EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Aquecimento global : Como diminuir seu impacto ?

O aquecimento global ganhou destaque em discussões, tanto pela mídia quanto por órgãos governamentais. Até mesmo os consumidores estão priorizando comprar de empresas que se preocupam com suas emissões. Mas afinal, o que é o aquecimento global?  Como isso me afeta? Como eu posso me responsabilizar pelas minhas emissões?

O que é aquecimento global?

O aquecimento global nada mais é do que o processo de aumento da temperatura média do planeta, sendo seu principal motor, o Efeito Estufa. Este, por vez, é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pelo sol, em vez de ser refletida pela terra e se dissipar no espaço, é absorvida pelos gases da atmosfera. É importante lembrar que o efeito estufa é um fenômeno natural. Entretanto, vem sendo extremamente potencializado pelas emissões dos Gases de Efeito Estufa.

Representação esquemática de como funciona o aquecimento global

Imagem 1: Esquema do caminho realizado pela radiação solar.

Atualmente, o aquecimento global é responsável pelo aumento de 1°C na temperatura mundial, e segundo pesquisadores da ONU, estamos muito próximos de atingir a marca de 1,5°C e até mesmo chegar a 2°C já na primeira metade do século.

Segundo relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), a única solução possível para o aquecimento global é reduzir pela metade as emissões de gases do efeito estufa até 2030. Além de absorver parte do carbono que já está na atmosfera.

Abaixo estão representados os riscos ligados ao aumento global da temperatura:

Imagem 2: Ameaças relacionadas ao aumento da temperatura.

Possíveis Soluções

Um dos caminhos que nos levam para longe desses problemas é a Neutralização de Carbono, serviço ofertado pela EQ Júnior – Consultoria e Projetos!

A neutralização de carbono consiste basicamente nas seguintes etapas:

  1. Cálculo da quantidade de carbono emitido (por uma empresa, ONG, pessoa física, etc.) utilizando-se de métodos atuais e atualizados – também chamado de inventário de carbono. Podem ser contabilizados diversos tipos de emissão, como Emissões Diretas, Emissões Energéticas e Emissões Indiretas;
  2. Cálculo da quantidade de árvores (de determinada espécie, caso o cliente desejar). Além é claro da área necessária para a realização do plantio.
  3. Finalmente “neutralizando” o carbono que está sendo emitido pelo cliente.

Ao retirar o carbono que emitimos da atmosfera, desaceleramos significativamente o aquecimento do planeta. Se cada um de nós fizéssemos a nossa parte, é bem possível que consigamos bater a meta do IPCC. Prevenindo assim que a temperatura do planeta aumente ainda mais.