EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Aplicando VSM: Mapeamento de Fluxo de Valor

VSM

O Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM – Value Stream Mapping) é uma abordagem essencial dentro da filosofia Lean Manufacturing, que busca identificar e eliminar desperdícios, melhorar a eficiência e otimizar o fluxo de processos em uma organização. Essa ferramenta poderosa tem sido amplamente adotada em diferentes setores e indústrias, pois proporciona uma visão completa e geral dos processos envolvidos na criação de produtos ou prestação de serviços. Além disso, como outros tipos de mapeamentos existentes, como o Mapeamento de Processos, o Mapeamento de Fluxo de Valor também é organizado por fluxogramas que permitem analisar, melhorar e otimizar as etapas necessárias na produção de um produto ou de um serviço.

Origem e Metodologias que utilizam o VSM:

A história do Mapeamento do Fluxo de Valor remonta ao Sistema Toyota de Produção no Japão, desenvolvido por Taiichi Ohno e Shigeo Shingo após a Segunda Guerra Mundial. Eles tinham como objetivo o princípio da acumulação flexível, evitando principalmente os desperdícios ao longo do processo, buscavam formas de enfrentar a escassez de recursos e criar um sistema de produção eficiente. A metodologia VSM tornou-se uma das principais ferramentas do Lean Manufacturing, influenciando profundamente as práticas de gestão, organização industrial e produção em todo o mundo.

O Lean Manufacturing, também conhecido como Manufatura Enxuta, é uma das mais importantes filosofias de gestão. Seus principais objetivos são a redução do tempo de ciclo, a eliminação de desperdícios e o aumento da produtividade. Essa abordagem busca criar uma organização mais eficiente e ágil, focada na entrega de valor ao cliente e na melhoria contínua dos processos.

Além do Lean, outra metodologia que implementa o VSM é o Six Sigma, cuja principal característica se baseia na criação de um conjunto de práticas de gestão focado no aperfeiçoamento de processos, melhoria e eliminação de erros. A meta é atingida a partir de abordagem estatística e a implementação através de um método consistente com o uso de dados para estudar o desvio padrão do processo produtivo e as principais falhas.

Assim, fica claro a semelhança dessas metodologias e seus objetivos dentro de uma organização industrial, todas buscando reduzir os gargalos, localizar falhas e otimizar a produção. E é por isso que Mapeamento de Fluxo de Valor é uma das ferramentas mais importantes dentro do gerenciamento de uma indústria, pois auxilia na localização dessas imperfeições, mostrando a melhor forma de aumentar a produção e reduzir custos.

Definição:

O VSM é uma representação gráfica e detalhada do fluxo de materiais e informações em todo o processo de valor, desde o fornecedor até o cliente final. O objetivo é identificar gargalos, atrasos e atividades que não agregam valor, conhecidas como “desperdícios”, ao longo da cadeia de valor. Ao analisar e entender o fluxo de valor atual, a organização pode planejar melhorias para alcançar o estado futuro desejado, em que o fluxo seja mais eficiente e os desperdícios eliminados. 

O fluxo do processo atual é desenhado em um diagrama que representa o estado atual do processo, incluindo todas as atividades, tempos de espera, estoques e movimentações de materiais e informações. Feito isso, ao analisar o fluxograma, a equipe identifica os gargalos, atrasos, excesso de estoque e outras ineficiências que podem ocorrer durante o processo. Por fim, identificando os pontos de atenção, é criado um mapa de fluxo de valor desejado e com isso são desenvolvidas soluções e estratégias para eliminar os desperdícios e melhorar o fluxo de valor de forma geral, tornando o processo mais ágil, responsivo e eficiente.

Etapas de um VSM: 

Seleção do Fluxo de Valor: Identificar o processo específico a ser mapeado, que pode ser a criação de um produto ou serviço. O VSM pode ser aplicado em qualquer processo de uma empresa, mas para ser realmente eficiente é preciso escolher um processo para ser estudado.  Essa escolha é baseada na relevância estratégica para a empresa e nos desafios a serem enfrentados, para que esse processo seja otimizado e reduza o desperdício.

Escolha do escopo: Assim como qualquer projeto ou planejamento, o Mapeamento de Fluxo de valor precisa ter um escopo definido ou que se encaixe melhor, para planejar as etapas do projeto e assim começar a execução.

Criação do time: É necessário um time que saiba as etapas envolvidas durante o processo e consigam dar informações relevantes.

Mapeamento do Fluxo de Valor Atual: A equipe visita o local onde o processo acontece para coletar dados e informações detalhadas. Com essas informações em mãos, a equipe desenha um mapa que representa visualmente o fluxo atual, desde o ponto de origem até o cliente. Essa etapa revela os gargalos, tempos de espera, estoques excessivos e outras ineficiências do processo.

VSM
Fonte: https://www.xrite.com/pt-pt/page/value-stream-mapping

Identificação dos Desperdícios: Após a elaboração do mapa atual, os desperdícios são identificados e classificados. Os sete desperdícios clássicos do Lean (superprodução, tempo de espera, transporte excessivo, processamento desnecessário, inventário excessivo, movimentação desnecessária e retrabalho) são minuciosamente analisados para embasar a criação de ações de melhoria específicas.

Plano de Ação: O plano de ação é desenvolvido para guiar a implementação das melhorias propostas. Ele inclui a definição de responsabilidades, prazos e recursos necessários para realizar as mudanças.

Vantagens da implementação do Mapeamento

Alguns Benefícios do Mapeamento de Fluxo de Valor são: a eliminação de desperdícios e a melhoria contínua. Além da visualização do fluxo que torna o fluxo de valor mais compreensível, facilitando a comunicação e o entendimento de problemas e oportunidades de melhoria.

Outros fatores também podem ser citados como o alinhamento estratégico que alinha as atividades operacionais com as metas estratégicas da empresa, garantindo que as ações estejam direcionadas para o sucesso global do negócio; o engajamento dos colaboradores; a redução do lead time por conta da eliminação de gargalos e atrasos, o tempo necessário para entregar um produto ou serviço ao cliente é reduzido, aumentando a satisfação do cliente e a capacidade de resposta do negócio.

Por último, mas não menos importante, um dos principais benefícios do VSM é o foco no cliente, ou seja, o cliente é colocado no centro do processo, garantindo que todas as atividades estejam alinhadas para atender às suas necessidades e expectativas.

Como a EQ Júnior pode ajudar na implementação desse sistema?

O Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM) é uma poderosa ferramenta que impulsiona a excelência operacional e a melhoria contínua em todas as organizações. Ao identificar desperdícios, otimizar o fluxo de valor e alinhar as atividades operacionais às metas estratégicas, as empresas podem fortalecer sua competitividade, reduzir custos e aprimorar a qualidade de seus produtos e serviços, conquistando a satisfação dos clientes e assegurando sua sustentabilidade a longo prazo.

Com isso, a implementação bem-sucedida do VSM requer um compromisso contínuo com a melhoria, o desenvolvimento dos colaboradores e o cultivo de uma cultura organizacional voltada para a excelência, por isso a EQ Júnior – Consultoria e Projetos pode te auxiliar na escolha de uma metodologia que possa otimizar e auxiliar a sua empresa, a partir de soluções de Mapeamento e Otimização de Processos presentes em nossos serviços. Agende uma reunião!