EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Conheça os Créditos de Carbono 

O debate sobre as mudanças climáticas e impactos das atividades humanas sobre a natureza vem ganhando cada vez mais relevância. Nesse cenário, as práticas ESG, a busca por sustentabilidade e o marketing verde mostram-se um caminho promissor para um destaque. Todavia, também existe a possibilidade de faturamento investindo nesse escopo através do mercado de créditos de carbono. Mas o que eles são, exatamente? Como produzi-los e quais os benefícios dessa aplicação? A EQ Júnior pode responder essas perguntas! 

O que são os Créditos de Carbono? 

A princípio, é possível calcular a contribuição de qualquer atividade humana no agravamento do efeito estufa em massa de carbono. Note que carbono aqui se refere ao gás carbônico, ou CO2. A escolha dessa substância química como medida para o efeito estufa se dá por esse gás ser, atualmente, o maior contribuinte para sua intensificação. Isso porque este é um subproduto da geração de energia a partir da queima de todos os combustíveis tradicionais. Energia essa responsável por alimentar a maior parte das atividades humanas pós revolução industrial.

Dessa forma, quando o CO2 não é diretamente gerado pela atividade em questão, pode-se convertê-la na quantidade de carbono que produziria o mesmo impacto. Assim sendo, um crédito de carbono equivale a uma tonelada de CO2 que deixou de ser emitida. Perceba que os créditos de carbono são capazes de neutralizar o impacto de uma atividade ao compensar suas emissões. 

Como os Créditos de Carbono surgiram?

O impacto destrutivo da ação humana sobre o equilíbrio natural do planeta foi registrado ainda durante as primeiras revoluções industriais. Essa questão, entretanto, só ganhou a devida atenção das autoridades globais na segunda metade do século XX. Em junho de 1992, representantes de 172 países se reuniram no Rio de Janeiro para debater a respeito das causas ambientais e mudanças climáticas. Essa foi a primeira Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO-92, ou RIO-92.

Como um de seus desdobramentos, em 1997, 84 países assinaram o Protocolo de Kyoto, estabelecendo as primeiras metas de redução das emissões de gases do efeito estufa. Assim, uma estratégia foi transformar os gases em moeda de troca no controle das emissões através do Mercado de Carbono. Assim, um país ou empresa é capaz de compensar suas emissões ao comprar créditos de carbono daqueles que os geram. O valor e a disponibilidade de créditos de carbono é definido pela especulação internacional. 

Como os Créditos de Carbono são gerados? 

Como dito anteriormente, um crédito de carbono equivale a uma tonelada de CO2 que deixou de ser emitida. Mas como calcular isso? Existem diversas metodologias para promover o déficit carbônico e quantificá-lo, a mais comum se dá através do plantio de árvores. Assim, a capacidade de neutralização é calculada com base no potencial de captação de cada espécie e no montante plantado.

Outras formas de gerar créditos de carbono são através da adoção de mudanças que promovam a redução das emissões de carbono da empresa. Isso pode ser feito com a substituição das fontes energéticas, modificação nos processos produtivos, tratamento dos resíduos gerados, dentre outras. Independentemente do método escolhido, os cálculos envolvendo créditos de carbono exigem expertise técnica e devem estar de acordo com as devidas normas para validação.

Por que investir nos créditos de carbono? 

Além da receita gerada através da venda dos créditos, a preocupação com as emissões traz a visibilidade que o comprometimento com a agenda ESG prevê. A sustentabilidade caminha para se tornar um valor inalienável de qualquer empresa que deseja construir uma boa imagem. O Brasil, com toda sua biodiversidade e abundância natural, tem tudo para se tornar um dos protagonistas na mudança para um mundo mais ecológico.

A consultora americana McKinsey & Company prevê que o Brasil pode gerar até R$ 26 bilhões, por ano, em créditos de carbono. De modo a se firmar como uma potência mundial na sustentabilidade. Isso pois além de créditos de carbono, também somos referência na geração de energia limpa e renovável, biocombustíveis e novas propostas como o hidrogênio verde. Nosso país é, portanto, um forte candidato aos investimentos mundiais no ramo da sustentabilidade. Alinhar-se a essa visão é essencial para participar dessa oportunidade.

Como a EQ Júnior pode te auxiliar a entrar no mundo dos créditos de carbono?

 A EQ Júnior possui vasta experiência em elaborar soluções de caráter ambiental para empresas nos mais diversos setores. Indo de criar protocolos para o descarte de resíduos à sistemas para reaproveitamento de água, nossos projetos são sempre personalizados às necessidades dos nossos clientes. Especificamente tratando de emissões, utilizamos as mais modernas metodologias de qualificação e neutralização de carbono para a obtenção de dados precisos e confiáveis. Além disso, também nos comprometemos em buscar soluções efetivas para o cenário encontrado nas nossas análises, sempre dentro das capacidades do contratante. Tem interesse em adentrar no mundo na neutralização de carbono? Entre em contato conosco para uma discussão sem compromisso!