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Como obter selo de carbono zero para seu negócio

Práticas de desenvolvimento sustentável e compensação de carbono estão ganhando a atenção do mercado global. Fazendo com que as empresas repensem suas atividades e tomem atitudes para reduzir seu impacto ambiental. Nesse cenário, o selo de carbono zero surgiu como uma solução para a identificação de companhias comprometidas com a diminuição do aquecimento global e gestão da crise climática. Mas o que é o selo de carbono zero? Quais vantagens ele traz para a empresa? E como conseguir o selo? Neste texto, a EQ Júnior te ajuda a entender tudo sobre neutralização de carbono e o selo de carbono zero!

A crise climática e o aquecimento global

A imagem mostra a terra cercada por nuvens, provavelmente em decorrência do aquecimento global e da falta de cuidados com as emissões de gases do efeito estufa. Práticas essas que empresas que buscam o selo de carbono zero não podem ter.

O aquecimento global observado atualmente é resultado do acúmulo de gás carbônico (CO2) e outros gases na atmosfera. Esses gases intensificam o efeito estufa, um fenômeno natural e necessário para a vida na Terra. Esse aumento de concentração tem como consequência a elevação da temperatura em escala global. Por isso, os gases responsáveis por esse fenômeno são chamados de Gases do Efeito Estufa (GEE). Dentre os GEE, os que contribuem para o aquecimento global são o CO2, o metano (CH4) e os clorofluorcarbonos (CFC’s). Como esses gases possuem carbono em sua composição, é convencional dizer sobre emissão de carbono para nos referirmos aos GEE.

Com o agravamento da crise climática os países fizeram acordos e tratados internacionais para estabelecer metas de redução da emissão. Uma das mais importantes foi a compensação de carbono. E juntamente com outras ideias a corrida para salvar o meio ambiente ganhou forma. A partir disso, empresas e companhias de todo o mundo se viram obrigadas a repensar suas políticas ambientais e adotar práticas sustentáveis. Não só pelo cumprimento dos acordos internacionais, mas também pela pressão social de investidores e consumidores. Pois o mundo começou a prezam cada vez mais por marcas verdes. De acordo com uma pesquisa realizada pela EY-Parthenon, os brasileiros têm cobrado posturas mais sustentáveis e conscientes das marcas.

Nesse cenário, a neutralização de carbono surgiu como uma solução ambiental importante. Pois, além ajudar na crise climática essa prática passou a ser uma vantagem competitiva para as empresas.

Neutralização de carbono e o selo de carbono zero

A neutralização de carbono consiste na realização de um inventário de emissão de carbono a partir do mapeamento de todas as fontes emissoras de GEE de uma organização, considerando todos os serviços e processos envolvidos. Depois, é feito o cálculo da quantidade total de carbono emitido, a partir dos parâmetros da metodologia escolhida . Com os resultados, é possível compensar a quantidade de carbono emitida. Isso é feito por meio da recuperação de áreas degradadas a partir da plantação de árvores, em uma espécie de balança ecológica. Isso tudo porque as plantas resgatam o carbono da atmosfera para realizar a fotossíntese. Além disso, a compensação pode ser feita através da aquisição de créditos de carbono e utilização de tecnologias mais limpas.

Imagem de árvores replantadas com o objetivo de fazer a compensação de gases do efeito estufa. Um dos pontos que precisam ser atingidos para adquirir o selo de carbono zero

Dessa forma, realizando a compensação dos gases emitidos, é possível que a empresa ou organização obtenha o selo de carbono zero. A partir de relatórios e inventários que comprovem as práticas de neutralização da instituição, diversas empresas no Brasil emitem a certificação e o selo de carbono zero. Como não há nenhum programa nacional de carbono zero, as ações voltadas para a redução e compensação das emissões não são padronizadas. Nesse sentido, é necessário seguir as orientações de instituições internacionais e organizações não governamentais. Além é claro das tendências globais de práticas sustentáveis. Essas práticas visam não só a diminuição do impacto ambiental mas também a sobrevivência no mercado.

Vantagens do selo de carbono zero

As vantagens e benefícios que o selo de carbono zero pode trazer para uma empresa são muitos. O primeiro deles é a possibilidade do desenvolvimento sustentável. Ao realizar o mapeamento das emissões de carbono, a organização adquire consciência do impacto ambiental gerado pela sua cadeia produtiva. Com isso pode implementar ações que a tornem mais ecológica para além da compensação de carbono.

Outra consequência positiva do selo é o fortalecimento da marca no mercado. Isto porque, os clientes estão cada vez mais exigentes com as marcas em relação a práticas sustentáveis. Sendo essa uma das prioridades na hora de escolher os produtos e serviços a serem consumidos.

Por fim pode-se dizer que as chances de conseguir investidores e realizar parcerias com outras marcas também são impulsionadas com a aquisição do selo de carbono zero. Com isso é possível a exploração de novos segmentos do mercado para sua empresa. Tudo isso resulta em uma vantagem competitiva para sua marca. Podendo ainda ser intensificada com ações de marketing para mostrar as práticas e valores sustentáveis da sua empresa. Além do mais existe o retorno para a sociedade, que vai além da esfera econômica.

Ilustração de um homem que segura uma lâmpada querendo representar o crescimento que as empresas podem alcançar com a adoção de práticas de neutralidade de carbono

Como adquirir esse selo ?

Nesse sentido, a EQ Júnior pode te ajudar a dar início no processo de neutralização de gases do efeito estufa e aquisição do selo de carbono zero! Nós realizamos toda a parte de estudo, análise e mapeamento das fontes de GEE de sua empresa ou organização, através dos conceitos de balanço de massa adquiridos na graduação de Engenharia Química. A partir disso, elaboramos um inventário de emissão de carbono e calculamos as quantidades de gases emitidas por meio de uma metodologia que seja adequada ao seu negócio e às suas necessidades. Além disso, construímos um plano de ação para que sua empresa compense as emissões, seja através da plantação de árvores ou da aquisição de créditos de carbono. Para que assim consiga obter o selo de carbono zero e a certificação. Vale lembrar que nós podemos realizar esse trabalho com empresas de diversos segmentos, seja ela de processos químicos ou até mesmo uma transportadora.

Agora que você já conhece tudo sobre o selo de carbono zero, sua importância tanto para a sociedade quanto para o seu negócio, pode começar a implementar práticas sustentáveis no seu negócio. Que tal ter a ajuda da EQ Júnior nesse momento? Entre em contato conosco para entender melhor nossas soluções ambientais e solicite um orçamento!