EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Entenda o que são bioinsumos e como utilizá-los

bioinsumos

O que são bioinsumos?

Os bioinsumos, também conhecidos como insumos biológicos, são produtos, processos ou tecnologias desenvolvidos a partir de microrganismos, macrorganismos, materiais vegetais ou orgânicos, enzimas, feromônios, entre outros elementos biológicos. Esses insumos têm como objetivo primordial promover o aprimoramento e a sustentabilidade na produção agrícola, pecuária, florestal e aquícola, proporcionando soluções inovadoras que reduzem o impacto ambiental e contribuem para a eficiência dos sistemas produtivos.

Atualmente, estudos realizados pela CropLife Brasil apontam que o mercado brasileiro de biodefensivos está próximo de 3 bilhões de reais por ano para a safra de 2021/2022, representando um aumento de 219% em relação ao valor de mercado da safra anterior. Além disso, pesquisas apontam que o valor desse mercado deve crescer em 5 vezes até 2030, o que reflete a crescente demanda por produtos agrícolas mais sustentáveis e a busca por práticas de produção ambientalmente amigáveis.

Ademais, o Brasil está entre os 4 maiores consumidores de fertilizantes do mundo, sendo o maior importador. Em vista disso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento criou em 2020 o Programa Nacional de Bioinsumos, visando impulsionar a utilização de recursos biológicos na agropecuária, reduzindo a dependência de insumos importados e aproveitando a biodiversidade brasileira.

bioinsumos

Como é possível aplicar os bioinsumos nas atividades de seu negócio?

As principais aplicações dos bioinsumos incluem a melhora do metabolismo animal, nutrição para plantas, fertilidade do solo, disponibilidade de nutrientes, reflorestamento, controle de pragas e doenças, entre outros. Com isso, existem várias classificações para essa mercadoria, algumas das quais serão apresentadas a seguir.

Primeiramente, existem os agentes biológicos de controle, que são defensivos agrícolas focados no controle de pragas, predadores e doenças, mantendo a saúde da planta de maneira natural. Nesse caso, diversos tipos de agentes podem ser aplicados, incluindo fungos, bactérias, vírus, insetos, ácaros, nematóides, feromônios, hormônios, enzimas, entre outros.

Outra classificação são os biofertilizantes, que atuam na produtividade, qualidade, fertilidade e nutrição das plantas. Eles impulsionam a sustentabilidade e regeneração dos sistemas de produção, utilizando componentes ativos ou substâncias orgânicas animais, vegetais e microbióticas.

Além disso, existem os inoculantes, que atuam diretamente nas raízes das plantas, por meio de uma relação de simbiose com microrganismos, intensificando o processo natural de fixação do nitrogênio capturado da atmosfera. O maior benefício desse processo está na redução da necessidade de adubos nitrogenados, em alguns casos até mesmo eliminando essa necessidade.

Também tem-se os bioestimulantes, que podem ser aplicados nas sementes, no solo ou nas plantas. Eles estimulam e potencializam os processos fisiológicos, atuando no equilíbrio hormonal e na divisão celular, melhorando o sistema de defesa e a resistência. Tais processos favorecem a germinação, crescimento e produtividade, tanto do solo quanto das plantas.

Quais são as vantagens de se utilizar bioinsumos?

Ademais, é possível perceber que os bioinsumos possuem diversas vantagens. Em se tratando das vantagens diretas de sua utilização, pode-se citar a proteção do cultivo, nutrição e saúde animal e vegetal, maior fertilidade do solo, combate de pragas, acarretando diretamente na redução do impacto ambiental e nos custos de produção.

Além disso, uma característica muito importante desse produto é seu baixo índice de toxicidade. Esta traz uma relação direta com a tendência mundial de buscar matérias-primas mais amigáveis para o meio ambiente e para a saúde animal e humana, com a concepção de agricultura mais sustentável e que não se circunscreve aos fertilizantes.

Ademais, em termos econômicos, os bioinsumos levam à redução da dependência de insumos importados, os quais são essenciais para o Brasil, como já citado anteriormente. Com isso, ocorre a desvinculação parcial da variação do dólar e do custo de transporte internacional. A redução de custos com aplicações intensivas de defensivos e fertilizantes também reflete diretamente na rentabilidade e na margem de lucro da lavoura.

Outrossim, por reduzir os impactos em comparação com os agroquímicos comuns, em longo prazo, tende a favorecer o agro do futuro, viabilizando a sustentabilidade na produção agrícola e a preservação da natureza. Nesse sentido, estão conectados a oito das 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

bioinsumos

Como a EQ Júnior pode ajudar no seu negócio?

Portanto, em vista dos benefícios trazidos pelos bioinsumos e do alto potencial brasileiro para avançar na produção e utilização desse recurso, o investimento nesse mercado se torna extremamente favorável. Nesse sentido, a EQ Júnior Consultoria e Projetos pode te ajudar. Nossos projetos com escopos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Plano de Negócios se encaixam perfeitamente para quem busca investir em algo novo ou aprimorar algo já existente. Acredite no potencial dos bioinsumos e junte-se a nós nessa jornada rumo a uma agricultura mais sustentável e próspera.