Já sentiu que seu negócio, mesmo sendo muito inovador, está estagnado? Ou até mesmo consolidado no mercado, mas sem perspectivas de crescimento e expansão? Esse é um problema que infelizmente atinge todo tipo de empresa. Mas isso pode ser solucionado com os planos de negócios. Este um instrumento simples porém completo e fundamental para que sua empresa alavanque os resultados.
Mas antes de partir para a solução, primeiro é preciso definir o que é o plano de negócios. O plano de negócios consiste em um documento que detalha desde os objetivos e metas da empresa até quais passos devem ser seguidos para que eles sejam alcançados. Porém, é preciso que o empreendedor tenha pleno conhecimento do mercado do seu produto, quais as oportunidades e os riscos.
Um problema enfrentado por qualquer empresa
Dados coletados pelo IBGE indicaram que em torno de 50% das empresas fecham antes de completar 3 anos e quase 80% fecham antes de uma década de existência. A maior parte disso é a má gestão do empreendedor. Mas má gestão não deve ser atrelada à falta de vontade e sim à falta de planejamento. Muitas pessoas entram no ramo do empreendedorismo sem um know-how de gerenciamento e sem uma rota bem definida, ou seja, sem um plano de negócios.
Por outro lado, as empresas mais consolidadas no mercado muitas vezes se encontram estagnadas, sem conseguir expandir seus negócios e sendo ultrapassadas. Alguns motivos que podem ser destacados são a negligência de inovação, a insistência em estratégias que funcionavam em um contexto mais antigo, porém perderam eficiência e a falta de ampliação de visão do mercado. Um grande exemplo disso é a empresa de videogames Atari. Pioneira na área de consoles e jogos, não identificou a necessidade de inovar e as ameaças que as competidoras apresentavam. Por fim, por estar ficando para trás, teve que vender diversas divisões, deixando de ser um protagonista e se tornando um coadjuvante no ramo.
Dessa forma, é possível observar que ter um plano de negócios para sua empresa é essencial. Pois ele que ditará o ritmo de sua produção e crescimento, indicará quais passos devem ser dados. Como isso o desenvolvimento de novos produtos, alocação de recursos financeiros e inovação em marketing, fica menos suscetível a erros.
E como é feito um plano de negócios?
Como dito anteriormente, é preciso ter um forte conhecimento sobre o mercado de seus produtos ou serviços. Além da vivência do meio, é necessário realizar muito estudo sobre a área. Também é necessário saber a fundo o funcionamento da empresa como um todo. Sendo desejável um plano operacional para identificar onde estão os gargalos dos processos. Então, com o auxílio da matriz S.W.O.T., será possível realizar os planejamentos de cada área e determinar quais estratégias deverão ser adotadas. Não só isso, mas cada caso é um caso, ou seja, não é viável pegar um plano de negócios de uma empresa de outro segmento e simplesmente aplicá-lo à sua.
Portanto, o plano de negócios é fundamental para guiar a empresa a alcançar novos patamares. Mas, como foi visto, é necessário dedicar muito tempo a estudos e análises para elaborar um plano de negócios. Visto que ele deve trazer a situação atual da empresa e que apresente o caminho correto a ser seguido. Sendo isso algo que nem todo gestor é capaz de fazer por precisar tomar conta da produção atual.
Dessa forma, pensando em tirar essa carga de trabalho adicional dos colaboradores, a EQ Júnior oferece o serviço de consultoria para elaboração de um plano de negócios sólido e robusto. Temos preços acessíveis e auxílio de professores doutores com experiência no assunto. Caso tenha ficado interessado, acesse no e-book gratuito sobre o assunto e entre em contato conosco. Caso queira tirar eventuais dúvidas e agendar uma reunião de diagnóstico.