EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Artesanal ao Industrial: Produção de Sabonetes

manual de boas praticas

A produção de sabonetes caseiros é uma prática milenar que tem conquistado cada vez mais adeptos. Porém, com o aumento da demanda, muitos artesãos se perguntam como expandir suas pequenas operações caseiras para uma escala industrial.

O sabonete é produzido através de um processo chamado de “saponificação”. Tal processo se dá pela reação de um óleo ou gordura com um agente alcalino. Os produtos dessa reação são justamente o sabão e a glicerina, que são agentes higienizantes e hidratantes para a pele.

Para fazer sabonete, em pequena escala, são utilizados equipamentos simples, como potes e panelas, termômetros, moldes, liquidificadores e mixers. Essa abordagem manual pode ser ideal para pequenas produções artesanais, mas não para a fabricação em médio e grande volume.

Ampliar a produção caseira de sabonetes para uma escala maior requer a adoção de novos métodos, procedimentos e equipamentos especializados. O investimento no maquinário, equipamentos, procedimentos e formulações modernas, e que estejam de acordo com as tendências do mercado é essencial para aumentar a eficiência e a capacidade produtiva da sua empresa.

Se você está pronto para esse desafio, a EQ Júnior está aqui para te ajudar! Somos uma empresa júnior de Engenharia Química, situados na Universidade Federal de São Carlos. Nossa empresa possui uma equipe altamente capacitada e experiente, pronta para auxiliá-lo em todas as etapas desse processo de ampliação!

Realizando uma análise de seus métodos atuais e produto de interesse, desenvolveremos um projeto personalizado para ampliar sua produção. Isso pode incluir a seleção dos equipamentos industriais mais adequados, o layout da nova planta industrial, a otimização dos fluxos de trabalho, a realização de um mapeamento geral do processo e a produção de um procedimento operacional padrão.

Além da ampliação da produção, a podemos te auxiliar desenvolvendo uma nova formulação, ou até otimizando uma fórmula já existente. Podemos variar tipos de óleos, concentração dos ativos e das fragrâncias, de modo a encontrar a combinação perfeita para você! Dessa forma, resultando em sabonetes eficazes na limpeza, com um aroma agradável e propriedades benéficas para a pele. Além disso, podemos realizar uma análise econômica para determinar a viabilidade de cada formulação e de cada processo químico envolvido.

The Dirty History of Soap

Cada etapa do processo de ampliação é fundamental para o sucesso da operação. Desde a formulação e otimização dos sabonetes, a seleção e aquisição de maquinário, a determinação dos fluxos de trabalho, os procedimentos da chegada da matéria prima até a entrega final para o cliente. Dito isso, a EQ Júnior está comprometida em te ajudar com todas essas etapas, garantindo entregas de qualidade e de acordo com tudo de mais atual e moderno do mercado.

Ao longo do artigo, exploramos as possibilidades fascinantes que sua marca pode ter. A jornada do artesanal para o industrial pode parecer desafiadora, mas com nossa expertise ao seu lado, não tem segredo!

Caso queira conferir algumas de nossas soluções citadas acima, confira nossa página de Soluções/Serviços, onde descrevemos detalhadamente nossos serviços de “Projeto de Processos Químicos”, “Mapeamento e Otimização de Processos”, “Pesquisa e Desenvolvimento” e “Gestão de Produtos Químicos”.

Ainda oferecemos os serviços de Plano de Negócios, caso queira estruturar financeiramente sua operação, além de soluções ambientais, especialmente interessante para produtos veganos, onde podemos realizar a quantificação das emissões de carbono, desde a compra de matéria prima até a entrega do sabonete para o cliente, e assim, buscar meios de neutralizar essas emissões, obtendo de fato um produto 100% ecológico.

Por fim, como sugestão de leitura, deixo o livro “The Complete Idiot’s Guide to Making Natural Soaps”, de Sally W. Trew e Zonella B. Gould. O livro descreve detalhadamente o processo de produção de sabonetes naturais e caseiros, desde o processo de seleção das matérias primas, suas qualidades, qual processo utilizar e quais os próximos passos para um artesão mais experiente.