EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Mulheres na Ciência: seu impacto na sociedade.

Atualmente, a diversidade dentro de empresas surgiu como um assunto de suma importância dentro desse ambiente. Dessa forma, a inserção das mulheres no ambiente corporativo, auxilia na representatividade feminina e na diversidade da área. Além disso, combate os estereótipos de gênero da sociedade, proporcionando igualdade e oportunidades dentro e fora do campo científico. Sendo assim, é importante falar sobre mulheres que se destacaram, para assim, inspirar as futuras gerações.

Primeiramente, necessita-se analisar como atrair mais mulheres para a ciência. De acordo com o Conselho Federal de Química (CFQ), apenas 28,8% dos cientistas no mundo são mulheres. Portanto, observa-se a necessidade da visibilidade do público feminino que atua nessa área, visando retirar a ideia patriarcal da ciência.

No entanto, apesar de não tão divulgado, temos muitos exemplos de mulheres com carreira de sucesso:

  • Mulheres que fizeram história na ciência: 

De acordo com uma reportagem da CNN, desde a criação do Prêmio Nobel, dos 948 ganhadores, apenas 58 são mulheres. Algumas delas estão apresentadas abaixo:

  1. Marie Curie (1867-1934)

Uma das cientistas mais famosas, ela ganhou um Nobel de física em 1903 e o Nobel de química  em 1911 por ter descoberto os elementos rádio e polônio. 

  1. Gertrude Bell Ellion (1918 – 1999) 

Estadunidense, Gertrude foi a química responsável por desenvolver muitos medicamentos, o mais conhecido deles foi o Aciclovir, além disso, ganhou um Nobel de Medicina em 1988.

  • Outras mulheres que fizeram história na ciência:

Apesar de não terem ganhado um Nobel, essas mulheres obtiveram grande sucesso em suas carreiras:

  1. Mária Telkes (1900-1995) 

Essa cientista húngara, foi responsável por desenvolver um mecanismo dessalinizador da água do mar.

  1. Nise da Silveira (1905-1999)

Médica e brasileira, formada pela Faculdade de Medicina da Bahia, ela se dedicou à psiquiatria, sendo contra o isolamento de pacientes e a primeira a usar a interação com os animais em tratamentos terapêuticos.

  • Mulheres que fazem história na ciência: 

Atualmente, várias mulheres atuam na ciência fazendo descobertas e ocupando cadeiras importantes, onde jamais alguma outra ocupou, sendo três delas:

  1. Sonia Guimaraes 

Ela foi a primeira mulher negra doutora em física no Brasil, e também a ocupar uma cadeira como professora de física no ITA. Formada pela UFSCar em física, a mesma se especializou em física moderna.

  1. Jaqueline Goes e Ester Sabino

Biomédica e imunologista brasileiras, sequenciaram, juntas, o genoma do coronavírus 24h após o primeiro caso no Brasil. 

  • Na sociedade: 

Apesar de ser difícil, muitas mulheres chegam a cargos de liderança no mundo corporativo atual, e mesmo assim isso não é muito divulgado, aqui vão alguns exemplos:

  1. Claudia Sender

Conhecida por ser a primeira mulher a ocupar uma posição de alto escalão em companhias aéreas no Brasil, Cláudia é vice-presidente sênior da Latam, e está entre as 10 mulheres mais poderosas do Brasil pela Forbes. Além disso, ela é formada em engenharia química pela USP, e tem MBA pela Harvard, nos EUA.

  1. Daniela Manique

Engenheira química formada pela FEI com MBA pela USP, ela é presidente do Grupo Solvay na América Latina, e foi eleita presidente do Conselho Diretor da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), sendo a primeira mulher a assumir esse posto.

Com esses exemplos inspiradores, e o impacto que essas mulheres causam na sociedade, compreende-se como a falta de divulgação afeta a relação do mercado de trabalho e do mundo acadêmico com o público feminino. Portanto, é de suma importância inserir a sua empresa nesse meio, além de propagar informações a respeito, assim transformando a realidade empresarial em um ambiente que abrange a diversidade.

Sendo assim, aqui temos sugestões de como iniciar esse processo:

  1. Fazer uma pesquisa anônima de como está a diversidade dentro da sua empresa;
  2. Inserir esse tema no dia-a-dia da empresa;
  3. Envolver os líderes nessa temática;
  4. Certificar que as mulheres têm um espaço seguro dentro da sua empresa;
  5. Contratar a EQ Junior para criar um Plano de Negócio dentro dessa área. .

Por que contratar a EQ Junior?

A empresa tem experiência e um vasto conhecimento em plano de negócios como você pode consultar aqui. Somado a isso, somos uma empresa júnior atenta ao mundo da diversidade, e que sabe os passos para abranger essa temática dentro da sua empresa e aumentar o impacto das  mulheres na sociedade.

  Concluindo, o efeito que se obtém a partir dessa mudança gera na sociedade  um resultado crucial e diversificado, como observado nos exemplos citados acima, divulgar e falar sobre esse assunto é fundamental para a construção de uma comunidade mais justa e equitativa, onde reconhecer o papel da mulheres é essencial para progredir em direção a uma sociedade mais inclusiva e igualitária.