EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

NET zero: como ser parte da economia de baixo carbono

co2 neutral, climate change, pxclimateaction-7139834.jpg

Introdução

O processo de industrialização mundial potencializou a liberação de gases de efeito estufa na atmosfera- destaque para o dióxido de carbono (CO2)- sem o pagamento de tarifas. Tal emissão fez com que a temperatura média global subisse 1,1 ºC desde a Revolução Industrial. Isso intensificou a ocorrência de enchentes e  queimadas, bem como promoveu o degelo nos polos.

 Que significa Net zero carbon?

Net zero ou net zero carbon emissions (zero emissões líquidas de carbono) é o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. O objetivo é frear o acelerado processo de aquecimento global crescente desde a  industrialização – século XVIII.

O que é Net zero 2050?

      Net zero 2050 é o comprometimento das organizações envolvidas a atingirem zero emissões líquidas de carbono até o ano de 2050. Nesse momento, quase 30% das maiores empresas da Europa estão com essa meta. Em indústrias intensivas em carbono – como petróleo, gás e produtos químicos – muitas das organizações estabeleceram o objetivo para 2050 ou quase isso. Enquanto isso, outros setores de serviços apontam para próximo de 2035. 

No entanto, um estudo da Accenture analisou o ritmo de redução das emissões de gases poluentes. Caso continue igual àquele entre 2010 e 2019, apenas 5% das empresas europeias atingirão as próprias metas no prazo com o qual se comprometeram. Nesse ritmo, apenas 9% conseguirão cumprir a meta de 2050. 

 A Accenture publicou o relatório “Reaching Net Zero by 2050”. Ele constata que durante a última década, organizações que definiram um objetivo net-zero, reduziram suas emissões em média 10%. Enquanto as que optaram por não o fazer aumentaram as suas emissões. Isso mostra que definir metas ajuda a acelerar a transição para net-zero.

Como saber se uma empresa tem compromisso Net Zero? 

Uma empresa com compromisso Net Zero está sempre tentando equilibrar os níveis de carbono emitidos — tanto implementando medidas de redução ou de compensação. 

Para identificar quais empresas aderem a essa meta, é necessário observar se os seus processos seguem os princípios dessa política de sustentabilidade, dados pela(s):

  • Economia circular

 Adoção de um ciclo produtivo, onde os resíduos não utilizados durante o processo de produção são reaproveitados na primeira etapa; 

  • Energias renováveis: 

Utilização de energias limpas e renováveis (não causam poluição pela emissão de substância), como a solar e a eólica. 

Além disso, certifique-se se a empresa adota medidas sustentáveis para compensar a emissão de gases de efeito estufa. 

Uma das práticas mais comuns das empresas é a compra de créditos de carbono. Companhias que reduziram a emissão de gases em seus processos vendem esse “crédito” para as que ainda não conseguiram. Desse modo, há uma compensação entre os níveis de gases de efeito estufa liberados na atmosfera. 

Outra medida corriqueira entre as empresas é o reflorestamento e preservação de ambientes naturais. Elas próprias direcionam seus recursos para auxiliar na conservação ou regeneração do meio ambiente. 

Por último, mas também comum, há os Green Bonds. Esses são títulos de dívidas emitidos com a finalidade de captar recursos para investimentos em projetos sustentáveis que objetivam minimizar os efeitos causados pelas mudanças climáticas.

Algumas das principais companhias que firmaram compromissos de Net Zero a nível mundial: 

– A União Europeia e os Estados Unidos se comprometeram em ser Net Zero até 2050; 

– A China se comprometeu em ser Net Zero até 2060; 

– Países como o Butão (Ásia) e o Suriname (América do Sul) já conseguiram superar o Net Zero. Atualmente, negativos em emissão de carbono. 

Alguns exemplos de empresas específicas e suas metas: 

AVANTIUM (Química)

Mudou o foco para além da mera eficiência até 2025, pretende que todas as suas novas tecnologias sejam orientadas para a economia circular. A companhia inteira visa a ser um “negócio circular” até 2030. Meta final ser “net zero” até 2030.

PEPSICO (Bebidas e alimentos)

Até o fim de 2022, todo o plástico das garrafas de Pepsi na Europa deve ser de reciclagem (a garrafa PET reciclada da marca tem pegada de carbono 30% inferior à nova). A meta seguinte é cortar emissões em 40% até 2030 no escopo 3 .Meta final ser “net zero” até 2040

SCANIA (Veículos)

Até 2025, visa a cortar em 50% as próprias emissões e em 20% as emissões de seus veículos  a combustão (em relação a 2015). Vende caminhões elétricos desde 2020 e prevê que representarão 50% de sua receita com veículos até 2030.Meta final ser “net zero” até 2040

HP (Hardware)

Busca, até 2025, 60% de corte de emissões nos escopos 1 e 2 (ante 2015). Até 2030, quer cortar 50% na emissão de toda a cadeia, no escopo 3 . Tem parceria com o WWF para preservar florestas e compensar o uso de papel de outras marcas em suas impressoras. Meta final ser “net zero” até 2040

Essa temática na EQ júnior:

Um de nossos serviços é a busca de soluções ambientais, tanto em relação ao descarte de resíduos sólidos quanto em relação a emissão de efluentes e seu impacto no ambiente. Tais serviços estão disponíveis para consulta em: Soluções/Serviços – Soluções Ambientais (PGRS E PGRSS) – EQ Junior