EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Quais as funções da Pesquisa e Desenvolvimento?

Dois homens e uma mulher debatendo sobre como melhorar um produto com Pesquisa e Desenvolvimento.

A área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) como o próprio nome sugere, é a responsável por adquirir conhecimento, por meio de pesquisas, para então aplicá-lo para o desenvolvimento de novos produtos e estratégias. Devido a isso, é uma área que desempenha um papel cada vez mais importante em um cenário de crescente competitividade no mercado. Mas você sabe quais as funções que essa área desempenha em uma empresa? 

As funções de P&D

Uma empresa com Pesquisa e Desenvolvimento bem estruturada realiza avanços que visam: manter o mercado, servir ao mercado, monitorar o mercado e moldar o mercado. Como são áreas bastante distintas, é preciso uma equipe grande para que a empresa tenha sucesso em cada uma das funções.

Manter o mercado

É a função mais tradicional de Pesquisa e Desenvolvimento, que busca trazer inovações incrementais para manter o mercado já conquistado pela empresa. Essas inovações ocorrem em projetos de curto prazo que visam, por exemplo, solucionar problemas de produção ou reduzir custos.

Servir ao mercado

Essa é a função que visa atender as demandas já conhecidas do público da empresa. Dessa forma, é utilizada a estrutura de produção já existente para desenvolver novos produtos ou alterar produtos existentes, visando atender com agilidade aos pedidos do mercado. Como exemplo dessa função é possível citar a criação de uma linha de doces vegana.

Monitorar o mercado

Essa função está relacionada com um alto grau de inovação. Isso porque ela é a responsável por monitorar e testar novas tecnologias. Com isso, a empresa que tem essa função de P&D bem estruturada é capaz de desenvolver novas plataformas que poderão ser utilizadas para demandas futuras. Assim, a empresa garante o pioneirismo tecnológico em seu ramo, como as empresas que desenvolveram vacinas de RNA mensageiro.

Moldar o mercado

Uma empresa que possui a função de moldar o mercado é capaz de detectar faltas no mercado e desenvolver soluções para supri-las. Assim, a empresa detecta uma demanda ainda não explícita e desenvolve um produto para criar um novo mercado consumidor futuramente. Como exemplo dessa função pode-se citar as empresas startups.

Pesquisa e Desenvolvimento sendo realizada em um laboratório.

Como implementar a Pesquisa e Desenvolvimento

É possível que um único time de P&D realize todas as funções citadas acima. Entretanto, como foi possível notar, cada função apresenta especificidades. Por exemplo, soluções para manter e servir o mercado visam impactos a curto prazo, enquanto soluções para monitorar e moldar o mercado tem objetivos a longo prazo. Por isso, muitas empresas separam seus funcionários de P&D em grupos focados para cada função.

Baseado nisso, uma empresa que almeja destaque na área de Pesquisa e Desenvolvimento precisa de muitos funcionários nessa área. Assim, é possível separá-los em grupos capazes de exercer cada função com excelência, de maneira focada.

Além disso, a separação em grupos permite contratar e organizar pesquisadores de acordo com os requisitos de cada área. Essa organização é importante, por exemplo, quando se analisa o grau de inovação requerido em cada função. Esse grau ser desde incremental, quando o objetivo é manter mercado, até uma inovação radical, quando se objetiva moldar mercado.

Vantagens de investir em Pesquisa e Desenvolvimento

O investimento em P&D é fundamental para o aumento de vendas e o desenvolvimento do negócio. Ao investir na manutenção do mercado, é feita a fidelização de clientes. Essa base consumidora fiel, por sua vez, é aumentada cada vez mais quando a empresa serve ao mercado. Além disso, monitorando mercado, sua empresa torna-se competitiva, estando sempre à frente ao utilizar novas tecnologias para melhorar seus serviços. Por fim, o incentivo para moldar o mercado garante a liderança em novos ramos, o que é fundamental no atual contexto de frequente mudança de hábito dos consumidores.

Não é à toa que empresas as quais se encontram no topo de seus mercados possuem uma área de Pesquisa e Desenvolvimento bem valorizada: O investimento em inovação traz resultados. De acordo com o relatório divulgado pela Boston Consulting Group (BCG), a Apple, líder em vendas de tablets e computadores, está no topo do ranking de empresas mais inovadoras em 2023.

Como a EQ Júnior pode te ajudar?

A EQ Júnior tem o serviço de P&D como uma de suas especialidades. Nesse sentido, já realizamos trabalhos de sucesso com empresas de renome, como a Álcool Ferreira. Somos uma empresa júnior com mais de 10 anos de experiência de mercado e que conta com o apoio de pesquisadores doutores e de laboratórios de ponta da UFSCar. Dessa forma, podemos auxiliar sua empresa na solução de problemas pelos quais vem passando ou ainda no desenvolvimento de novos produtos, para que se destaque ainda mais no mercado! Entre em contato conosco para agendar uma Reunião de Diagnóstico gratuita!