Introdução:
Atualmente, o debate em torno da sustentabilidade, da preservação ambiental e dos danos causados ao meio ambiente estão em crescimento. Com isso, a cobrança aumenta para que empresas se posicionem dentro do mercado, sendo um fator decisivo em alguns casos. Em vista disso, o marketing verde visa trazer amplos benefícios para a companhia.
O que é o marketing verde?
O marketing verde, também conhecido como marketing ambiental ou ecomarketing, é um conjunto de estratégias as quais visam a divulgação de condutas que beneficiam o meio ambiente e buscam a sustentabilidade. Sejam eles no processo de produção/operacional, na divulgação ou no produto final, resumidamente, na postura geral da empresa. Essa tática objetiva promover a imagem da corporação relacionado às questões ambientais, principalmente a responsabilidade socioambiental e a consciência ecológica.
Atualmente, os debates sobre os problemas ambientais e preservação do meio ambiente estão cada vez mais frequentes. Portanto, o marketing verde demonstra para a sociedade que sua empresa é pautada em condutas sustentáveis e preocupadas com o bem estar ambiental. Lembrando que não estamos falando apenas da natureza, mas também em um viés social, cultural e econômico.
Qual a importância do marketing verde na sua empresa?
Diversos benefícios estão associados à promoção de um marketing verde na sua empresa. Primeiramente, um estudo da IBM (2021) aponta que “84% dos consumidores indicam que a sustentabilidade ambiental é moderadamente importante” e que “os consumidores estão dispostos a gastar mais em marcas que são ambientalmente responsáveis”.
A partir do que foi citado, é perceptível que, promovendo ações benéficas ao meio ambiente, haverá uma atração de clientes que estão alinhados com a mesma consciência. Bem como os consumidores que não possuem o mesmo grau de interesse pela causa não deixarão de consumir seus produtos.
Ademais, ao se posicionar de tal forma no mercado, sua empresa terá um enorme diferencial competitivo quando comparada a outras que não possuem essa preocupação ambiental. Esse fato também irá gerar maior atração de investidores. Estes passarão a enxergar um maior potencial, aumentando a tendência de crescimento da empresa.
Além disso, ocorrerá a melhora da imagem e reputação da empresa perante a sociedade. Associando elementos positivos e a uma postura séria de comprometimento com o futuro, gerando credibilidade. Por fim, investimentos em sustentabilidade tendem a gerar economia, lucro e qualidade. Como já citado, alguns consumidores estão dispostos a pagar mais pelos seus produtos.
Dessa forma, é fundamental que o marketing verde seja baseado em ações reais e não somente um “discurso verde”.
Como inserir o marketing verde na sua empresa?
Em primeiro lugar, as atitudes da empresa devem visar reduzir os impactos ambientais negativos. Além disso, faz com que o número de ações benéficas para o meio ambiente aumente. Para que isso ocorra da melhor maneira, todos dentro da empresa, principalmente os donos e fundadores, devem estar alinhados com essa consciência ecológica, incorporando a sustentabilidade na cultura empresarial. Por fim, essa nova visão deve ser repassada para os consumidores, é nessa etapa em que se aplica amplamente o marketing verde.
Diversas medidas podem ser adotadas para demonstrar sua preocupação com o meio ambiente. Entre elas:
- Invista fortemente em reciclagem e reaproveitamento de materiais;
- Apoie a utilização de fontes de energia renováveis;
- Busque reduzir a emissão de poluentes;
- Descarte adequadamente o lixo gerado pela empresa;
- Reduza o uso de materiais não biodegradáveis;
- Procure economizar água e energia em todas as áreas do seu negócio;
Além disso, invista em programas e trabalhe com empresas que compartilham dessa mesma consciência. Isso mostra que a gestão da companhia também está preocupada com o meio ambiente. Ademais, pesquise formas de aumentar a durabilidade do seu produto, dentro do possível. Uma medida muito importante é a obtenção de certificações que comprovam o comprometimento da empresa. Por fim, nunca se esqueça dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) e dos 4 Ss ( aceitação social, satisfação do consumidor, segurança e sustentabilidade), estes são a base do marketing verde.
Como a EQ Júnior pode te ajudar nisso?
Nesse sentido, a EQ Júnior possui como um de seus valores a sustentabilidade, havendo diversos projetos voltados para soluções ambientais dentro de seu escopo, sempre personalizadas para cada cliente. Entre eles, os principais são:
- Neutralização de carbono: Realizamos o mapeamento e a quantificação das emissões de carbono da empresa, evento ou organização. Sugerimos também ações para reduzir ou compensar o carbono emitido.
- Projeto de gestão de resíduos sólidos: Elaboramos os documentos PGRS e PGRSS, respectivamente voltados para gestão de resíduos sólidos e resíduos sólidos de saúde. Com o Plano de Gerenciamento de Resíduos, sua empresa estará de acordo com as exigências de órgãos como a ANVISA, garantindo seu funcionamento e evitando multas.
Dessa forma, sua empresa irá compactuar com o meio ambiente, podendo promover um marketing verde, se posicionar no mercado e atrair diversos clientes e investidores. Entre em contato conosco e saiba como o marketing verde pode ajudar na sua empresa.