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Profissional de P&D: O Profissional do Futuro

Do lançamento de produtos revolucionários à implementação de novos processos industriais, os projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) dominam as atuais dinâmicas de produção e consumo. O termo resulta da união do setor de pesquisa e análise de mercado com o prático de produção e desenvolvimento. Nesse cenário de incentivo à inovação, surgiu a necessidade de um novo perfil de trabalhador: o profissional de P&D. Atuando diretamente na vanguarda tecnológica, este profissional constitui um fator decisivo para que empresas obtenham destaque e se diferenciem em relação à concorrência no mercado.

O trabalho em P&D

Todo trabalho na área de P&D é embasado no estudo do público-alvo, feito através da identificação de padrões de consumo e tendências de mercado. Com esses dados, será possível estruturar um projeto que supra as demandas do consumidor. Desse modo, o trabalho em P&D é vinculado às atividades de marketing, visto que este determina a imagem da empresa e representa a interface direta com o público-alvo almejado. Por meio do marketing, é possível identificar e despertar os interesses do mercado consumidor, moldando a vontade dos indivíduos em favor das atividades da empresa.

Ademais, o trabalho nesse escopo depende do desenvolvimento e fomento de uma mentalidade de aprendizado. Isto é, as empresas e seus funcionários devem estar sempre inteirados das novas tecnologias, buscando modos de incorporá-las aos seus produtos ou processos internos. Tal alinhamento entre o conhecimento extenso do público consumidor e a adesão às tecnologias em ascensão no mercado é o grande diferencial por trás de projetos de P&D.

O mercado de P&D atualmente

Embora seja um setor relativamente novo, o mercado de P&D apresentou grande crescimento nos últimos anos, sendo alvo de investimentos por parte de empresas privadas e órgãos públicos. Isso decorre do interesse de empresas em obter destaque em relação à concorrência em determinado mercado, através da articulação e implementação de novidades.

Como reflexo disso, averiguou-se uma taxa de inovação de 70,5% em empresas industriais com 100 ou mais funcionários, segundo dados divulgados na Agência de Notícias do IBGE. No mesmo viés, uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que 73% das empresas industriais e de serviço consultadas desenvolveram algum produto ou processo novo, em 2020. Este valor representa um crescimento percentual de 5 pontos em relação ao ano anterior.

Dado que o trabalho em P&D envolve a conexão direta entre fundamentos teóricos da ciência e a aplicabilidade industrial, os investimentos nesse escopo proporcionam expressiva produção de conhecimento. Portanto, criam-se cenários propícios para a formação de polos de inovação, fortalecendo centros de estudo, assim como a produção industrial de empresas da região.

Os benefícios proporcionados por projetos de P&D alavancou a demanda por um profissional capaz de guiar as empresas nesse viés da inovação. Consequentemente, ocorrem grandes investimentos para se estruturar uma equipe capacitada e que apresenta habilidades imprescindíveis para a atuação nesse setor. Como respaldo dessa necessidade, dados divulgados pela CNI apontam que, em 2020, as empresas consultadas apresentaram, em média, 117 pessoas empregadas em atividades de P&D.

Quais características determinam um profissional de P&D competitivo no mercado de trabalho?

O profissional de P&D destaca-se no mercado e atrai o interesse de empresas devido a alguns diferenciais:

  • Pensamento a longo prazo e planejamento. O desenvolvimento de produtos ou processos industriais inovadores são projetos que demandam estudo extenso e um tempo de aplicação considerável. Consequentemente, o profissional desse setor deve saber elaborar e executar planos não imediatistas, sabendo analisar as etapas necessárias para alcançar o resultado almejado.
  • Conhecimento do mercado. A fim de criar ou aprimorar um produto que desperte o desejo e interesse do público-alvo, o profissional de P&D deve apresentar vasto conhecimento do mercado consumidor. Em outras palavras, é preciso identificar os gargalos e as demandas de consumo, de modo a desenvolver projetos personalizados para o público-alvo em questão.
  • Conhecimento de gestão de equipes e de processos. Justamente por serem projetos complexos e de grande inovação metodológica ou tecnológica, é esperado que o profissional de P&D demonstre habilidades referentes à organização e liderança de equipes.
  • Destreza em habilidades de comunicação. A capacidade de expressar seus pensamentos e posicionamentos de forma respeitosa e enriquecedora ao diálogo é imprescindível para o profissional de P&D.
  • Conhecimentos técnicos de processos industriais e de viabilidade econômica. O profissional de P&D deve ter conhecimento das etapas necessárias para implementação em escala industrial de novos processos produtivos. Isso inclui, ademais, a análise de viabilidade econômica para garantir o retorno dos investimentos feitos pelas empresas.

Nesse sentido, a EQ Júnior oferece consultoria em projetos de P&D voltados para a área de Engenharia Química. Caso tenha interesse em alavancar o seu negócio investindo em um projeto neste escopo, agende uma reunião de diagnóstico e conheça mais sobre os nossos serviços.

  • Criatividade, persistência e espírito empreendedor. A elevada adaptabilidade perante desafios, além da mentalidade de constante inovação, são os principais diferenciais do profissional de P&D em relação aos demais, destacando-o no mercado de trabalho.