EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Entenda como o P&D pode alavancar o seu negócio

grátis Foto profissional grátis de agência de marketing digital, ajuda, ambiente de trabalho Foto profissional

É consenso entre os mais diversos economistas que o motor do crescimento econômico é a inovação. Afinal, é ela que faz com que as empresas detenham um diferencial e desse modo alavanquem suas vendas. Ao longo deste artigo você poderá compreender como o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) pode agregar valor ao seu negócio e com isso mantê-lo competitivo no mercado.

  • O que é P&D?

Denomina-se Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) um conjunto de soluções destinadas a aprimorar um produto/processo, ou viabilizar o desdobramento de uma nova ideia. Ao passo que “pesquisa” é a atividade que busca por inovação, o “desenvolvimento” visa implementar esses novos recursos. Dessa forma, a junção de ambos acarreta em um produto final moderno e de alto valor agregado.

Dessa forma, empresas que investem em P&D buscam uma distinção do usual visto no seu setor e consequentemente tendem a alavancar seus resultados. 

  • P&D- Novos produtos

No que tange à criação de novos produtos/processos, são ideias as quais geralmente emergem a partir da identificação de uma demanda e oportunidade no mercado. Nesse sentido, para desenvolver a inovação é indispensável a admissão de um trabalho de P&D.

Visto isso, observa-se que nesses casos é necessário comprovar a viabilidade da nova ideia, aprofundar em pesquisas que auxiliem a modelar o produto final, elaborar um modo de produção/aplicação ideal. Além disso, tudo sendo feito de acordo com a legislação brasileira, averiguando outros fatores determinantes para um resultado final satisfatório.

  • P&D- aperfeiçoamento de produtos

A aplicação do P&D também pode ser realizada com o intuito de melhorar um produto já existente. Os dois principais pontos que podem ser revisados são:

  1. Formulação: avaliam-se todos os ingredientes do produto e a relevância deles para o resultado final. Com isso, pode-se perceber se é necessário ajustar as quantidades, retirar alguns componentes ou adicionar novos, para que se tenha o novo produto com as características pretendidas. 
  2. Produção: examina-se detalhadamente todo o processo de produção, para que sejam pontuadas as melhorias a serem feitas a fim de se adquirir o produto com as novas qualidades predeterminadas. Isso pode incluir, por exemplo, ajustes técnicos e adição ou retirada de equipamentos.

Apesar de estes serem os tópicos mais comuns em projetos de P&D, um trabalho de inovação de um produto já existente não se limita a eles. Dessa forma, é preciso analisar todo o contexto e objetivo da demanda para que se tenha uma solução personalizada. 

  • Qual a importância e benefícios da P&D?
Foto grátis tecnólogo em uniforme branco verificando qualidade em fábrica de produção industrial

Como visto, a inovação é um fator determinante para a perpetuação de uma empresa no mercado. À vista disso, uma pesquisa do IBGE expõe que, em 2021, 33,9% das empresas investiram em P&D. Contudo, nos setores de equipamentos de informática, produtos químicos, farmacêutica e farmoquímica essa taxa supera 60%.

Ademais, o órgão aponta que, em 2023, 58,4% das empresas pretendem aumentar suas aplicações financeiras em projetos de P&D. No geral, a análise desses dados aponta para uma tendência de evolução positiva em relação à Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil. Dessa forma, cada vez mais as empresas percebem o benefício desse investimento, dentro os quais destacam-se:

  • Competitividade: ao longo de certos períodos as demandas e necessidades do consumidor tendem a mudar. Sendo assim, a utilização da P&D para um negócio visa não somente acompanhar o mercado, mas se antecipar a suas tendências e manter-se competitivo.
  • Redução de gastos e aumento da eficiência: através da P&D uma empresa desenvolve processos e produtos que trabalham em seu ápice de eficiência e produtividade, fatores que alavancam o lucro principalmente ao reduzir custos operacionais e de fabricação. 
  • Diferencial: ao investir na Pesquisa e Desenvolvimento de um produto/processo, novas ideias tendem a surgir e com isso um produto ou serviço cada vez mais moderno e adaptado a demanda do consumidor. Dessa forma, o empresário adquirirá um diferencial através de produtos únicos que se destacam no mercado e atraem mais clientes, estando modernizado em comparação com seus concorrentes.
  • Proteção de propriedade intelectual: com o desenvolvimento de ideias inovadoras, as empresas podem além de ter um diferencial no mercado proteger sua propriedade intelectual através de patentes e direitos autorais. Por conseguinte, seus concorrentes não poderão copiar suas criações, o que faz com que sua empresa tenha um espaço exclusivo para atuar.
  • Expansão em novos mercados: por meio de produtos inovadores a empresa pode expandir seu mercado de atuação, ampliando seu alcance de consumidores e gerando um potencial de crescimento de intensa magnitude nos mais diversos setores da economia. 

Isto posto, nota-se que empresas as quais negligenciam o investimento em P&D estão inclinadas a serem ultrapassadas por seus concorrentes que possuem produtos modernos, visto que a predisposição do mercado é cada vez mais valorizar este serviço, dado seus diversos benefícios listados anteriormente. 

Como a EQ Júnior pode te ajudar em projetos de P&D?

Nessa perspectiva, a EQ Júnior possui ampla experiência no que tange a projetos de P&D, elaborando soluções personalizadas ao seu contexto. Além disso, nossa equipe formada por estudantes da graduação de Engenheira Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), também contando com o apoio de professores e doutores da área, o que agregará uma ampla experiência para sua inovação. 

Dessa forma, com nossos serviços de P&D sua empresa certamente será ímpar e competitiva no setor que atua, além de seguramente ter seu faturamento alavancado a partir da redução de custos e atração de consumidores. Entre com contato conosco e descubra como a EQ Júnior pode ser seu parceiro ideal para desenvolvermos os projetos de P&D da sua empresa.