EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Programação e Otimização de Processos

No mundo atual, marcado pelo alto desenvolvimento tecnológico, a programação é uma habilidade imprescindível na inovação, automação e comunicação global. Sua origem remonta ao século XIX, por meio da obra Anotações, de Lada Lovelace, registrando a primeira descrição de um software na história. No século XX, houve um grande impulso com o surgimento do primeiro computador programável (ENIAC) e das primeiras linguagens modernas (FORTRAN, COBOL e LISP). 

Impulsionado pelo surgimento da internet, o século XXI é marcado por um crescimento exponencial no uso da programação. Variadas linguagens, em especial o Python, ganharam fama devido à sua simplicidade, enquanto outras tiveram seu uso ampliado. Ademais, foi neste período que programação perdeu exclusividade na indústria de tecnologia da informação, se espalhando para diversos setores. 

A Importância da Programação

Em uma sociedade altamente tecnológica e dinâmica, a programação se mostra fundamental na manutenção do estilo de vida moderno. Trata-se da base para inovações como inteligência artificial, internet das coisas e realidade virtual, sendo essencial no desenvolvimento da maioria dos avanços técnicos da atualidade.  

De igual maneira, os softwares permitem a criação de sistemas automatizados, realizando tarefas complexas e repetitivas de modo eficiente. Dessa forma, há um ganho significativo de produtividade e concentração em atividades de viés estratégico e criativo. 

Ressalta-se ainda que os algoritmos computacionais exercem importante papel em pesquisas e na ciência de modo geral. Através de instrumentos como simulação de modelos matemáticos e análise de grandes conjuntos de dados, os cientistas conseguem processar informações complexas e obter insights valiosos. 

A programação também é imprescindível no setor das comunicações. Através dela, houve o desenvolvimento e aprimoramento da internet, proporcionando uma expansão sem precedentes da conectividade global. Assim, em um mundo marcado pela globalização e fortes cadeias internacionais de contato e trocas, tornou-se indispensável ao modo de vida contemporâneo.

Por fim, destaca-se o papel fundamental desempenhado no setor corporativo e na economia mundial como um todo. Por meio desta habilidade, é possível criar ferramentas como sistemas de gerenciamento, análise de dados, vendas online e marketing digital. Diante disso, a programação avança sobre o mundo dos negócios, sendo vital para empresas dos mais variados portes operarem de modo eficiente e competitivo. Ainda no campo empresarial, a programação exerce um papel crucial na otimização de processos operados pelas organizações. Por meio de algoritmos e análise de dados, é possível mapear o processo, encontrar gargalos e então neutralizá-los, aumentando a lucratividade. 

Aplicação da Programação da Otimização de Processos

Como visto, a programação tornou-se uma poderosa ferramenta para otimizar processos nos mais variados setores, sendo um verdadeiro catalisador para o sucesso de muitas organizações. Através de algoritmos inteligentes, é possível identificar pontos de estrangulamento e fazer uma série de mudanças e melhorias na produção, aumentando sua eficiência. Trata-se, portanto, de uma habilidade de grande valor para o processo de tomada de decisão. 

Nesse sentido, uma das principais aplicações da programação é o mapeamento do processo de produção. Por meio de softwares especializados, há a esquematização do fluxo de serviço e sua alimentação com dados de sua produção. A partir disso, o algoritmo executa uma análise, encontra os principais gargalos e então sugere alterações no sequenciamento das atividades e alocação dos recursos. Dessa forma, há a otimização do processo, aumentando sua produtividade e lucratividade. 

A programação também é muito aplicada pelas empresas na gestão dos estoques e na logística de modo geral. Examinando uma série histórica de dados, os algoritmos são capazes de prever a demanda futura de produtos, evitando problemas de escassez ou excesso de armazenamento. Do mesmo modo, é possível realizar a reposição automática destes estoques: níveis mínimos são previamente determinados e, quando alcançados, o sistema repositor é acionado.  

Por fim, os programas computacionais são de fundamental serventia na automatização dos processos produtivos. Por meio de scripts e macros aplicados a softwares, tarefas ou mesmo fluxos inteiros de trabalho podem ser executados de modo automático. Assim sendo, tarefas repetitivas (padrões) como preenchimento de formulários, envio de e-mails e respostas a clientes não precisam ser executados por humanos. Em vez disso, a mão de obra pode ser realocada para atividades mais criativas e analíticas, aumentando o potencial de inovação da empresa. 

Principais Softwares Aplicados na Otimização de Processos

Na atualidade, uma série de softwares são utilizados com os mais variados objetivos na otimização de processos. Um importante exemplo já abordado, o Python, criado em 1991, ganhou grande popularidade neste século. Trata-se de uma linguagem de programação de grande simplicidade e notável versatilidade, podendo ser usada desde a análise de dados até a automatização de tarefas. 

Alguns algoritmos que se destacam, em especial no mapeamento, são os BPM (Business Process Management, traduzido como Gerenciamento de Processos de Negócios). Tratam-se de programas que mapeiam e modelam graficamente o processo, tornando-o mais compreensível e facilitando a identificação de pontos de melhoria. A partir disso, é então executada a otimização e posterior automação. Dentre seus principais exemplos, destaca-se o Bizagi, o qual se utiliza da notação BPMN e é conhecido por sua interface intuitiva e de fácil uso. Outro software relevante é o Appian, que combina o BPM com recursos de inteligência artificial e robótica, permitindo a automação e gerenciamento do processo.

Também são muito importantes, em especial na logística e na gestão de estoques, os softwares de programação linear e não linear. Estes algoritmos matemáticos encontram o melhor valor de uma função objetivo de forma rápida, mesmo quando sujeita a milhares de restrições e equações. Os principais exemplos são o IBM CPLEX para o caso linear e o KNITRO para o caso não linear. 

Por fim, existem ainda os softwares RPA (Robotic Process Automation, traduzido como Automação de Processos Robóticos), fundamentais na automatização de processos. Esta tecnologia consiste no uso de bots (robôs) para automatizar tarefas repetitivas e baseadas em regra. Ao interagir com aplicativos, sistemas e interfaces de usuário, esses robôs são capazes de executar variadas atividades sem a intervenção humana. Como exemplo, destaca-se o UiPath, plataforma aberta e intuitiva, contendo avançados recursos de inteligência artificial e aprendizagem de máquina. 

A Otimização em Sua Empresa

Conforme apresentado, a otimização de processos é uma habilidade a melhoria, evolução e competitividade de uma organização. Ficou interessado e quer aplicá-la em sua empresa? Venha conhecer o serviço de Mapeamento e Otimização de Processos Químicos! A EQ Júnior fornece uma solução personalizada que mapeia o seu processo, identifica os principais gargalos e propõe soluções para otimizá-lo. Caso tenha interesse em desenvolver uma nova ideia ou processo, conheça também os serviços de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Projeto de Processos Químicos