EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Entenda mais sobre Liofilização

O que é liofilização?

A liofilização é um dos processos de secagem mais tecnológicos existentes atualmente. Essa operação se baseia em sublimar água em um determinado produto. Ou seja, consiste em passar a água congelada desse produto para o estado gasoso sem passar pelo estado líquido.

Essa atividade é muito usada na indústria alimentícia e farmacêutica, uma vez que ela permite a criação de um processo capaz de conservar produtos sem perda de sua propriedade e qualidade. Por conta disso, a liofilização é amplamente utilizada para secar substâncias químicas sensíveis ao calor, enzimas, hormônios, antibióticos, tecidos do corpo, alimentos e uma infinidade de produtos contendo água em suas composições.

Perante tal fato já é possível identificar o desenvolvimento de um mercado para alimentos e substâncias liofilizadas devido aos seus altos padrões de qualidade e funcionalidade. Atualmente, alimentos liofilizados são muito utilizados por viajantes e mochileiros, visto que eles não podem levar objetos e alimentos que ocupem muito espaço. Além disso, esses alimentos são amplamente utilizados como snacks para uma alimentação mais saudável e balanceada, assim como também englobam certas dietas em específico. 

Diferença de liofilização e desidratação?

A forma de secagem mais comumente utilizada é a desidratação por simples aquecimento do produto, uma vez que ela é mais barata que a liofilização. A desidratação consiste na evaporação quase completa da água de substâncias e produtos e o processo modifica as qualidades nutricionais, causando uma redução de nutrientes.

Já a liofilização, consiste na desidratação completa dos alimentos, isto é, a quantidade máxima de água removida de um produto. Ademais, por meio desse processo temos a preservação dos nutrientes, do sabor, estrutura, cores e consistência quando em comparação com a desidratação convencional.

Portanto, a liofilização é um processo de secagem muito mais sofisticado e de melhor qualidade do que a desidratação convencional. Desta forma, esse tipo de secagem agrega muito mais valor nos produtos. Em comparação a um que passa por secagem convencional.

Como é feita a liofilização industrial?

A liofilização industrial é dividida em 3 etapas normalmente e ocorre a passagem por uma máquina chamada liofilizador. Segundo o artigo da unilago sobre liofilização, a qual baseia-se em um maquinário que contenha câmara de vácuo, fonte de calor, condensador e bomba de vácuo. Além disso, as características desse maquinário dependem muito do intuito com o qual o produtor irá utilizá-lo e se ele será implementado em um sistema em batelada ou contínuo.

A primeira etapa do processo consiste no congelamento do produto, o qual a água presente nesse alimento/industrializado transforma-se em gelo num grau variado, porém de alta pureza.

Na segunda etapa ocorre a desidratação primária a água é removida por sublimação que ocorre sob vácuo e com a adição de calor. Parte significativa do calor latente de sublimação é consumido nesse processo. Além disso, o final desta desidratação pode ser identificado pelo aumento da temperatura do produto num valor próximo ao do ambiente.

Na última etapa ocorre depois que todo gelo já foi eliminado do alimento, mas o alimento continua retendo certa quantidade de água líquida. Com isso, o alimento parcialmente seco, permanece no liofilizador por cerca de 2 a 6 horas e é aquecido até sua temperatura se igualar a da placa, mantendo-se o vácuo, para que desta forma ocorra a evaporação de grande parte da água residual.

Como a EQ Júnior pode te ajudar no seu processo ?

Ao longo deste texto todo foi apresentado como a liofilização é um processo com muita perspectiva de crescimento e que exige um refino muito grande na produção. Por conta disso, a EQ Júnior está no mercado para oferecer o melhor trabalho possível para o desenvolvimento de um processo de liofilização. Abrangendo desde do dimensionamento dos equipamentos até a viabilidade econômica e técnica da atividade. Temos diversas soluções que se encaixam no projeto de liofilização, sendo eles Plano de Negócios, P&D e Projeto de Processo Químicos

A EQ Júnior é uma empresa júnior de engenharia química da UFSCar com mais de 10 anos de experiência no mercado com muito acesso a conhecimento na área de engenharia e desenvolvimento de processos.

Entre em contato conosco pelo nosso site ou pelo nosso instagram!