EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

EPI e EPC: entenda a relevância do uso

Antes de existirem direitos aos trabalhadores, muitos deles sofriam com acidentes no trabalho, por conta das condições desfavoráveis e falta de segurança no ambiente de trabalho. Assim, a implementação de leis que exigissem o uso de EPI e EPC fez com que o risco de acidentes fossem diminuindo com o passar dos anos.

Definição EPI e EPC

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado como ferramenta de trabalho pelo trabalhador para minimizar os riscos que ameaçam a segurança e a saúde no trabalho. Seu uso é obrigatório pela legislação trabalhista brasileira por meio das Normas Regulamentadoras (NR), no caso dos EPI a Norma é a NR 06, presente na Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho.

Os EPI mais utilizados rotineiramente são: luvas, calçados fechados (botinas), máscaras de proteção, coletes (aventais), capacete, óculos, dentre outros.

EPI

O Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) são todos os equipamentos que a empresa fornece, destinados para proteger os trabalhadores dos riscos do ambiente de trabalho, de maneira coletiva. A Norma Regulamentadora é a NR 04 que trata sobre o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

Os EPC mais utilizados são: cones sinalizadores, fitas sinalizadoras, cordas e placas sinalizadoras. Além desses, kit primeiros socorros, corrimãos, detectores de fumaça, chuveiro de emergência, entre outros. 

EPC

Importância do uso

As adoções de medidas de prevenção e segurança, sejam elas feitas por meio de EPI e/ou EPC, são essenciais para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores da sua empresa, evitando multas de órgãos governamentais, e também acaba gerando um ambiente com condições mais favoráveis para desempenhar o trabalho, aumentando a produtividade e a qualidade de vida do trabalhador.

Os EPI protegem os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de risco que vir a ocorrer, desde que estejam sendo usados corretamente durante o expediente de trabalho de acordo com as regras e determinações da empresa. Já os EPC, possuem o mesmo objetivo que os EPI, porém eles são utilizados para a proteção coletiva tanto dos trabalhadores como para cidadãos comuns em determinadas situações.

Benefícios do uso de EPI e EPC

Além dos benefícios citados anteriormente como a proteção para o trabalhador, a melhoria da saúde e do bem estar, a ação conjunta de EPI e EPC gera uma série de benefícios, sendo os principais deles:

– Redução de interrupções ou afastamentos: Caso aconteçam acidentes, as atividades acabam sendo paralisadas e também ocorre a perda de um funcionário durante o tempo de recuperação, logo o uso desses instrumentos reduz consideravelmente a chance dessas situações acontecerem, diminuindo os prejuízos da empresa.

– Maior confiança dos funcionários: Empresas que fornecem e orientam sobre o uso correto de instrumentos de segurança possibilitam que o trabalhador se sinta mais seguro para desempenhar seu trabalho, gerando maior produtividade.

– Destaque para a empresa no mercado: Com uma segurança relevante, a empresa se torna um local onde muitos trabalhadores querem trabalhar, aumentando assim seu porte no mercado e competitividade no setor, já que a demanda maior favorece a escolha por profissionais mais qualificados.

– Maior proteção: A utilização dos EPC favorecem não apenas os funcionários como também todas as pessoas que circulam ao redor do ambiente de trabalho e sem suas proximidades.

Como saber se minha empresa precisa de EPI e EPC

Caso sua empresa esteja passando por esses pontos com relação a segurança do trabalho:

– Funcionários tem receio em realizar certas atividades por conta da falta de segurança e por falta de equipamentos adequados.

– Se caso existir o uso de produtos químicos, e os funcionários não saibam como fazer o manuseio desses produtos e nem como descarta-los adequadamente. Se você se identificou com esses quesitos, entre em contato com a EQ Júnior, lá você pode conhecer mais sobre os serviços e de como os especialistas podem te ajudar a solucionar seu desafio.