A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que tem ganhado muita importância e aplicação nos mais diversos setores da sociedade. Neste texto, vamos explorar o que é a IA, seus benefícios para otimização de processos e tendências futuras no mercado.
O que é a Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial mostra-se uma área cada vez mais promissora, mudando totalmente nossa forma de interagir com a tecnologia. Ela aborda um campo da ciência da computação voltado para o desenvolvimento de sistemas capazes de imitar a inteligência humana. A IA já foi incorporada em diversos setores do mercado e da sociedade, impulsionando a eficiência e a assertividade de várias tarefas, além de facilitar constantemente o nosso cotidiano.
Em resumo, seu funcionamento baseia-se em algoritmos capazes de ensinar a máquina a realizar uma tarefa de maneira autônoma. Alguns exemplos de técnicas utilizadas para isso são o machine learning, o processamento de linguagem natural, a visão computacional e as redes neurais artificiais, que se assemelham muito com a própria forma que nós aprendemos. Desse modo, seus sistemas são treinados com grandes conjuntos de dados para aprender padrões e, assim, ter um raciocínio capaz de solucionar problemas, tomar decisões, e reconhecer a nossa linguagem, além de reproduzi-la.
Quais são os benefícios do uso da IA na otimização de processos?
O mercado atual torna-se mais competitivo a cada dia, o que exige das empresas um nível de eficiência e agilidade cada vez maior para lidar com sua demanda. Nesse sentido, a IA tem se mostrado um catalisador poderoso para o crescimento e otimização de processos dessas empresas.
Algumas das vantagens da implementação da IA são:
- Automação de tarefas repetitivas: A IA possibilita a automatização de atividades manuais simples do dia a dia, como tarefas administrativas, elaboração de cronogramas, a geração de relatórios e o acompanhamento do progresso de atividades. Desse modo, ela consegue reduzir o tempo gasto nesses serviços, além de diminuir significativamente os erros humanos, aumentando sua assertividade.
- Análise de grandes volumes de dados de maneira rápida e eficiente: A IA é capaz de identificar padrões, tendências e insights ocultos que poderiam passar despercebidos pelos métodos tradicionais de análise. Logo, as empresas tornam-se capacitadas a tomar decisões baseadas em dados, resultando em estratégias cada vez mais precisas.
- Redução de custos: por meio do gerenciamento de recursos, a IA consegue maximizar a utilização de seus ativos e minimizar desperdícios. Por exemplo, ela pode prever a demanda do mercado, otimizar a cadeia de suprimentos e gerenciar inventários.
- Comunicação mais eficiente: ela pode melhorar a experiência do cliente, personalizando interações e oferecendo recomendações mais relevantes com base no histórico de compras e preferências individuais. Isso não apenas aumenta a satisfação do cliente, mas também pode impulsionar as vendas e a fidelidade à marca.
Essas são apenas algumas das diversas variedades de aplicações da IA e seus benefícios.
Quais são as tendências futuras da IA no mercado?
Atualmente, grande parte das empresas de grande e médio porte já investiram na IA como forma de otimizar seus processos. Desde chatbots para atendimento ao cliente, pesquisa de preferência dos consumidores e assistentes virtuais, grandes companhias, como a Amazon, Netflix e Uber, têm apresentado acelerado crescimento econômico, em consonância com a satisfação dos usuários.
De acordo com uma pesquisa da IBM, em 2022, 41% das empresas nacionais implementaram a Inteligência Artificial em seus negócios. Suas funções incluem a detecção de ameaças (44%), uso em marketing/vendas (30%) e automatização do atendimento ao cliente (44%). Por consequência dessas modernizações, as empresas apresentaram um crescimento econômico significativo, como mostra o estudo realizado pela McKinsey & Company. Em 2021, ela analisou o nível de maturidade digital das empresas nacionais e comprovou a influência da implementação da IA em empresas líderes com a ascensão de seus resultados financeiros.
Quais são as perspectivas globais sobre o papel da IA na otimização de processos?
Como foi dito, vivemos num mundo de informações instantâneas, logo, é natural que as empresas acompanhem essa agilidade de resultados. Nesse sentido, a previsão é que as tarefas mecânicas simples sejam gradativamente substituídas por modelos autônomos, como apontam pesquisas. A Gartner prevê que até 2026 mais de 80% das empresas utilizarão modelos de IA em ambientes de produção. De acordo com seu Vice-Presidente e Analista, Arun Chandrasekaran, essa tecnologia tornou-se uma prioridade máxima para a alta administração. Isso porque, com a otimização de processos, a IA possibilita a concentração de recursos em atividades de maior valor agregado.
No entanto, a IA é uma tecnologia muito avançada que, infelizmente, ainda não é acessível a todas as empresas. Nesse sentido, mesmo que ela esteja em constante aprimoramento, existem diversos desafios a serem enfrentados para a difusão da IA, principalmente em território nacional. Questões como preços altos, complexidade ou dificuldade em integrar e dimensionar projetos de IA, continuam a embargar sua instalação.
Como podemos contribuir para deixar sua empresa atualizada?
O mercado está em constante evolução, exigindo das empresas uma adaptação contínua para se manterem competitivas. Uma abordagem eficaz para enfrentar essas mudanças é buscar o suporte de uma empresa de consultoria especializada. É nesse contexto que a EQJúnior se destaca, oferecendo serviços de alta qualidade para auxiliar as empresas em seu crescimento. Se deseja conhecer mais sobre nossos serviços, visite nosso site e entre em contato para agendarmos uma reunião. Estamos prontos para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios.