O que é o Marketing Verde?
Pautas ambientais estão em evidência atualmente. Pensando nisso, diversas empresas estão utilizando o Marketing Verde como forma de divulgação, demonstrando que seus produtos são sustentáveis. O marketing verde se trata de uma estratégia de divulgação onde mostra como uma empresa se porta bem em relação ao meio ambiente. Ou seja, é uma forma de a empresa se posicionar favoravelmente às questões ambientais. Dessa forma, melhorando sua imagem e reputação perante seus consumidores e fidelizando mais clientes.
Por que implementar o Marketing Verde em sua empresa?
O marketing ambiental torna uma empresa competitiva no mercado, consequentemente, conseguindo uma vantagem comparada àquelas que não se demonstram preocupadas com as soluções ambientais.
Negócios que utilizam do marketing verde, têm uma procura maior do público em geral. Isso ocorre, pois os clientes estão cada vez mais criteriosos sobre a escolha de produto e empresa. Portanto, um empreendimento que utiliza o marketing ambiental alcança uma maior visibilidade e um aumento de vendas.
Fato confirmado em pesquisas de acordo com o site McKinsey & Company, que demonstra a forma que os clientes andam comprando em lugares sustentáveis. Ademais, segundo o site Grand View Research, o mercado global de embalagens verdes faturará cerca de USD 503,43 bilhões.
Os Quatro Pilares do Marketing Verde:
Assim como existe os 3 R’s da sustentabilidade, temos os 4 pilares do marketing verde, sendo eles:
- Ser ecologicamente correto, trabalhando de forma sustentável;
- Economicamente viável, buscando meio de crescimento sem agressão ao meio ambiente;
- Socialmente Justo;
- Culturalmente aceito
Logo, esta estratégia pode ser simplificada, por meio da otimização dos processos e redução dos custos, crescendo de forma sustentável.
Greenwashing a “Lavagem verde”:
É necessário um cuidado para demonstrar essa postura sustentável, pois, com alegações falsas, a imagem da marca será prejudicada.
Esse fator é conhecido como Greenwashing, se tratando de quando empresas promovem um discurso sustentável, contudo, não adotando a prática. Por conta da “lavagem verde”, companhias precisam comprovar que suas práticas e ou produtos são realmente “verdes”. Portanto é de extrema importância realizar o marketing verde com responsabilidade, como já descrito nos Quatro Pilares do Marketing Verde.
Como implementar o Marketing Verde em seu negócio?
Para que a sua empresa consiga aplicar o marketing verde, é necessário um estudo acerca dos fatores do meio de produção, que podem ser prejudiciais à natureza.
Um dos fatores mais procurados, relacionado Marketing Verde, é referente aos gases do efeito estufa, precursores do Aquecimento Global. Contudo, também é muito falado sobre o descarte de resíduos sólidos na natureza, como o plástico por exemplo.
Após encontrado os pontos de atenção às atividades dentro de seu negócio precisam projetar maneiras de reduzir os danos ambientais. Para isso, pode ser feita a substituição de produtos que agridem, evitar o descarte de resíduos sólidos sem tratamento na natureza, neutralizar o carbono emitido pelos meios de produção ou de até veículos utilizados.
A EQ Júnior consegue ajudar sua empresa a se tornar mais sustentável, seja calculando as emissões de carbono e dando resoluções de como neutralizá-las, ou até mesmo auxiliando no gerenciamento de resíduos sólidos que acabam produzindo.
Empresas que Aplicam o Marketing Verde:
Nike
Em 2013, a Nike apostou que um App, onde informa os impactos dos materiais têxteis utilizados por eles, sobre a natureza;
Natura
A Natura utiliza embalagens de papel reciclado, responsabilidade na redução de emissão de carbono, projetos de conservação da Amazônia, são algumas das estratégias de Marketing Verde que a empresa usa. A marca de beleza também comprova em seu site como aplicam seu compromisso a mais de 50 anos, além disso, eles destacam todas as suas metas para o ano de 2050, chamado de Visão de Sustentabilidade 2050 da Natura.
Faber Castell
Quem nunca viu um lápis da Faber Castell escrito que é feito de madeira sustentável?
Tal instituição possui uma das políticas ambientais mais consolidadas, implantada na década de 1930 no Brasil. Comprovando, eles possuem um Plano de Manejo Florestal Sustentável, certificados desde 1999 pelo Forest Stewardship Council, provando que eles não aplicam Greenwashing, já discutido acima.
Além de que, a empresa utiliza meios criativos para demonstrar o marketing verde, por exemplo, em 2017 eles fizeram uma campanha de volta às aulas lançado um aplicativo de realidade aumentada que transforma 12 cores de EcoLápis Faber-Castell em animais da fauna brasileira.
Em seu site é demonstrado todas as campanhas ambientais que a Faber Castell utiliza, fator que demonstra exatamente como se aplicar o Marketing Verde com responsabilidade e de forma coerente.