EQ Júnior - Consultoria e Projeto

Blog

Você conhece o Diagrama de Hommel?

Diagrama de Hommel

O Diagrama de Risco de Hommel, também conhecido apenas como Diagrama de Hommel, é uma forma gráfica de apresentar informações de segurança em produtos químicos. Ele foi desenvolvido pelo químico alemão Gustav Hommel no início do século XX e está presente, especialmente nos elementos químicos mais perigosos e tóxicos, como ácidos e bases fortes.

Ele geralmente é exibido em uma etiqueta ou rótulo de produto químico e consiste em quatro seções coloridas enumeradas. Cada seção é representada por uma cor específica, com um número e significado específico. Deste modo, o Diagrama de Hommel se organiza em formato de um diamante com 4 divisórias.

Cada divisória é um quadrado colorido de acordo com sua descrição, que são: vermelho para inflamabilidade, amarelo para reatividade, azul para riscos à saúde e branco para riscos específicos. Em cada um destes quadrados coloridos, há uma numeração indo de 0 a 4, em que, para cada cor, o índice do número tem um significado diferente. Porém, deve-se já destacar que quanto maior o número, maior será o risco.

 Como o Diagrama de Hommel deve ser lido?

Como já foi dito, o Diagrama de Hommel é uma representação gráfica para indicar os perigos de produtos químicos, porém, como ele deve ser lido?

Para ler esta representação gráfica, deve-se, primeiramente entender o que cada cor significa e o que cada número representa, como é mostrado abaixo:

Vermelho (inflamabilidade), onde os riscos são os seguintes:

4 – Gases inflamáveis, líquidos muito voláteis, materiais pirotécnicos

3 – Produtos que entram em ignição a temperatura ambiente

2 – Produtos que entram em ignição quando aquecidos moderadamente

1 – Produtos que precisam ser aquecidos para entrar em ignição

0 – Produtos que não queimam

Azul (Perigo para a saúde), onde os riscos são os seguintes:

4 – Produto Letal

3 – Produto severamente perigoso

2 – Produto moderadamente perigoso

1 – Produto levemente perigoso

0 – Produto não perigoso ou de risco mínimo

Amarelo (Reatividade), onde os riscos são os seguintes:

4 – Capaz de detonação ou decomposição com explosão a temperatura ambiente

3 – Capaz de detonação ou decomposição com explosão quando exposto a fonte de energia

severa

2 – Reação química violenta possível quando exposto a temperaturas e/ou pressões elevadas

1 – Normalmente estável, porém pode se tornar instável quando aquecido

0 – Normalmente estável

Branco (Riscos específicos), onde os riscos são os seguintes:

OXY – Oxidante forte

ACID – Ácido forte

ALK – Alcalino forte

– Evite o uso de água

– Radioativo

Diagrama de Hommel

Essa tabela informativa nem sempre chega ao público em geral, porém é muito importante que alguns trabalhadores em específico tenham amplo conhecimento sobre o Diagrama de Risco de Hommel, mas quem especificamente precisa saber disso? 

Quais são as empresas que precisam ter amplo conhecimento no Diagrama de Hommel?

Diversas empresas em diferentes setores precisam que seus funcionários estejam familiarizados com o diagrama de risco de Hommel, especialmente aquelas que lidam regularmente com produtos químicos perigosos ou substâncias químicas potencialmente arriscadas. Algumas destas empresas incluem:

Indústrias químicas: Empresas que fabricam, manipulam ou processam produtos químicos em grande escala. Isso inclui indústrias de produtos químicos e farmacêuticas.

Laboratórios de pesquisa: Laboratórios de pesquisa acadêmica, industriais ou governamentais que utilizam e manuseiam produtos químicos devem ter funcionários familiarizados com o diagrama de Hommel.

Indústria petroquímica: Empresas envolvidas na extração, refino e distribuição de petróleo e derivados precisam que seus funcionários entendam os riscos dos produtos químicos utilizados nesses processos.

Setor de transportes e logística: Empresas envolvidas no transporte e armazenamento de produtos químicos precisam que seus funcionários entendam os riscos e saibam como manusear os produtos com segurança.

Setor de limpeza e saneamento: Empresas que fornecem serviços de limpeza industrial ou saneamento podem lidar com produtos químicos potencialmente perigosos e devem garantir que seus funcionários estejam devidamente informados sobre os riscos.

Essas são apenas algumas das muitas indústrias e setores em que o conhecimento do diagrama de Hommel é relevante. Em geral, qualquer empresa que lide com produtos químicos perigosos ou substâncias químicas com potencial de risco deve garantir que seus funcionários estejam devidamente informados sobre os perigos e saibam como manusear esses produtos de forma segura. Para isso, a rotulagem para produtos químicos deve seguir a Norma regulamentadora (NR-26).

Então, qual é a importância do Diagrama de Risco de Hommel?

Os diagramas de Hommel são importantes pois em produtos químicos são essenciais para comunicar riscos de forma clara. Eles ajudam os trabalhadores a tomar decisões informadas sobre o manuseio seguro, prevenir acidentes e responder a emergências. Cita-se como exemplo, o serviço prestado pela EQ Júnior a empresa WM Lab.

Além disso, existem a garantia e conformidade com regulamentações, bem como promovem a conscientização sobre os perigos associados a produtos químicos. Através de representações visuais, esses diagramas facilitam a identificação de informações cruciais sobre a saúde, inflamabilidade e reatividade das substâncias, melhorando a segurança e protegendo a saúde dos usuários e do público em geral.