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​​Tendência de mercado: consumidor pós pandemia

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Introdução

A pandemia trouxe um cenário de incertezas e inseguranças em diversos segmentos do nosso dia a dia. No comércio, o consumo passou a ser mais cauteloso e de difícil acesso. Assim, o mercado online se tornou um importante meio para comerciantes que buscavam alternativas para expor seus produtos. Com isso, o e-commerce se viu crescendo progressivamente. Dessa forma. algumas características de compras e consumidores foram se moldando conforme essa nova realidade do mercado. Esse período foi marcado pela digitalização e pela personalização dos produtos, com clientes cada vez mais exigentes em seus pedidos. Vale ressaltar que, apenas no Brasil, já são mais de 110 milhões de usuários na rede.

Novo perfil de consumidor

Nesse novo cenário, o consumidor precisa apenas ter acesso a internet para pesquisar sobre especificações do produto e opções de marca. Portanto, a clareza das informações é primordial para que o cliente chegue ao seu produto dentre as diversas opções disponíveis. Para isso, é necessário um conhecimento profundo do perfil do cliente, mapeando o seu público alvo, suas preferências e desejos e tendo transparência com ele. Assim, constrói-se, dia após dia, um relacionamento de confiança com a empresa. Desse modo, oferece-se qualidade e melhora cada vez mais o conteúdo, valorizando a modernização tecnológica e a segurança no momento da compra.

Um cliente fazendo compras online pelo celular.

Entre as mudanças notadas, podemos citar a facilidade da compra online. Nela, todos os produtos podem ser dispostos em apenas uma aba na internet. Nestes locais, o consumidor pode olhar e escolher seu produto de interesse a curto alcance. Porém, o processo de decisão não é simples e depende de várias situações e variáveis que interferem na jornada e na experiência desse consumidor. A empresa precisa ter um enfoque maior na experiência do cliente, em imagens e em suas propagandas. Assim, é possível atrair e direcionar mais pessoas e mantê-las nesses sites confiáveis. Preço de frete, avaliação de outros consumidores, prazo de entrega são os fatores mais relevantes no momento da compra. 

Assim, o novo consumidor está mais atencioso, com mais expectativas, mais consciente e antenado. Ele busca por variedade, boas opções de crédito e nitidez na compra. Isso faz com que a necessidade de inovações aumente cada vez mais em relação a forma de tratamento e venda online. Por outro lado, avaliações negativas, falta de detalhes nas descrições dos produtos, forma de pagamento não confiáveis são os fatores que mais levam os clientes a sair do site.

Como adequar uma empresa a esse novo cenário?

 Além disso, algumas alternativas surgiram durante esse período. Diversas empresas se reinventaram no seu modelo de negócio, como por exemplo, a opção de delivery em restaurantes. Esta se tornou indispensável para garantir sua permanência durante a pandemia. Entretanto, continua sendo uma ótima alternativa para o novo hábito criado após esse período. A tendência agora é que o e-commerce conviva com as lojas físicas, principalmente para o público de adultos e idosos e lojas no ramo de roupas e calçados. Porém, a geração de jovens traz uma nova realidade de fazer essa necessidade desacelerar. Isso torna o mercado online cada vez maior e único em algumas vertentes.

Por fim, o marketing digital se tornou a ferramenta mais importante da atualidade. É através dela que é possível compartilhar informações dos produtos e serviços por meio de redes sociais. A EQ Júnior fornece opções para planos de negócios e estruturações de marketing, sendo uma ótima opção Desse modo, faz-se com que as pessoas tenham mais contato com a marca se envolvendo com a experiência e as postagens, não só sobre o produto, mas sim, com toda uma ideologia onde o próprio consumidor se transforma no criador de conteúdo, dando prioridade à relação de custo x benefício e comprando apenas o que é essencial e das marcas que confia.