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Suplementos alimentares: o mercado do futuro

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Os suplementos alimentares são substâncias químicas produzidas especialmente para complementar a alimentação e não prevenir ou curar doenças. Eles podem ser compostos de todas as vitaminas e minerais e por isso são conhecidos como multivitamínicos. Além disso, podem conter determinadas substâncias, como ocorre no caso da creatina e da spirulina, indicados especialmente para quem pratica algum tipo de atividade física. De forma geral, eles fornecem nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação autorizados pela Anvisa. Na formulação, também podem ser adicionados aditivos, de uso tradicional alimentício, para dar sabor, cor, aroma, consistência ou volume. Essa categoria foi criada em 2018 para garantir o acesso da população a produtos seguros e de qualidade. 

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Os suplementos alimentares servem para complementar a alimentação saudável e não como forma de substituição alimentar. Dessa maneira, devem ser utilizados sob indicações de um médico ou nutricionista. Existem suplementos alimentares que contêm todos os nutrientes diários necessários (polivitamínico e minerais), como o Centrum e o One A Day. Contudo, existem aqueles suplementos que contêm uma quantidade muito maior de proteínas, carboidratos ou outros componentes. Dentre eles, os tipos de suplementos alimentares mais comuns e utilizados que existem são:

  • Suplemento alimentar hipercalórico: para engordar
  • Suplemento alimentar proteicos: para ganhar massa muscular
  • Suplemento alimentar termogênico: para emagrecer
  • Suplemento alimentar antioxidante: contra o envelhecimento
  • Suplemento alimentar hormonal: regularizar o sistema hormonal

Atualmente o mercado mundial de vitaminas e suplementos alimentares, de acordo com o Euromonitor, é de quase 110 bilhões de dólares. Em 2019, foi registrado um crescimento de 7%, no Brasil, atingindo vendas de R$ 6,6 bilhões. O mercado brasileiro corresponde a 30% do mercado latino americano de suplementos dietéticos. Com um consumidor cada vez mais preocupado com questões de saúde, a previsão é que esse segmento continue crescendo. Segundo dados, os suplementos alimentares já estão em 54% dos lares brasileiros e além disso, 72% dos aumentaram os cuidados com a alimentação no último ano.

Farmácias são o maior canal de vendas dos suplementos vitamínicos na América Latina, devido à prevalência cultural no Brasil, correspondendo 83% das vendas. A venda direta também permanece forte, já que consumidores latino-americanos de áreas rurais apreciam a interação pessoal proveniente de vendedores locais. Com um mercado potencial alto para suplementos alimentares, consumidores ainda sentem falta de algo no mercado, abrindo oportunidades na indústria.

Dessa forma, a EQ Júnior pode entrar atuando de diversas formas no mercado, sendo uma das possibilidades de atuação da empresa o plano de negócio. Este conta com a criação de estratégias e planejamento para começar ou ampliar tal negócio, identificando oportunidades a fim de atingir objetivos. Além disso, conta-se também com a estruturação de um plano de marketing, operacional e financeiro.

Outro serviço oferecido pela empresa seria relacionado à gestão de produtos químicos (GPQ), responsável por estruturar uma gestão eficaz e segura dos produtos químicos utilizados nessa indústria. O objetivo desse serviço é elaborar um manual e planilha para auxiliar em armazenagens, emergências e descarte dos produtos químicos. Um case de sucesso realizado na empresa foi com o serviço prestado a Nutri Flora. Este teve um treinamento ministrado aos funcionários sobre a segurança no local de trabalho e como lidar com os produtos químicos.

Altos investimentos também podem ser feitos na área P&D, a fim de aprimorar e buscar novos produtos, desenvolvendo soluções inovadoras. Todo ano, são lançadas novidades para o mercado nacional, como novos sabores e texturas para as barras de proteína, sobremesas fit, entre outros. O mercado é considerado um campo fértil de pesquisa e oportunidades comerciais.