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Modelo de Negócio: Estrutura e Importância

Muitos empreendedores quando estão abrindo um negócio, ou querem o modificar, focam no que acham mais urgente e não no mais importante. Dessa forma, raramente montam um modelo de negócio bem estruturado.

Tais atividades, normalmente, são mais práticas, porém, a longo prazo elas podem se tornar grandes problemas para a sua empresa, uma vez que, não estará explícito para todos, os principais aspectos de seu negócio.

 Se você não quer que isso ocorra com a sua empresa, acompanhe o nosso texto até o final e anote todas as dicas. 

O que é um modelo de negócio? 

Um modelo de negócios não é somente a forma como uma empresa lucra, e sim a lógica da criação, entrega e captura de valor de uma determinada empresa, ou seja, é a estruturação dos elementos e etapas que conduzem a sua empresa a fazer exatamente a sua função. Esses três aspectos são fundamentais para o seu negócio e podem ser exemplificados como: 

  1. Lógica da criação: Como uma companhia cria o seu valor, isto é, o seu produto;
  2. Entrega: Como a sua firma entrega o seu produto;
  3. Captura de valor:  O que deve ser feito para a sua empresa levantar o capital necessário para conseguir sempre entregar o produto ao consumidor final. 

Apesar disso, não confunda plano de negócios com modelo de negócios. Enquanto o primeiro se relaciona com um documento detalhado que serve para entender a viabilidade de seu estabelecimento, o modelo de negócios é um processo anterior e está explícito nele como você faz o seu negócio. 

Conhecendo a sua empresa

Antes de falarmos sobre os tipos de modelos de negócios e como ele é feito, é de extrema importância o conhecimento a respeito sobre qual é o seu formato de negócio, em outros termos, qual é o público da sua empresa. 

Lembrando que um empreendimento pode se enquadrar em mais de um tipo:

  1. B2C: Business to client, ou seja, do negócio para o cliente. As empresas desse ramo lidam diretamente com o consumidor final. Por exemplo: farmácias e supermercados.
  2. B2B: Business to business, ou seja, do negócio para um outro negócio. As empresas desse ramo lidam diretamente com outros empreendimentos. Por exemplo: atacadistas e contadores.
  3. B2B2C: Business to business to client, ou seja, do negócio para um outro negócio para um cliente. As empresas desse ramo lidam com empresas que vendem para o consumidor final por intermédio de outras empresas.

Quais são os principais modelos de negócios? 

Atualmente, existem diversos modelos de negócios, entretanto os mais utilizados no mercado estão a seguir: 

  1. Franquia: O empreendedor compra o direito de usar uma marca e a sua forma de trabalho. Por exemplo: Mc Donald´s, Cacau Show, entre outros. 
  2. Assinatura: O cliente paga por algum tipo de serviço. Por exemplo: Amazon Prime, Netflix, entre outros.
  3. Freemium: Um produto é oferecido gratuitamente, mas possui funções extras que são pagas. Por exemplo: Spotify e YouTube. 

Como criar o seu modelo de negócio?

Abaixo, observa-se um quadro direcionado à estruturação de um modelo de negócios.

Primeiramente, é necessário pensar na sua empresa como algo individual, ou seja, achar um modelo viável para ela e não copiar de outros empreendimentos. Outro ponto importante é ter uma visão macro do seu negócio. Após isso você estará pronto para montar o seu modelo de negócios!

Para isso, será utilizado o canvas, que é composto por 9 blocos e ficam dispostos da seguinte maneira: 

  1. Segmento de clientes: Detalhes do público alvo do seu negócio. Assim, é determinado os seus potenciais consumidores e quem você precisa conquistar e fidelizar. 
  2. Proposta de valor: Produtos e serviços ofertados ao público alvo. Escrever neste campo quais problemas o seu negócio quer resolver para os seus compradores. 
  3. Canais: Como será feita a comunicação com os clientes e como irá ocorrer o transporte do seu produto até o mercado consumidor. 
  4. Relacionamento com o cliente: Como seu negócio irá ficar próximo de seus clientes e conquistar mais espaço no mercado consumidor. 
  5. Receitas: Listar todas as fontes de renda de seu negócio e ficar sempre atento para responder à pergunta: Quais atividades serão necessárias para a minha empresa gerar receita? 
  6. Recursos principais: Citar todos os recursos necessários para que seja possível ofertar o seu produto ao mercado consumidor. Eles podem ser: físicos, humanos, intelectuais e financeiros. 
  7. Atividades-chave: Quais são as principais atividades que a sua empresa realiza para oferecer seus produtos. Aqui você pode abranger as atividades voltadas à produção em si, até aquelas voltadas ao marketing e a gestão de pessoas.
  8. Parceiros: Listar todos os possíveis parceiros que oferecem vantagem ao seu empreendimento. Sejam eles alianças estratégias ou fornecedores. 
  9. Estrutura de custos: Colocar todos os seus custos de operação, relacionados às fontes de receita e às atividades-chave. Ou seja, este campo serve para você obter uma noção de quanto capital é necessário para continuar sua fabricação de maneira interrupta. 

Conclusão

Dessa maneira, é de extrema importância que seu negócio comece com um modelo bem estruturado, e lembre-se: sempre analise, primeiro, o seu tipo de negócio, dessa forma, conseguirá estruturar o melhor modelo para sua empresa. E como já dizia Alexander Osterwalder: “Hoje, inúmeros modelos de negócios inovadores estão surgindo. Indústrias inteiramente novas estão se formando enquanto as antigas se desintegram.”