua localização pode afetar o desempenho e qualidade. Um dos problemas que podem ser gerados é a perda de carga. Isso elevará a demanda de energia requerendo maior desgaste da vida útil do equipamento e má gerenciamento da produção.

Com isso, deve-se ficar atento ao funcionamento das bombas hidráulicas, dado que possuem influência no andamento do processo produtivo. Nesse sentido, analisar o melhor equipamento para o dimensionamento do processo produtivo é fundamental para o sucesso da fabricação do produto. Tal atividade é realizada pela EQ Júnior, através da elaboração de um Projeto de Processos Químicos em que estarão dispostos a melhor configuração do dimensionamento de acordo com a engenharia.