EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Embalagem biodegradável: uma solução sustentável

landfill, waste disposal, garbage-6525291.jpg

As embalagens estão presentes no dia a dia de todos nós e por conta disso, provocam impactos ambientais inimagináveis ao serem descartadas. Cada vez mais as pessoas têm tomado consciência disso e se preocupado com relação à sustentabilidade. Por isso, muitas empresas têm começado a investir em embalagens biodegradáveis para os seus produtos. Contudo, primeiramente, faz-se necessário observar os impactos de uma embalagem comum (de plástico) e quais suas diferenças.

Embalagens de plástico e as consequências do seu uso

As embalagens feitas de plástico são as principais no mercado atualmente, pois possuem baixo custo e são muito versáteis. Isso se dá por apresentarem boa flexibilidade, boa resistência química e mecânica e serem de fácil acesso para produção em larga escala. Porém, apesar das diversas vantagens, esse tipo de embalagem produz impactos ambientais gravíssimos. O plástico é um material que leva muitos anos para se decompor, de forma prejudicar o meio ambiente, devido seu tempo de estagnação. Um dos principais habitats afetados é o marinho, pois os animais os ingerem ou se enroscam nesses materiais, causando óbitos e problemas de fauna.

Além disso, no decorrer dos anos, os resíduos se tornam microplásticos, que são partículas pequenas e até mesmo microscópicas de plástico. Esses estão presentes em diversos lugares como solo, produtos alimentícios, águas de consumo e até mesmo no ar que respiramos. Estudos apontam que essas partículas aumentam a toxicidade das águas, causando a morte de corais e animais marinhos.

O que são embalagens biodegradáveis?

As embalagens biodegradáveis são aquelas que se degradam através de processos orgânicos, ou seja, através de microrganismos (fungos e bactérias). De acordo com a norma técnica 15448-2 da ABNT, tal processo apresenta parâmetros e prazos específicos à serem seguidos. À título de comparação: plásticos podem demorar aproximadamente 400 anos para se degradarem.

RGNutri | Como as embalagens biodegradáveis podem ajudar a sua empresa? -  RGNutri

Existem diversos materiais que podem ser utilizados para se produzir uma embalagem biodegradável. As embalagens de PLA, sintetizadas a partir do ácido lático, formam um plástico biodegradável com características parecidas com as do PET.

Também podem ser feitas a partir de vegetais, como por exemplo algas, cana de açúcar e até mesmo de cogumelos. Apesar de serem altamente vantajosas, por neutralizarem carbono, esse tipo de embalagem possui um alto custo. Existem também embalagens biodegradáveis de papel e madeira, a base de celulose, que podem ser facilmente recicladas. Além disso, têm-se embalagens de celofane, que também são a base de celulose.

Para enlatados, é possível utilizar casca de tomate como revestimento, substituindo os bisfenóis, que são nocivos para a saúde e meio ambiente. Por fim, há também a opção de se utilizar fibras de coco, uma matéria-prima nacional e de baixo custo.

Uma solução sustentável e vantajosa no mercado

Portanto, é fato que devemos reduzir o consumo de plástico. Diante disso, novos consumidores estão dando preferência para empresas que estejam em busca deste propósito. Tanto para reduzir os impactos ambientais, quanto para diminuir os prejuízos à saúde humana. Dessa forma, empresas que buscam o uso de embalagens biodegradáveis, com certeza já sentem os benefícios.

Mesmo com pequenas desvantagens, o uso das embalagens biodegradáveis tem se mostrado uma tendência mundial, ganhando crescente espaço no mercado. De acordo com Aron Belinky, especialista em sustentabilidade, “empresas que não estiverem alinhadas com o tema vão perder espaço”. Isso mostra o quão diferencial é a adesão à essa solução sustentável.

Por esses motivos, é notável a urgência em reduzir o uso de plásticos através de uma solução sustentável, sendo essa, a adoção das embalagens biodegradáveis. Nesse momento, as embalagens agem como um coringa, ajudando tanto na sustentabilidade quanto para um marketing verde para a empresa. Desse modo, a EQ Júnior pode ajudar por meio de nossos projetos. Por exemplo, para a implementação de uma nova embalagem biodegradável, nosso serviço de P&D te ajudará com a implementação da nova embalagem.