EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Processos Químicos: O que são?

chemical laboratory, test tubes, chemistry-1063849.jpg

Um processo químico é um conjunto de operações coordenadas que transformam matérias-primas em produtos finais através de reações químicas. Esses processos podem ocorrer de diferentes maneiras, dependendo do tipo de operação, do controle de fluxo dos reagentes e produtos e da duração da reação.

chemical, costume, protection-1636371.jpg

Tipos de Processos Químicos

A depender do tipo de processo e da escala (laboratorial ou industrial) em que ocorrerá tal processo químico, os meios nos quais eles serão processados irá variar. Visto isso, existem e são utilizados três tipos principais de processos químicos: batelada, semi-contínuo e contínuo.

1. Batelada

  • Neste tipo de processo, as reações químicas ocorrem em um recipiente fechado, chamado de reator, onde todos os reagentes são adicionados de uma só vez no início da reação.
  • A reação ocorre sem a adição contínua de reagentes e a remoção contínua dos produtos. Assim, todo o processo ocorre em etapas, em lotes separados.
  • Após a reação ser concluída, os produtos são retirados do reator e um novo lote de reagentes pode ser adicionado para iniciar uma nova batelada.
  • Esse tipo de processo é adequado quando a produção em pequena escala é necessária, ou quando as condições de reação precisam ser alteradas entre lotes.

2. Semi-contínuo

  • Esse tipo de processo combina características dos processos em batelada e contínuo.
  • A reação começa com a adição de uma quantidade inicial de reagentes no reator, de forma semelhante ao processo em batelada.
  • No entanto, durante a reação, reagentes adicionais são continuamente alimentados no sistema, enquanto os produtos são retirados também de forma contínua.
  • Esse tipo de processo é útil quando é importante manter uma certa concentração de reagentes para otimizar a produção, e também quando a remoção contínua de produtos evita a inibição da reação.

3. Contínuo

  • Nesse tipo de processo, as reações químicas ocorrem de forma contínua, sem interrupção, em um sistema contínuo de fluxo.
  • Os reagentes são alimentados continuamente ao reator, e os produtos também são retirados de maneira contínua, mantendo um fluxo constante através do sistema.
  • Esse tipo de processo é altamente eficiente para produções em grande escala, uma vez que permite um controle preciso das condições de reação e do fluxo de reagentes e produtos.

Processos Químicos no dia a dia

Em nosso cotidiano, diversos processos químicos são realizados frequentemente e nem nos damos conta, seja quando dirigimos um automóvel, cozinhamos ou acendemos uma vela. Alguns exemplos disso estão explicitados abaixo:

  1. Combustão: A queima de combustíveis, como gasolina, diesel ou gás natural em motores de automóveis ou fogões, é um processo de combustão. Nesse processo, ocorrem reações químicas exotérmicas com oxigênio, liberando energia na forma de calor e produzindo dióxido de carbono e água como produtos de reação.
  2. Fermentação: A produção de pães, cervejas e vinhos envolve processos de fermentação. Na fermentação, microrganismos como leveduras convertem açúcares em álcool etílico e dióxido de carbono.
  3. Digestão: No corpo humano, a digestão é um processo químico que ocorre no trato gastrointestinal. Enzimas ajudam a quebrar os alimentos em nutrientes que podem ser absorvidos pelo organismo.
  4. Ebulição e Evaporação: A fervura da água para preparar alimentos ou a evaporação de líquidos como água ou álcool são exemplos de processos de mudança de fase que envolvem a transferência de energia térmica.
  5. Reações de Limpeza: Produtos de limpeza, como detergentes, sabão ou alvejantes, contêm produtos químicos que realizam reações para remover sujeira e manchas das superfícies.
  6. Eletrólise: Em processos industriais e também em baterias recarregáveis, ocorre a eletrólise, onde uma corrente elétrica é usada para decompor compostos em seus elementos constituintes.
  7. Fotossíntese: Processo realizado pelas plantas, onde a energia solar é utilizada para converter dióxido de carbono e água em glicose e oxigênio, liberando este último na atmosfera.
  8. Oxidação de Alimentos: Quando frutas e vegetais são expostos ao ar, ocorre um processo de oxidação, resultando em mudanças de cor e textura dos alimentos.

Agora, que conheceu alguns dos tipos de processos químicos e sua definição, a EQ Júnior lhe apresenta um de nossos serviços, a GPQ. A Gestão de Processo Químicos apresenta soluções voltadas para quem deseja começar sua produção industrial. Portanto, definimos rotas tecnológicas de produção, selecionamos e pré-dimensionamos o maquinário necessário e analisamos a viabilidade econômica do projeto.